CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

HAMBÚRGUER DE CALABRESA

Redação Publicado em 12/09/2007, às 11h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
HAMBÚRGUER DE CALABRESA
HAMBÚRGUER DE CALABRESA
Diz a lenda que guerreiros tártaros (nômades da estepe russa) mantinham pedaços de carne sob as selas de seus cavalos enquanto cavalgavam, em suas longas viagens, nos séculos XII e XIII. O alimento tornava-se uma pasta, que era comida crua. Essa, tudo indica, é a origem do hambúrguer, levado para os Estados Unidos no século XIX, por imigrantes alemães que haviam partido de Hamburgo - razão de ter sido chamado, inicialmente, Hamburg steak. A receita levava carne crua. O hambúrguer tal como é hoje surgiria na Feira Mundial de Saint Louis, em 1904. A partir de 1921, seria popularizado pela rede de lanchonetes White Castle, que o vendia cozido no vapor e coberto de cebola. A novidade chegou ao Brasil na década de 1950, com a rede de fast-food Bob's. De uns anos para cá, a receita tradicional, feita com carne bovina, em geral de segunda qualidade, ganhou variações: com picanha, carne suína, de frango, de carneiro, de avestruz, de javali e até com lingüiça calabresa, que junta a suculência de carnes bovinas ou suínas com o aroma e o sabor da pimenta que lhe dá nome. Poucos sabem, mas esta lingüiça é um produto brasileiro, aparentemente criado sob a influência de imigrantes italianos, embora não haja similar na Itália. Na produção artesanal, misturase a carne bovina ou suína à lingüiça curada (mais aromática) para fazer o hambúrguer de calabresa. A indústria, porém, apenas adiciona à carne os temperos da lingüiça. De qualquer modo, o resultado é saboroso e combina bem com vegetais grelhados, tomate seco, cebola caramelada e folhas (mostarda, rúcula ou agrião). Sanduíches podem ser incrementados com queijos.

Saúde

É ruim para Quem tem colesterol alto e crianças, se consumido com muita freqüência, porque o fato de ser triturado impede o desenvolvimento dos músculos mastigatórios. É bom para Enriquecer a dieta com proteínas e vitaminas do complexo B, em especial a B12, importante para o funcionamento das células, inclusive as do sistema nervoso.

Ficha técnica

100 g de hambúrguer caseiro de calabresa (com carne bovina) contêm: Calorias - 226 Proteínas - 19,4 g Gordura - 17,3 g Colesterol - 95,20 g Vit. A - 7,05 UI Vit. B3 - 3,88 mg Vit. B6 - 0,34 mg Vit. B12 - 3,12 mcg Cálcio - 5,88 mg Ferro - 3,29 mg Magnésio - 0,28 mg Fósforo - 255 mg Potássio - 292 mg Zinco - 5,57 mg

Como se escolhe

Hambúrgueres de calabresa são encontrados em qualquer supermercado, na gôndola de congelados. Aqueles feitos unicamente com carne e lingüiça ou com carne e temperos resultam mais gostosos, mas, pela legislação, eles podem ter também gordura animal e/ou vegetal, água, proteínas de origem animal e/ou vegetal, leite em pó, açúcares, condimentos, aromas e vegetais. Confira o prazo de validade e se embalagem não contém cristais de gelo por fora, o que indica que sofreu variações de temperatura. Pode ser preparado em casa, com carne bovina ou suína e lingüiça calabresa.

Como se prepara

Na chapa ou na frigideira, com pouco óleo, grelhe os hambúrgueres, ainda congelados, por 3 a 5 min de cada lado, ou siga as instruções da embalagem. Se preferir, asse-os em forno convencional ou no microondas. Para prepará-los em casa, use 350 g de lombo de porco e 150 g de lingüiça calabresa ou 300 g de fraldinha, patinho, acém, contrafilé ou picanha e 200 g de lingüiça. Moa os ingredientes juntos ou pique-os até ficarem quase triturados. Se quiser, adicione pimenta calabresa. Caso não tenha molde de hambúrguer, use aro ou faça bolinhas e achate-as. Só adicione sal na hora de fritar, para manter a suculência.

Minha receita

Giba (campeão mundial de vôlei com a Seleção)Giba (campeão mundial de vôlei com a Seleção) Preparei com minha mulher, Cristina, um prato usando os produtos de que mais gosto. Grelhe 1 hambúrguer de calabresa. Ponha-o no prato. Reserve. Em frigideira antiaderente, derreta 100 g de queijo Raclette. Ponha sobre o hambúrguer. Reserve. Ferva 1 litro de água. Cozinhe 1 funcho inteiro por 3 min. Tire. Ponha em fôrma de vidro. Regue com 30 ml de azeite e polvilhe 2 col. (chá) de parmesão ralado. Gratine no forno. Tire. Passe ao prato. Reserve. Unte uma frigideira com 20 ml de azeite. Refogue rapidamente 100 g de radicchio de Treviso picado. Incorpore ao prato. Polvilhe salsa picada. Sirva com um Barbaresco, ótimo vinho para acompanhar hambúrguer e legumes.