CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Fátima Bernardes passa o ‘bastão’ do JN para Patrícia Poeta e é aplaudida de pé pela equipe

William Bonner comanda as homenagens para Fátima Bernardes e Patrícia Poeta em edição especial do 'Jornal Nacional'

Redação Publicado em 05/12/2011, às 21h35 - Atualizado em 08/08/2019, às 15h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fátima Bernardes foi aplaudida de pé pelos colegas do jornal - TV Globo / Renato Rocha Miranda
Fátima Bernardes foi aplaudida de pé pelos colegas do jornal - TV Globo / Renato Rocha Miranda

Em um final de edição do Jornal Nacional emocionante na noite desta segunda-feira, 5, Fátima Bernardes (49) passou o microfone do telejornal para Patrícia Poeta(35), sua substituta, que assumirá seu posto ao lado de William Bonner (48) para levar as notícias para o Brasil. Patrícia entrou no estúdio para se sentar no lugar do entrevistado e receber uma bela homenagem da produção, assim como Fátima. “Bem-vinda”, disseram Fátima e Bonner, que já aproveitou para perguntar da ansiedade da colega. “Estou com um friozinho na barriga”, contou, sendo completada por ele, que contou a história de quando perguntou para Cid Moreira (84) quando ele deixou de ficar nervoso para apresentar o JN e recebeu um ‘nunca’ como resposta. Logo após a recepção, Bonner deu início aos resumos das carreiras delas. E até fez uma brincadeira com a mulher, relembrando o bordão muito dito nas coberturas dela pelo mundo: 'Onde está você, Fátima?'

Patrícia começou no Jornal Nacional em 2000, como garota-do-tempo, além de apresentar o SPTV ao lado de Chico Pinheiro (58) e o Jornal Hoje. Nessa época, ela acumulava as funções de apresentadora e repórter. Em 2003, Poeta teve a chance de ser correspondente da emissora em Nova York, onde teve pôde cobrir grandes eventos, como o Oscar. Em 2007, voltou para o Brasil e assumiu o Fantástico. Em 2008, cobriu a tragédia de Santa Catarina depois das chuvas. Além disso, a jornalista fez muitas entrevistas memoráveis, por exemplo comTom Cruise(49), Dilma Rousseff(63), Neymar(19), Ana Carolina Nardoni, Reynaldo Gianecchini (39) e Roberto Carlos (70). E também participou das coberturas da Copa do Mundo de 2006 na Alemanha.

“As minhas expectativas são as melhores possíveis. Há 14 anos você estava passando por isso, Fátima. Estou animada, aprendi muito com os nossos colegas e vou aprender mais com a equipe do Jornal Nacional”, disse ao final de seu vídeo.

Fátima começou na Globo em 1987 apresentando o RJTV e também como repórter. Em 1989 assumiu  a bancada do Jornal da Globo, cobriu eventos importantes, como o Furacão Andrew. Em 1993, apresentou o Fantástico. Em 1994, cobriu a Copa do Mundo que rendeu a conquista do tetra para a seleção brasileira. Se tornou editora-chefe do Jornal Hoje e em março de 1998 assumiu o Jornal Nacional ao lado de Bonner. Cobriu fatos importantes, como a posse de George W. Bush (65) ao ser reeleito presidente dos EUA e a visita do Papa Bento XVI ao Brasil. Fez a Copa do Mundo de 2002 no Japão e Coréia do Sul, em que foi eleita a musa da seleção e chegou a segurar a taça. Também fez muitas entrevistas, como as com Ronaldo(35),Lula(66), Dilma, Fernando Henrique Cardoso (80) e Roberto Carlos.

Bonner voltou sob o comando da homenagem e revelou que os vídeos de retrospectivas emocionaram os repórteres na coletiva de imprensa realizada na última semana. “Foi uma choradeira. Mexe com a parte emotiva das pessoas”, disse, comentando também em seu Twitter. "Lenços ao alcance da mão"

Assim, William logo emendou com seu jeito brincalhão e lembrou de seu famoso bordão quando Fátima estava em coberturas pelo mundo e ele ficava sozinho na bancada, e brincou: “Onde estará você ano que vem, Fátima?”, arrancando risadas da amada e de Patrícia. Ainda sem dar detalhes de seu novo programa na grade da Globo, Fátima respondeu ao marido. “Não estarei mais às 8h30 da noite. Eu queria ter o meu programa e teria que deixar o Jornal Nacional. O projeto foi aprovado por causa do carinho dos telespectadores por mim, tenho orgulho disso”, comentou, para então finalizar. “Não estou me despedindo, é um até breve”. Ao deixar o estúdio ela foi aplaudida de pé pela equipe do jornal durante vários minutos. A homenagem não foi exibida na TV.

A partir desta terça-feira, 6, Patrícia Poeta já assume seu novo lugar ao lado de William Bonner e Fátima Bernardes começa a se preparar para seu novo desafio profissional, que deve estar em 2012.