Confira alguns nomes da lista de convidados do Festival do Rio 2012

Jeremy Irons, Jonathan Dayton, Valerie Faris, Marina Abramovic e Iain Canning estão entre os convidados do primeiro fim de semana do Festival do Rio 2012, que acontece entre 27 de setembro e 11 de outubro. Confira alguns nomes da lista!

Publicado terça 25 setembro, 2012

Jeremy Irons, Jonathan Dayton, Valerie Faris, Marina Abramovic e Iain Canning estão entre os convidados do primeiro fim de semana do Festival do Rio 2012, que acontece entre 27 de setembro e 11 de outubro. Confira alguns nomes da lista!
Jeremy Irons, Jonathan Dayton, Valerie Faris e Marina Abramovic - Reprodução/Getty Images

Vencedor do Oscar por O Reverso da Fortuna, o inglês Jeremy Irons (64) desembarca no próximo dia 6 de outubro no Rio para divulgar Trashed, documentário ambiental produzido e narrado pelo ator, uma das atrações do Festival do Rio 2012. Antes dele, a dupla de diretores Jonathan Dayton e Valerie Faris – que fez sucesso com o filme A Pequena Miss Sunshine – chega à cidade no dia 26 de setembro, com seu novo longa, Ruby Sparks, comédia romântica com o casal indie queridinho do momento nos Estados Unidos, Paul Dano e Zoe Kazan.

O Festival do Rio acontece de 27  de setembro  a 11 de novembro em cerca de 40 pontos espalhados pela cidade e 25 salas de cinema, exibindo mais de 400 filmes de aproximadamente 60 países. A esses nomes se juntam outros como os do diretor inglês Roland Joffé, que apresenta Encontrarás Dragões: Segredos da Paixão, drama sobre a guerra civil espanhola com Rodrigo Santoro no elenco; e o francês Leos Carax, que dirigiu Holy Motors, um dos sucessos do último Festival de Cannes. Outro diretor, o espanhol Fernando Trueba vai apresentar El Artista y la Modelo. A mostra Imagens de Portugal contará com a presença da diretora Teresa Villaverde (com Cisne) e João Pedro Rodrigues, que ganha retrospectiva e chega ao Rio no próximo dia 6 de outubro.

Destaque, ainda para a badalada artista plástica sérvia Marina Abramovic, tema de dois documentários sobre sua carreira na Mostra Itinerários Únicos: Marina Abramovic The Artist is Present, de Matthew Akers; e Bob Wilson’s Life & Death of Marina Abramovic, dirigido por Giada Colagrande.

Alguns brasileiros com produções internacionais também estão na lista. Entre eles, o ator Marcio Garcia, que dirige seu segundo longa com elenco hollywoodiano (Camilla Belle, Andy Garcia, Colin Egglesfield), Open Road; e o roteirista Mauricio Zacharias, tradicional parceiro de Karim Aïnouz, que vive há mais de 20 anos em Nova York, e escreveu Deixe a Luz Acesa, com Ira Sachs. A produção é a versão para o cinema da conturbada relação de Ira Sachs com o agente literário Bill Clegg – que transformou a história no best seller Retrato de um Viciado Quando Jovem.

Pelo RioMarket, Chris Newman (Oscar de Melhor Som pelos filmes O Paciente Inglês, Amadeus e O Exorcista) ministra workshop de som; Frank Spotnitz (Arquivo X) dá aula sobre roteiro para TV. O maquiador Dean Jones (Piratas do Caribe e X-Men: Primeira Classe) e a figurinista Audrey Fisher (That 70s Show, Milk - A Voz da Igualdade e True Blood) também confirmaram presença.

O inglês Jeremy Irons, Vencedor do Oscar por ‘O Reverso da Fortuna’ / foto: Getty Images
Chris Newman, Oscar de Melhor Som pelos filmes ‘O Paciente Inglês’, ‘Amadeus’ e ‘O Exorcista’ / foto: Getty Images
O francês Leos Carax, que dirigiu ‘Holy Motors’, um dos sucessos do último Festival de Cannes / foto: Getty Images
O espanhol Fernando Trueba vai apresentar ‘El Artista y la Modelo’ / foto: Getty Images
A badalada artista plástica sérvia Marina Abramovic, tema de dois documentários sobre sua carreira / foto: Getty Images
O produtor Iain Canning, Oscar de Melhor Filme por ‘O Discurso do Rei’ / foto: Getty Images
O diretor inglês Roland Joffé, que apresenta ‘There be Dragons’ / foto: Getty Images
A dupla de diretores Jonathan Dayton e Valerie Faris, que fez sucesso com o filme sensação A Pequena Miss Sunshine’ / foto: Getty Images

Último acesso: 10 Apr 2021 - 08:42:59 (215352).

Leia também

TV CARAS