Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

‘Celeste vê na Solange o que ela não é’, diz Dira Paes sobre sua personagem em 'Fina Estampa'

Dira Paes, intérprete de Celeste em ‘Fina Estampa’, fala da relação de sua personagem com a filha, a funkeira Solange, e promove a reflexão ao falar da agressão que ela sofre do marido, Baltazar

Redação Publicado em 10/11/2011, às 18h05 - Atualizado em 08/08/2019, às 15h43

Dira Paes, a Celeste de 'Fina Estampa' - TV GLOBO / João Miguel Júnior
Dira Paes, a Celeste de 'Fina Estampa' - TV GLOBO / João Miguel Júnior

Muitos assuntos polêmicos giram em torno da personagem de Dira Paes (42) em Fina Estampa. Porém, apesar das discussões provocadas por seu papel, a intérprete de Celeste – que apanha do marido, Baltazar (Alexandre Nero,41), e ainda tem que lidar com a rebeldia da filha, a funkeira Solange (Carol Macedo, 18) – ressalta os motivos que levam Celeste a agir do seu jeito com a menina.

“Acho que toda mãe ficaria meio insegura com uma filha que não gosta de estudar, que só quer saber de palco. É uma coisa que dá uma angústia em qualquer mãe, porque ela quer ver o filho estudando”, contou a mamãe do pequeno Inácio (3) ao site oficial da trama. “Mas, ao mesmo tempo, acho que ela admira a atitude da filha. Acho que a Celeste vê na Solange algo que ela não é. Apesar de brigar com a filha, ela gosta da rebeldia da filha, como se ela pudesse se rebelar também, força que ela não tem”.

Dira ainda discutiu a relação atribulada de sua personagem com o marido. “Nós, atores, geralmente defendemos o personagem. Então, por essa ótica, acho que eles são casados há muito tempo, têm uma filha de uns 17 ou 18 anos, mas acho que ela vive há muito tempo com ele. Acredito que ele foi o primeiro namorado dela, o primeiro amor da sua vida e que ela engravidou dele, então ele é a única referência masculina que ela tem na vida”. E acrescentou: “Eu acho que isso é superimportante porque a gente vê na mulher a importância desse primeiro amor, do primeiro casamento. Acho que a Celeste aprendeu a amar o Baltazar, o coração dela nunca esteve livre para outra pessoa”.

Feliz com seu papel e a repercussão da história, Dira Paes divide o sucesso com seus principais colegas de cena, Carol e Alexandre. “Me sinto privilegiada por poder fazer esse personagem, estar podendo proporcionar essa discussão por uma ótica de uma mulher que é sofrida, que é romântica, que acredita nos sonhos e ao mesmo tempo não tem força para mudar as coisas que lhe maltratam. Então dou a sorte de fazer essa parceria com o Alexandre Nero, que é um ator que em pouco tempo conquistou o Brasil e aí juntou como filha, a Carol Macedo, que é uma revelação. Acho que a gente criou uma magia de família que está convencendo, porque as pessoas sempre se referem a ela como ‘sua filha’. Então acho que estou me sentindo num lugar onde a gente só tem a fazer um ótimo trabalho”, finalizou.

Fina Estampa, novela das 9 da Rede Globo, é escrita por Aguinaldo Silva (67), vai ao ar de segunda a sábado.