CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Carapau

Redação Publicado em 06/12/2011, às 19h26 - Atualizado em 08/08/2019, às 15h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Carapau - André Ctenas
Carapau - André Ctenas

O carapau (Caranx crysos) ocorre nas áreas tropicais e temperadas do Atlântico e na parte oeste do Mediterrâneo. Gosta de viver nas partes costeiras dos oceanos. Sua dieta consiste de pequenos peixes, lulas, camarões. Ele pode ser encontrado em quase todo o litoral brasileiro. O peixe recebe nomes diferentes em cada região do Brasil, sendo chamado de cavaca, cavaco, chumberga, guarajuba, guaraçu, guaricema, xaréu, manezinho, solteira, xixarro e xarelete. Na China é conhecido como são yui e no Japão, como aji, hiraaji e kurokaiwari. Em inglês é chamado blue runner, hardtail ou yellow mackerel. Tanto o nome carapau quanto xerelete são aplicados também a outras espécies da família Carangidae, como o Caranx bartholomaei e o Caranx ruber. Eles têm pequenas diferenças no  tamanho e na aparência, mas são parecidos no formato do corpo e na qualidade da carne. Todos têm o corpo alongado e comprimido lateralmente, com o focinho meio pontudo. No Caranx crysos o dorso é cinzaazulado e o ventre, mais claro, aparece em tons que variam do cinza-prateado ao dourado. Tem olhos médios cobertos por pálpebras adiposas, rabo em “V” e escamas miúdas. É considerado pequeno, com em média 35 centímetros, e pesa por volta de 1,2 quilo. Sua carne é formada por fibras escuras que lembram a do atum. É encontrado frequentemente fresco, mas se pode adquiri-lo também já salgado e congelado. O sabor da carne do carapau fica melhor ainda quando é eviscerado, sangrado e tem a cauda amputada logo após a captura. Na cozinha japonesa, é usado no preparo de uma espécie de sushi, o aji no tataki, feito com o filé cortado em pedacinhos e temperado com cebolinha. Filés ficam ótimos também temperados só com sal e pimenta e dourados na manteiga ou em azeite.

Saúde
É bom para

Fornecer as proteínas suficientes para as necessidades diárias, pois contém quantidade elevada desse nutriente; e crianças, idosos e convalescentes, porque também é de fácil digestão.

É ruim para
Pessoas em crise aguda de gota, porque contém quantidades moderadas de purinas; e quem deve reduzir gorduras e calorias, pois tem teor médio de gordura.

Como se escolhe
Lembre-se de que tem vários nomes. Pode ser encontrado em São Paulo, por exemplo, como carapau, enquanto no Rio é chamado xerelete. Não é comum encontrá-lo nas peixarias dos supermercados. Pode-se adquiri-lo mais facilmente nas feiras ou mercados populares. Em geral aparece em tamanhos pequenos — de 300 a 400 g —, embora possa pesar bem mais. Veja se o rabo é furcado e se as escamas são bem pequenas, prateadas, brilhantes e aderidas ao corpo, que deve ser firme e voltar rapidamente à posição quando pressionado. Observe se as guelras estão vermelhas e úmidas. Evite se os olhos estiverem murchos e opacos e apresentar cheiro desagradável.

Como se prepara
Ao comprar, peça para o peixeiro limpar. Se não for possível, limpe o peixe em casa. Passe uma faca em sentido contrário à posição das escamas e retire-as. Faça um corte longitudinal no ventre e extraia as vísceras. Corte fora as nadadeiras e retire um filé de cada lado, com a pele, desprendendo-o da espinha com faca. Se for fazer postas, mantenha a espinha. O peixe fica melhor quando frito, assado, grelhado ou cozido no vapor, pois, quando cozido em caldo, sua carne amolece facilmente. Para assar inteiro, escorra e leve ao forno em temperatura média por cerca de 30 min. Filés podem ser temperados e, então, assados por 15 min.

Ficha técnica
100 g de carapau cru contêm:
Calorias - 124 g
Proteínas - 20 g
Gordura - 4,24 g
Colest. - 59 mg
Vit. A - 119 RE
Vit. B6 - 0,402 mg
Vit. B12 - 5,39 mcg
Niacina - 5,95 mg
Folacina - 1,6 mcg
Ác. pant. - 0,827 mg
Vit. E - 1 mg
Ferro - 0,48 mg
Magnésio - 33 mg
Fósforo - 227 mg
Potássio - 372 mg
Selênio - 40 mcg
Sódio - 60 mg
Zinco - 0,813 mg


Minha receita
Salada de sashimi
Ingredientes (para 4 porções): 600 g de filés de carapau, 4 col. (sopa) de suco de limão siciliano ou tahiti, 4 col. (sopa) de shiso ou perilla picada, 4 col. (sopa) de cebolinha francesa bem higienizada, lavada e picada, 4 col. (sopa) de tahine, 8 col. (sopa) de shoyu, 8 col. (sopa) de azeite de oliva extravirgem, 2 col. (chá) de sal, 400 g de alface americana bem higienizada, lavada de preferência em água corrente, escorrida e cortada em tiras.


Modo de preparo: Lave os filés de carapau com cuidado. Com uma faca, retire a pele e descarte-a. Corte a carne em fatias finas. Coloque numa tigela. Junte o suco de limão siciliano ou de tahiti, o shiso ou a perilla, a cebolinha, o tahine, o shoyu, o azeite de oliva e o sal. Misture. Cubra a tigela e deixe na geladeira por cerca de 20 min. Sirva com a alface americana.