CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

FILÉ DE TILÁPIA

FILÉ DE TILÁPIA

Redação Publicado em 23/06/2008, às 09h18 - Atualizado em 09/04/2019, às 10h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
FILÉ DE TILÁPIA
FILÉ DE TILÁPIA

Tilápias, peixes de água doce, são da família dos ciclídeos, originária da África. Têm corpo achatado e curto, com escamas grandes. A primeira espécie a chegar ao Brasil foi a Tilapia rendalli, entre 1951 e 1952. Como são peixes herbívoros, parecia a alternativa ideal para combater as plantas aquáticas que bloqueavam turbinas de hidrelétricas em SP. Logo se mostraram vorazes, prolíferos e precoces, passando a povoar lagos e represas e pondo em risco a diversidade de plantas e animais. Acabaram tratados como praga. Nos anos 1970 se introduziu no país a Oreochromis niloticus, com a intenção de fornecer proteínas de baixo custo. São cerca de 70 espécies de ciclídeos, mas só as espécies Oreochromis niloticus, O. mossambicus, O. aureus e Tilapia rendalli e seus híbridos têm importância econômica para a aqüicultura. A primeira se destaca por crescer rápido e ter carne de excelente qualidade com ótima aceitação, ideal para filé. Hoje, com população controlada e manejo adequado, esses peixes são criados em viveiros. O interesse comercial deve-se ao fato de serem prolíferos e resistentes a doenças, aceitarem ampla variedade de alimentos e ainda porque deles tudo se aproveita. A carne tem textura delicada mas firme e sabor suave. As linhagens com carne mais rosada, como a Saint Peter, conquistaram paladares exigentes e ainda alcançaram o mercado externo. A carne, de ótima qualidade, tem maior valor quando em filé, livre de espinhas. Os filés podem ser preparados na forma de ceviche e sashimi ou grelhados e servidos com molhos requintados e acompanhamentos como purês, arroz, cuscuz de semolina, legumes cozidos e cogumelos. Como é firme, pode ser cortada em tirinhas e preparada com massas.

Saúde

É ruim para Alérgicos a peixes e frutos do mar; não consuma tilápia proveniente de pesqueiros sem controle, pois pode ser fonte de contaminações e apresentar excesso de antibióticos. É bom para Ser incluído em todas as dietas normais não só por ser boa fonte de proteínas, mas também porque tem magnésio, fósforo e cobre, além de ser um alimento de fácil digestão.

Ficha técnica

100 g de filé de tilápia (peso cru) contêm: Niacina - 3,90 mg Ác. pant. - 0,48 mg Vit. B6 - 0,162 mg Vit. B12 - 1,58 mcg Cálcio - 10 mg Ferro - 0,56 mg Magnésio - 27 mg Fósforo - 170 mg Potássio - 302 mg Sódio - 52 mg Calorias - 96 Proteínas - 20,08 g Gordura - 1,70 g Colesterol - 50 mg Vit. B1 - 0,041 mg Riboflavina - 0,063 mg

Como se escolhe

Encontra-se filé de tilápia branca ou rosada fresco nas boas peixarias. A carne deve ser firme, tenra e clara. Na parte mais larga, divide-se em dois, fazendo um Y, pois esse miolo, junto à coluna, é tirado com as espinhas mais finas. Encontra-se mais facilmente congelado nos supermercados. Verifique se está totalmente rígido e sem cristais de gelo ao redor da embalagem. Veja também se a embalagem está intacta, se está dentro do prazo de validade e tem selo do Ministério da Agricultura. Para fazer os filés em casa, compre o peixe inteiro, que deve ter aparência fresca e brilhante, com pele e nadadeiras intactas e escamas bem aderidas.

Como se prepara

Se comprada fresca, a tilápia pode ser deixada na geladeira e consumida em 24 horas. Para preparar os filés em casa, é mais fácil tirar dois de cada lado da vértebra, pois no risco do meio de cada filé há espinhas na parte superior, próximo à cabeça, que devem ser tiradas. Se quiser, faça filés únicos, separando-os na altura das espinhas. Comece pelo rabo, separando o filé com faca. Tire as espinhas restantes com pinça. Se preferir, retire a pele com faca afiada, puxando-a com a mão. Os filés têm textura firme e podem ser usados em pratos com molho. Ao grelhar na frigideira, faça-o em utensílio antiaderente com azeite puro ou misturado com manteiga.

Minha receita

Adriana Colin (apresentadora comercial do Domingão do Faustão)Adriana Colin (apresentadora comercial do Domingão do Faustão) Indico este Saint Peter à imperial. Ponha 700 g de filés de Saint Peter, ou tilápia, numa travessa. Tempere com limão, sal e pimenta-do-reino. Reserve por 1 hora. Derreta 150 g de manteiga sem sal numa frigideira. Junte 1 col. (sopa) de azeite e doure em fogo baixo. Ponha 1 cebola grande em rodelas finas. Frite-a até ficar transparente. Junte 3 tomates italianos sem pele e sem as sementes picado em cubos. Cozinhe por 3 min, mexendo. Em fogo médio, ponha 1 col. (sopa) de vinagre de maçã. Mexa. Junte o peixe. Frite, virando delicadamente para não quebrar. Retire o peixe. Reserve. Junte à frigideira 250 ml de creme de leite fresco e sal. Mexa até ferver. Desligue. Sirva o peixe com o molho, purê de batata com mandioquinha e espinafre.