CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

FARINHA INTEGRAL

Redação Publicado em 05/09/2007, às 10h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
FARINHA INTEGRAL
FARINHA INTEGRAL
O trigo (Triticumm aestivum), junto com a cevada, foi uma das primeiras plantas comestíveis cultivadas pelo homem. Embora os primeiros cultivos tenham ocorrido no Oriente Médio, logo as espécies se espalharam pelo mundo. Continua sendo uma das plantas de maior cultivo pois com ele se produz a farinha, refinada ou integral, usada para fazer pão, alimento consumido em quase todo o mundo. Produz-se pão com trigo porque tem grande quantidade de glúten, proteína que faz com que a massa dê liga e retenha o gás resultante da fermentação, característica pouco presente ou ausente nos outros cereais. Há mais de 8 000 anos, na região entre o atual Irã, vale do Nilo, Iraque e Síria, o homem já cultivava o trigo e o centeio, que, moídos em pedras e misturados com água, davam massas que eram secas sobre pedras aquecidas em fogueira. É o ancestral do pão atual. Até o século XIX a farinha de trigo usada na panificação era integral, escura e de textura grosseira e, embora seja mais nutritiva, passou a ser substituída pela farinha refinada, sem o germe, o farelo e os nutrientes, perdidos com essa extração. Assim, o trigo passou a ser mais consumido na forma desse subproduto refinado. Hoje se sabe que os cereais integrais são importantes na dieta. As fibras da película que revestem o grão são benéficas para o intestino e, assim, úteis na prevenção de doenças como colesterol alto, diverticulite, obstipação intestinal, síndrome do cólon irritável e câncer. Na cozinha, a farinha de trigo integral tem muitos usos, além da produção dos pães integrais levedados ou achatados, como o indiano chapati. Pura ou combinada com a farinha branca, é empregada também para fazer macarrão, massa de torta e pastel, bolos e panquecas. Serve ainda para engrossar sopas e molhos.

Saúde

É ruim para Quem controla calorias em regime de emagrecimento, porque é muito calórica; e pessoas que sofrem de doença celíaca, porque, como outros cereais, contém glúten. É bom para Prevenir doenças intestinais, porque é rico em fibras insolúveis; evitar diverticulite, cálculo biliar, câncer do intestino e outros males; e amenizar os desconfortos na menopausa.

Ficha técnica

100 g de farinha de trigo integral contêm: Calorias - 327 Proteínas - 12,6 g Carboidratos - 71,4 g Gordura - 1,54 g Fibras - 12,6 g Niacina - 5,47 mg Folacina - 38 mcg Ác. pant. - 0,953 mg Vit. E - 1,2 mg Cálcio - 29 mg Ferro - 3,19 mg Magnésio - 126 mg Fósforo - 288 mg Potássio - 363 mg Selênio - 56,2 mcg Sódio - 2 mg Zinco - 2,65 mg

Como se escolhe

É possível encontrar farinha de trigo integral em qualquer supermercado. Nos maiores, pode-se adquiri-la na seção de produtos naturais, dietéticos ou macrobióticos. Mas o melhor lugar para comprar esta farinha é nas lojas de produtos naturais e/ou orgânicos, onde pode ser encontrada nas versões mais fina ou mais grossa - ideal para pães. Verifique se não há sinal de caruncho e caminho de larvas entre a farinha. Ela deve estar bem seca e solta. Ao abrir, descarte se apresentar cheiro de ranço ou de mofo. Em casa, guarde sempre em local fresco e arejado dentro de um recipiente bem tampado.

Como se prepara

Ao fazer pão, use 1 parte de farinha branca para 1 parte da integral. Mas, quanto menor a proporção da integral, mais leve ficará o pão, porém menos nutritivo. A integral absorve mais água. Portanto, quando quiser substituir parte da branca por ela em receitas, junte 10% mais que o indicado. Ao fazer chapati, misture 200 g de farinha integral, 100 g da branca, sal e água morna. Sove até formar uma bola. Cubra com um pano úmido. Deixe por 30 min. Divida em bolas de 4 cm de diâmetro. Abra com rolo e faça discos. Aqueça uma chapa de ferro. Asse o pão até secar e estufar. Com pinça, passe-o por chama para tostar. Passe manteiga e junte em pilha coberta de pano.

Minha receita

Matheus Nachtergaele (ator)Matheus Nachtergaele (ator) Minha avó Denise Nachtergaele (foto), a Manina, é quem faz este pão belga. Esperamos ansiosamente por ele na hora do lanche. Em uma vasilha, dilua 30 g de fermento fresco em 120 ml de água morna. Junte 1 col. (sobremesa) de açúcar. Mexa. Reserve por 1/2 hora. Peneire 500 g de farinha integral com 1 col. (sobremesa) de sal. Faça um buraco no centro. Ponha 1 ovo, o fermento reservado, 2 col. (sopa) de manteiga e, aos poucos, 230 ml de água morna. Sove até a massa ficar homogênea e soltar-se da superfície. Ponha em fôrma untada e enfarinhada. Cubra com pano e deixe crescer em local morno. Aqueça o forno (10 min). Asse o pão a 180 graus por 35 min.