CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

CEBOLA ORGÂNICA

Redação Publicado em 21/06/2006, às 18h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
CEBOLA ORGÂNICA
CEBOLA ORGÂNICA
No Egito Antigo, a cebola era um dos principais alimentos dos pobres. Foi durante a Idade Média que ganhou status de condimento. Hoje são valorizadas suas propriedades medicinais - como a de antimicrobiano, entre outras. Pertencenteà família das liliáceas, a mesma dos lírios e do alho, a cebola (Allium cepa L.) tem como parte comestível o caule bulboso subterrâneo, de camadas suculentas e formato esférico, alongado ou achatado, dependendo da variedade. As camadas externas, finas e secas, podem ter cor vermelha, roxa, marrom, amarela ou branca. Depois da colheita, a cebola é deixada ao sol para perder umidade. A alta demanda freqüentemente leva ao abuso na utilização de defensivos agrícolas nas plantações. Hoje, porém, conscientes dos problemas provocados por essa tendência, muitos agricultores vêm convertendo suas lavouras para o cultivo orgânico. Nesse tipo de plantio, a nutrição do solo e o controle de ervas invasoras e de insetos são feitos sem afetar o equilíbrio entre eles ou prejudicar a saúde do consumidor. Tudo isso exige mais trabalho e aumenta o preço final. Ainda assim, e apesar até da aparência menos vistosa, o número de adeptos desses produtos cresce a cada dia. A cebola orgânica tem sabor mais concentrado,é aromática e adocicada. Refogada em azeite, óleo ou manteiga, tempera quase tudo. Crua, é crocante. Também fica ótima frita, empanada, em sopas, cozida no vinho, em conserva e como recheio de tortas. Receitas, produção e estilismo culinário: Maria Luiza de Brito Ctenas. Pesquisa de texto e informações nutricionais: Neide Rigo, nutricionista.

Saúde

É ruim para Ser consumida em excesso, pois contém compostos sulfúricos, que favorecem a formação de gases, causando forte incômodo. É bom para Prevenir arteriosclerose e tromboses, uma vez que reduz a agregação plaquetária e aumenta a concentração de HDL, o bom colesterol.

Ficha técnica

100 g de cebola crua contêm: Calorias - 38 Proteínas - 1,16 g Carboidratos - 8,63 g Gordura - 0,16 g Fibras - 1,6 g Vit. B6 - 0,116 mg Niacina - 0,148 mg Folacina - 19 mcg Ac. pantotênico - 0,106 mg Vit. C - 6,38 mg Cálcio - 20 mg Ferro - 0,22 mg Magnésio - 10 mg Fósforo - 33 mg Potássio - 157 mg Selênio - 1,6 mcg Sódio - 3 mg

Como se escolhe

Já se encontram no mercado cebolas orgânicas de vários tipos. Desde a doce (suave e adocicada) até a destinada a conservas (bem miúda). Há também a roxa, a amarela e a branca. Escolha as mais firmes, sem partes amolecidas ou pontos verdes â¬" eles indicam áreas queimadas pelo sol. As camadas externas devem ser finas e quebradiças. Não compre se a parte terminal do bulbo se mostrar úmida ou mole, sinal de que o miolo pode estar estragado. Bulbos com brotos também devem ser evitados. Para garantia de procedência, prefira produtos com selo de algum órgão certificador de orgânicos.

Como se prepara

No preparo, a cebola orgânica se comporta como a de cultivo tradicional. Seu sabor mais ardido desaparece quando é cozida. Se a idéia é consumi-la crua, o cheiro forte pode ser atenuado deixando-se as fatias de molho em água gelada, com uma pitada de açúcar, por cerca de 1 hora. O processo também a torna mais crocante. Uma coisa que poucos sabemé que o fator lacrimejanteé hidrossolúvel. Por isso, recomenda-se cortar cebola perto de uma fonte de água. Quando for fritá-la, não use gordura muito quente e fogo alto, porque poderão ficar torradas e amargas.

Minha receita

Bruna Lombardi (atriz)Bruna Lombardi (atriz) Gosto desta cebola caramelizada com salmão grelhado. Fatio fino 2 cebolas orgânicas e coloco numa frigideira antiaderente com 1 col. (sopa) de manteiga. Quando começa a dourar, junto 2 col. (sopa) de açúcar mascavo, 1 col. (sopa) de conhaque e mexo até caramelizar. Reservo. Corto a casca de 1 laranja em tiras finas. Espremo o suco e reservo. Afervento as cascas e desprezo a água. Junto o suco e levo ao fogo com 2 col. (sopa) de açúcar. Quando o suco seca um pouco, ponho as cebolas e misturo. Às vezes, junto 1 pitada de gengibre ralado. Tempero com sal e pimenta-do-reino. Sirvo com filé de salmão grelhado, salada de folhas e purê de pinhão (trituro 200 g de pinhão cozido, junto com creme de leite, sal e queijo parmesão e levo ao fogo para engrossar um pouco).