CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

GENGIBRE EM PÓ

Redação Publicado em 06/09/2006, às 21h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
GENGIBRE EM PÓ
GENGIBRE EM PÓ
A parte útil do Zingiber officinale é o rizoma, caule subterrâneo que se ramifica em formas estranhas - o nome provavelmente tem origem no sânscrito srngavera, que significa moldado como um chifre. É da mesma família da cúrcuma (açafrão-da-terra), cujo rizoma é transformado em tempero e em corante, e do cardamomo, apreciado pelas sementes. Outros parentes são o galangal, usado na cozinha tailandesa, e o pacová, tipo de cardamomo brasileiro. Adotado como remédio para muitos males, de tosse a problemas digestivos, a fitomedicina já comprovou sua ação contra náuseas. O aroma, algo entre fresco e quente, faz dele valiosa matéria-prima para bebidas e perfumaria. Originário da Ásia e do Arquipélago Malaio, é cultivado há mais de 3 mil anos. Sua pungência e amargor típicos vêm de compostos como o gingerol. O aroma cítrico resulta do citral, do geraniol e do linalol. Desidratado e transformado em pó, ele fica bem mais brando. A maioria das cozinhas orientais o preferem fresco, em pratos salgados. A forma em pó entra em misturas de especiarias indianas e é muito usada em doces nas Américas e na Europa. Na Idade Média os padeiros já faziam biscoitos de gengibre em forma de castelos e até de monarcas. Vem daí a tradição européia de enfeitar com essas guloseimas asárvores de Natal. Hoje, o pó é fundamental em bolos, biscoitos e bebidas, mas também pode aromatizar, junto com outros temperos, carnes de carneiro, de frango e peixes. Veja receitas clicando nas imagens abaixo:

Saúde

É ruim para Ser consumido em excesso, uma vez que a presença constante de alguns de seus componentes pode irritar a mucosa do sistema digestivo e provocar azia. É bom para Reduzir a sensação de náusea, pois tem atividade antiemética e antiespasmódica; e prevenir doenças cardiovasculares, porinibir a agregação plaquetária.

Ficha técnica

100 g de gengibre em pó contêm: Calorias - 346 Proteínas - 9,13 g Carboidrato - 70,7 g Gordura - 5,94 g Fibras - 11,9 g Vit. B1 - 0,037 mg Vit. B2 - 0,185 mg Niacina - 5,15 mg Cálcio - 116 mg Cobre - 0,481 mg Ferro - 11,5 mg Fósforo - 148 mg Magnésio - 184 mg Potássio - 1.343 mg Sódio - 32,4 mg Zinco - 4,72 mg

Como se escolhe

Você compra gengibre em pó em supermercados e em lojas de temperos. Ele deve ser bem fino, solto e sem granulações, comcoloração entre o bege e o marrom. Evite adquirir o produto a granel, situação na qual é difícil garantir as condições de higiene, havendo sempre o risco de contaminação. Escolha marcas idôneas e não deixe de verificar as condições da embalagem e o prazo de validade. Em casa, conserve-o ao abrigo da luz. A exposição ao sol ou à umidade favorece o aparecimento de mofo. Se preferir, compre o gengibrefresco e prepare o pó em casa (veja texto à direita).

Como se prepara

Se comprar o gengibre fresco, descasque, fatie e deixe ao sol, sobre peneira coberta com tule, por sete dias (recolha à noite). Bata no processador e guarde em vidro escuro. Para biscoitos e bolos, use 2 col. (sopa) para cada 1/2 kg de farinha. Para o curry, toste na frigideira 6 pimentas vermelhas secas. Reserve. Toste, juntos, 1 col. (sopa) de pimenta-do-reino, 1 col. (sopa) de coentro e 1/2 col. (sopa) de mostarda(todos em grãos), mais 2 col. (sopa) de cominho e 1 col. (sopa) de feno grego. Toste 10 folhas de caril. Processe tudo. Junte 1/2 col. (sopa) de gengibre em pó e 1 col.(sopa) de cúrcuma. Use em legumes ou carnes.

Minha receita

Julia Petit (produtora musical)Julia Petit (produtora musical) Estes bolinhos de gengibre, damasco e uvas passas são deliciosos. Ponha o forno para aquecer a 180 graus. Unte forminhas pequenas, do tipo empada, com manteiga. Reserve. Bata 1 xícara de iogurte natural com 1/3 de xícara de óleo de canola, 1 colher (chá) de gengibre em pó e 1 ovo em uma tigela grande. Incorpore 2 xícaras de farinha de trigo, 2 colheres (chá) de fermento em pó e 1 colher (chá) de bicarbonato. Junte 1/2 xícara de damascos secos e 1/2 xícara de passas sem sementes picadinhos. Mexa bem. Encha cada forminha de massa. Se quiser, polvilhe açúcar. Ponha as forminhas em uma assadeira grande. Asse por 15 a 18 minutos, ou até que os bolinhos dourem. Retire logo da assadeira e das forminhas.