CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

CASTANHA CONGELADA

CASTANHA CONGELADA

CARAS Digital Publicado em 24/01/2008, às 15h05 - Atualizado em 11/02/2019, às 16h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
CASTANHA CONGELADA
CASTANHA CONGELADA

Já é possível encontrar no Brasil castanha portuguesa descascada e sem pele, cozida e congelada. Um produto muito prático: basta descongelar e usar. Originário do Hemisfério Norte, o castanheiro (Castanea sativa Miller), da família das fagáceas, é uma árvore frondosa. Os frutos são conhecidos no Brasil como castanhas portuguesas porque a maioria do que se consumia aqui no passado vinha de Portugal. Mas esse cenário vem sendo modificado em função do cultivo no Brasil. As primeiras mudas para produção comercial chegaram ao país há cerca de 50 anos, desenvolvidas pelo cruzamento de castanha asiática, mais rústica no cultivo, com a variedade européia, mais saborosa. Hoje há variedades resultantes de seleção genética. Cada tipo produz numa época diferente do ano. O fruto é formado por um ouriço coberto de espinhos que protege uma a quatro castanhas, envolvidas por uma casca mais firme e algo flexível e uma membrana aderida à polpa. Embora não requeira muitos tratos no cultivo, a coleta é feita manualmente quando os ouriços caem no chão. Então, secam por dois dias à sombra. Os frutos das plantas híbridas são grandes e saborosos. O consumo no Brasil é maior na época das festas, em geral agrupadas com outros frutos secos. Pela riqueza de amidos e por ter ácido tânico, as castanhas portuguesas são indigestas se comidas cruas. Assim, podem ser consumidas cozidas ou assadas, como tiragosto. Mas seu uso na cozinha também é expressivo. Cozidas e sem a pele, acompanham aves e caças, entram em recheio para peru, em sopas, tortas, pães, suflês, trufas, bolos e cremes doces.

Saúde

É ruim para Pessoas em regime de emagrecimento, pois, apesar de menos calórica que as nozes, seu valor calórico não é baixo; assim, devem consumi-las com moderação. É bom para Compor dietas de crianças e idosos, porque é um alimento energético e de fácil digestão, principalmente pela baixa quantidade de gorduras e pela moderada quantidade de fibras.

Ficha técnica

100 g de castanhas portuguesas cozidas contêm: Calorias - 200 Proteínas - 1,64g Carboidratos - 44,6g Gordura -1,25g Fibras - 10,8 g Vit. A -25UI Vit. B1 - 0,146mg Vit. B2 - 0,17mg Vit. B6 - 0,257mg Vit. B3 - 0,696mg Folacina - 35,7mcg Vit. C - 13,5mg Cálcio -17,8mg Magnésio - 32,1mg Fósforo - 39,2mg Potássio - 489mg Sódio - 3,57mg

Como se escolhe

Castanhas peladas e cozidas podem ser encontradas no mercado embaladas a vácuo e congeladas. Veja se a embalagem está bem vedada e se não há cristais de gelo à sua volta. Certifique-se de que há informações sobre o produtor, com telefone para contato, caso tenha de reclamar da qualidade. Se não encontrar o produto congelado ou se preferir, compre castanhas frescas, cozinhe e congele. Escolha as bojudas, firmes, brilhantes. Evite se parecerem murchas ou se estiverem leves demais. Veja também se não apresentam sinal de mofo. É comum aparecerem misturados estoques novos e velhos. Por isso, veja se aspecto é uniforme.

Como se prepara

Se comprou a congelada, basta passar à geladeira algumas horas antes de usar ou, se a receita permitir, juntar diretamente no caldo ou na água quente. Como já está cozida, basta aferventá-la até amaciar. Caso queira congelar castanhas frescas, faça um corte em cruz na base, cubra com água fria e cozinhe por 50 min. Escorra e, ao amornarem, retire a pele com uma faquinha. Quando estiverem frias, espalhe-as em uma bandeja, leve ao freezer e espere 1 hora, ou até que congelem e endureçam. Passe-as, então, para um saco plástico próprio para freezer, retire o vácuo e leve de volta para o freezer. Use em até um ano.

Minha receita

J.A. Pinheiro Machado (apresentador do Anonymus Gourmet, do Canal Rural)J.A. Pinheiro Machado (apresentador do Anonymus Gourmet, do Canal Rural) Indico este pernil com castanhas portuguesas. Corte 300 g de pernil de porco sem osso em pedaços pequenos. Tempere-o com sal, 2 folhas de louro, 3 dentes de alho picados, 1 col. (sopa) de colorau e 1 col. (sopa) de vinho branco seco. Reserve na geladeira por cerca de 2 horas. Retire. Reserve. Aqueça 1 col. (sopa) de manteiga numa frigideira. Junte o pernil com a vinha-d'alhos. Cozinhe até a carne ficar bem macia. Reserve. Em uma outra frigideira, torre as castanhas. Incorpore-as à frigideira do pernil. Junte 1 col. (sopa) de conhaque e 1 col. (sopa) de nata. Misture. Sirva com arroz branco e uma boa salava verde.