CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

CANJICA PRÉ-COZIDA

RECEITA

Redação Publicado em 29/09/2008, às 17h19 - Atualizado em 09/04/2019, às 08h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
CANJICA PRÉ-COZIDA
CANJICA PRÉ-COZIDA

Já existe no mercado canjica pré-cozida. Um produto prático para quem gosta de cozinhar e nem sempre pode esperar o demorado cozimento dessa delícia. A origem da palavra canjica, vale destacar, é controversa. Alguns dizem que veio do ameríndio acanijic, outros que deriva do quimbundo kandjika. Canjica, no Nordeste, é o creme de milho verde ralado e cozido com leite e açúcar, conhecido no Sul como curau. Já a canjica do Sul, de Minas Gerais e do Centro-Oeste, feita de grãos de milho secos, cozida com leite, açúcar e temperada com canela, no Nordeste é o munguzá. Mas o produto comercializado no país com o nome "milho para canjica" é o grão seco degerminado. A canjica pode ser feita tanto de milho branco como amarelo, mas é mais comum a cajica branca. Ela é obtida retirandose o gérmem, que é usado na extração do óleo, e a película externa do milho. O processo, tradicionalmente, era este: o milho secava no pé, o que resultava em grãos saborosos e doces; depois os grãos debulhados eram socados no monjolo para extrair o gérmen e a película externa. Hoje, nas indústrias, o milho usado para canjica deve ser duro e seco, embora a secagem final ocorra em secadora elétrica. Os grãos são degerminados numa máquina chamada canjiqueira. Então são polidos para retirar o pó, lavados, secados e embalados. Como é seca e dura, em geral a canjica é deixada de molho e depois cozida, o que ajuda a atingir a maciez e a cremosidade desejáveis. Mesmo processada, ela se mantém como alimento natural, que possibilita um toque caseiro e pessoal ao preparar. Basta finalizar com leite de vaca ou de coco, amendoim torrado socado ou moído, cravo, canela ou ervadoce. Os grãos são usados também em pratos ensopados com carne de porco ou de galinha, em saladas e sopas.

Saúde

É ruim para Quem quer emagrecer, pois é muito calórica e rica em carboidratos; e fornecer os aminoácidos lisina e triptofano, porque é deficiente nessas duas substâncias. É bom para Criança, adolescente e desportista, porque é altamente calórica, devido à grande concentração de carboidratos, muito importantes para o fornecimento de energia.

Ficha técnica

100 g canjica cozida,s/tempero, contêm: Calorias - 104 g Proteínas - 2,4 g Carboidrat. - 22,02 g Gordura - 0,06 g Fibras - 1,47 g Vit. B1 - 0,203 mg Vit. B2 - 0,11 mg Niacina - 1,43 mg Vit. B6 - 0,007 mg Ác. pant. - 0,088 mg Cálcio - 1,42 mg Ferro - 1,17 mg Cobre - 0,022 mg Magnésio - 11,36 mg Fósforo - 23,68 mg Potássio - 46,17 mg Selênio - 1,94 mcg Zinco - 0,204 mg

Como se escolhe

É possível encontrar canjica pré-cozida, em geral de milho branco, nas redes de supermercados. O produto é embalado a vácuo; por isso mesmo, o plástico deve estar bem aderido, o que torna o pacote firme. Antes de comprar, certifique-se de que está acondicionado em local fresco e limpo, protegido dos raios solares e de fontes de calor. Verifique se o rótulo apresenta instrução de preparo e os contatos do produtor, como nome completo, endereço e telefones. O produto deve ter registro no Ministério da Agricultura. Confira sempre o prazo de validade. Rejeite se a embalagem não estiver limpa ou mostrar algum tipo de dano.

Como se prepara

Antes de usar, lave o saco e fure com faca para entrar ar. Pressione para que os grãos se soltem. Ponha numa panela e tempere a gosto. Se quiser, faça a canjica doce clássica. Para cada 1/2 kg de grãos cozidos, junte 1 litro de leite (ou parte desse volume em leite condensado e/ou leite de coco), 1 xíc. de açúcar (diminua se utilizar leite condensado), paus de canela, sal e 2 cravos. Afervente até engrossar. Ao servir, polvilhe canela em pó. Sirva quente ou fria. Amendoim torrado e triturado ou coco fresco ralado também podem ser juntados para incrementar o sabor. Para usar em refogados, junte os grãos no final. Cozinhe por 10 min para pegar gosto.

Minha receita

Sônia Abrão (apresentadora de televisão)Sônia Abrão (apresentadora de televisão) Gosto desta receita de canjica com coco e amendoim. Bata 1/2 kg de amendoim torrado, sem pele, no liquidificador. Incorpore 1/2 litro de leite, 3 ovos e, sem parar de bater, coloque aos poucos 250 g de coco ralado. Ponha 2 latas de leite condensado e 1 xícara de açúcar. Bata até obter uma mistura homogênea. Passe-a para uma panela. Incorpore 1/2 kg de canjica pré-cozida e alguns pauzinhos de canela e cravos-daíndia. Cozinhe até adquirir uma consistência cremosa. Você pode servir tanto quente quanto fria.