CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

LARANJA LIMA

LARANJA LIMA

CARAS Digital Publicado em 19/03/2008, às 13h45 - Atualizado em 11/03/2019, às 13h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
LARANJA LIMA
LARANJA LIMA

As laranjas doces (Citrus sinensis), como todos os cítricos, pertencem à família das rutáceas. Acredita-se que surgiram no Leste Asiático. De lá, teriam sido levadas para a África, de onde se espalharam pela Europa. Na época dos Descobrimentos, chegaram à América. Dos cruzamentos das 10 ou 12 espécies originais do gênero Citrus surgiriam milhares de variedades. Só de laranja são cerca de 2000. Foram tantos séculos de seleção que as ascendentes selvagens se perderam no tempo. Hoje, cerca de 100 frutas cítricas são cultivadas em grande escala. A laranja-lima (Citrus sinensis Osbeck) é uma delas. Suculenta, muito doce e pouco ácida, tem aroma característico e agradável, sem ser forte. Os frutos de cerca de 120 gramas, com formato cilíndrico e casca de espessura média, amadurecem de março a junho. Também são vendidas como laranja-lima algumas outras variedades. Uma delas, a piralima, um pouco mais achatada e menor, nasceu de uma experiência em 1929. Sua polpa é mais clara e a textura, mais firme. Recebeu o nome em homenagem à cidade de Piracicaba, interior de São Paulo, onde foram feitos os primeiros estudos com ela. Há ainda a lima tardia, lima mineira ou lima verde, com frutos de formato que vai do ovalado ao esférico, um pouco mais ácida. Começou a ser plantada no Município de Limeira, também em São Paulo, a partir de sementes vindas de Minas Gerais e pode ser uma mutação da laranja-pêra. Por último, há a laranja-serra-d'água, também mais ácida, embora saborosa. Todas são ótimas para degustar em gomos. Muito indicadas para crianças, ajudam a compor deliciosas receitas. Seu sabor suave incrementa sucos, coquetéis, sorvetes, bolos, caldas doces e até molhos para carne e vinagretes.

Saúde

É ruim para Ser consumida em excesso por pessoas que fazem regime, pelo bom teor calórico; e quem tem o trânsito intestinal aumentado, porque pode ter efeito laxativo. É bom para Crianças e adultos com problemas gástricos, pela baixa acidez; grávidas, lactantes e fumantes, pelo alto teor de vitamina C; e quem tem intestino preso, por ser hidratante.

Ficha técnica

100 g de laranja-lima contêm: Vit. B6 - 0,06 mg Folacina - 30,3 mcg Niacina - 0,282 mg Ác. Pant. - 0,25 mg Vit. C - 53,2 mg Vit. E - 0,24 mg Cálcio - 40 mg Magnésio - 10 mg Fósforo - 14 mg Potássio - 181 mg Calorias - 44,7 Proteínas - 0,939 g Carboidratos - 11,8 g Gordura - 0,12 g Fibras - 2,4 g Vit. A - 21 RE Vit. B1 - 0,087 mg

Como se escolhe

Prefira comprar as laranjas a granel, e não embaladas, para poder observá-las bem. A casca deve ter textura ligeiramente rugosa, não muito brilhante, mas uniforme. Rejeite quando estiver manchada ou grossa demais, rugosa e verde na região da inserção do pedúnculo - o que pode ser indicação de ressecamento, pouco suco. A consistência deve ser firme quando apalpada. Escolha as frutas mais pesadas para o tamanho e, de preferência, que conservem o cabinho. Evite as que estiverem opacas, com a casca desidratada, flácida ou esponjosa. Em casa, conserveas em temperatura ambiente, em cestas arejadas, por até uma semana. Na geladeira, podem durar até duas semanas.

Como se prepara

Ao consumir a fruta fresca, descasque-a e corte-a na hora, pois o contato com o ar faz com que perca grande parte da vitamina C. Antes, lave-a bem, retirando eventuais resíduos da manipulação e de defensivos agrícolas. Use faca de aço inoxidável, para não oxidar a vitamina. A parte colorida da casca, onde está o óleo essencial que lhe confere aroma, pode ser ralada para aromatizar pães e bolos. Nesse caso, a limpeza é ainda mais importante e requer uso de água quente e escova. Para fazer vinagrete, coloque num vidro 4 col. (sopa) de azeite extravirgem 1 col. (sopa) de suco de laranja-lima e 1 col. (sopa) de suco de limão, além de sal e pimenta-do-reino a gosto. Tampe e chacoalhe bem.

Minha receita

Bya Barros (arquiteta, decoradora e apresentadora de televisão) Esta "bomba da baronesa" é uma receita de família, herança de minha tataravó, a baronesa de Atibaia. Todos os seus descendentes a preparam. A porção inteira deve ser tomada em jejum. Além de ser uma delícia, faz muito bem à saúde, pois alimenta e segura a fome com vitaminas e sem gordura. Bata no liquidificador 1 xíc. de rúcula com 1 xíc. de alface, 1 xíc. de agrião, 1 xíc. de espinafre, suco de 1 limão e de 3 laranjas-limas (descasque as frutas antes de espremer) e 2 xíc. de água mineral. Antes de colocar adoçante, veja se é mesmo necessário, pois a laranja-lima costuma ser bem doce.