CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Espiritualizada, Lucélia Santos cuida da boa forma e da mente

Depois de cumprir temporada teatral, estrela Lucélia Santos faz massagem e medita em spa paulistano e fala da maneira como encara a vida

Redação Publicado em 09/01/2012, às 23h30 - Atualizado em 08/08/2019, às 15h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fã de terapias alternativas e variadas técnicas que ajudam a combater o estresse do dia a dia, Lucélia relaxa com pedras quentes aplicadas pela esteticista Ala Szerman. - Rogério Albuquerque
Fã de terapias alternativas e variadas técnicas que ajudam a combater o estresse do dia a dia, Lucélia relaxa com pedras quentes aplicadas pela esteticista Ala Szerman. - Rogério Albuquerque

Apaixonada pela natureza e pela yoga, a atriz e diretora paulista Lucélia Santos (54) procura manter uma vida saudável e regrada com a ajuda de alimentos naturais e da prática da milenar atividade. Com certeza, um dos segredos da vitalidade da também produtora, que mantém praticamente os mesmo traços e vigor de quando estreou na TV, em 1976, no papel da escrava Isaura — o mais importante da sua carreira de mais de 35 anos e que a tornou famosa em mais de 100 países. Ela contou à CARAS, com exclusividade, que sempre arruma um tempo para se dedicar à boa forma. “Minha profissão requer um bom condicionamento físico. O ator é como um atleta”, diz ela. Também costuma se entregar às benesses das massagens. “Não consigo ficar sem. Faço direto e de vários tipos”, afirma Lucélia, que, em breve, poderá satisfazer o desejo de seus fãs de vê-la novamente na tela da TV. Ela estaria na disputa por um papel no remake da novela Gabriela, sucesso de 1975 e que volta à Globo em 2012.

Nem mesmo uma agenda agitada, turbinada pela temporada paulistana da peça Alguém Acaba de Morrer Lá Fora, na qual é dirigida pelo filho, Pedro Neschling (29), a impediu de cumprir seus rituais de bem-estar. “Preciso estar perto da natureza, botar o pé no chão, literalmente. Por isso, moro num lugar com muito verde e vivo descalça”, revela ela, que reside no Rio, próximo à Pedra da Gávea.

Recentemente, Lucélia esteve no spa da Clínica Santé, em São Paulo, em busca de relaxamento. No local, ela foi recebida pela famosa esteticista Ala Szerman (72) e por um dos fundadores do espaço, o cirurgião plástico Leonard Bannet (62). Ela experimentou algumas das massagens disponíveis, como a que usa pedras quentes. “Nosso objetivo é ajudar cada pessoa a encontrar seu equilíbrio interior”, explica Ala. Budista há 13 anos, Lucélia aproveitou a área da piscina para também meditar.

– Você conserva praticamente as mesmas feições de quando viveu a protagonista de Escrava Isaura. Qual é o seu segredo?

– Pratico yoga desde 1999. A atividade me ajuda a ganhar condicionamento, flexibilidade e autoconhecimento. Também adoro massagem. Mas não busco, com essas técnicas, a beleza e sim, a saúde. As massagens mexem com os ossos, músculos e ativam o sistema circulatório.

– Qual tipo de massagem que você prefere?

– Faço todos os tipos. No entanto, gosto muito da massoterapia. Principalmente quando estou estressada, pois ela desfaz os nós do corpo. A feita com pedras quentes também aprecio. É bem profunda. Quando faço massagem sinto-me renovada e durmo melhor.

– Também se dedica a outras atividades físicas, além da ioga?

– Sim. Sou disciplinada e rigorosa com o meu corpo. Minha profissão pede um bom condicionamento físico, para respirar, falar com intensidade e se mexer bem em cena. O ator é como um atleta. E eu sou alucinada por esportes. Amo correr. Já participei da corrida de São Silvestre e fiz uma meia maratona. Também escalo, apesar do meu medo de altura.

– E como faz para escalar?

– Vou atrás de leituras que me ajudam a superar esse meu medo. Já consigo subir a Pedra da Gávea. E ainda quero fazer um curso de rapel.

– Você é muito rigorosa com a alimentação?

– Tenho uma alimentação saudável, com muitas verduras e grãos. E há 30 anos não como carne. Atualmente, por causa da corrida, sinto que preciso de uma proteína extra, então, como peixe.

– A peça Alguém Acaba de Morrer Lá Fora é dirigida pelo Pedro, seu filho. Como é tê-lo no comando?

– Priorizamos o respeito profissional e tentamos não misturar as coisas, para manter a harmonia no trabalho.

– E como estão os projetos para 2012. É verdade que você vai atuar no remake da novela Gabriela, da Globo?

– Sou budista, por isso vivo o momento presente. Não faço planos, pois não sei se estarei viva amanhã. A única certeza é a morte. Tenho lido na imprensa sobre minha escalação para Gabriela, mas não tem nada certo ainda.