Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Capa censurada de Bethânia em exposição

Exposição em Salvador recorda principais trabalhos do artista plástico Luiz Jasmin, entre eles, a polêmica capa de disco que trazia Maria Bethânia com o busto nu. Imagem foi censurada pelo regime militar

Redação Publicado em 23/07/2011, às 12h25 - Atualizado em 08/08/2019, às 15h43

Capa censurada do álbum de Maria Bethânia - Uran Rodrigues/Divulgação
Capa censurada do álbum de Maria Bethânia - Uran Rodrigues/Divulgação

A exposição Tão Universal e Tão Baiana, que celebra os 50 anos de trabalho do artista plástico Luiz Jasmin (70), foi aberta na noite de sexta-feira, 22, na galeria Acbeu, localizada no Corredor da Vitória em Salvador, Bahia.

Entre as obras expostas, vale ressaltar a polêmica arte de Luiz para uma capa de disco da cantora Maria Bethânia(65). A imagem, em que ela aparece com o busto nu, chocou na época de seu lançamento na década de 1970. Por conta da irreverência, a censura do regime militar proibiu sua veiculação.

Anos depois, a arte pôde ser exposta juntamente com outros trabalhos do artista que incluem várias outras capas de discos para grandes artistas da nossa MPB, como Gal Costa(65) e Maysa(1936 - 1977), além de obras mais pessoais que Luiz vem produzindo em seu atelier na Ilha de Itamaracá, em Pernambuco, onde atualmente mora.

Após a exposição, seus trabalhos serão reunidos em um livro comemorativo aos seus 70 anos de vida.