CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Eliana apoia campanha pela mamografia

A apresentadora Eliana participou do evento Ela tem que saber, que teve como objetivo divulgar a importância da mamografia e chamar a atenção das mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama

Redação Publicado em 08/10/2009, às 14h25 - Atualizado às 14h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Eliana - Divulgação
Eliana - Divulgação
A apresentadora do SBT Eliana participou do evento Ela tem que saber, realizado na terça-feira, 6, no Espaço Festivo, em São Paulo. O encontro faz parte do movimento Outubro Rosa - Mulher Consciente na Luta Contra o Câncer de Mama, que tem como objetivo chamar a atenção das mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. O evento foi organizado para que mulheres formadoras de opinião, como Eliana, divulguem a importância da mamografia, bem como a lei que garante que todas as mulheres acima de 40 anos têm o direito de realizar o exame pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A escritora Mirela Janotti, autora do livro Força na peruca, também marcou presença. Além de Eliana, as atrizes Marisa Orth e Taís Araújo também se engajaram no movimento. Taís, a Helena de Viver a Vida, foi a protagonista do evento que marcou o início das ações da campanha, no Rio de Janeiro, quando o Cristo Redentor ganhou uma iluminação rosa. O Outubro Rosa é inspirado em uma ação, com o mesmo nome, criada na Califórnia, nos EUA, em 1997, e que foi marcada pela iluminação de monumentos históricos com luzes rosa. Durante o mês de outubro, além do Cristo Redentor, o Monumento das Bandeiras, em São Paulo, e outros monumentos públicos e edifícios privados de todo o Brasil serão iluminados de rosa. Além disso, uma van intitulada Rosamóvel começou a circular na terça-feira, 6, pela cidade do Rio de Janeiro alertando as mulheres sobre a importância do exame de mamografia para o diagnóstico precoce, do tratamento adequado e da reabilitação da paciente que teve câncer de mama. Depois de passar pela cidade maravilhosa, a van da campanha também circulará por Curitiba, Brasília, Porto Alegre, Recife, Belo Horizonte e Florianópolis. De acordo com a American Cancer Society, cerca de 1,3 milhão de mulheres no mundo são diagnosticadas com câncer de mama anualmente e 465 mil morrem por causa da enfermidade. No Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), só em 2009, 49 mil novos casos da doença devem ser registrados.