Redação Publicado em 25/06/2009, às 17h25 - Atualizado às 20h35
Só dá Brasil no Festival Publicitário de Cannes, na França. Até agora, os profissionais brasileiros têm se destacado e já receberam 29 Leões na maior premiação na área publicitária do mundo.
Em propaganda online, os prêmios foram para a Sun MRM, que ganhou um Leão de prata pela campanha para a ONG IHDI Estação Bem Estar, e DM9DDB, que conquistou um bronze pela ação para a Companhia Athlética. Ao lado de sua mulher, Lara, o presidente da DM9DDB, Sérgio Valente, comemorou os prêmios pessoalmente.
Ainda falta sair a revelação dos vencedores da categoria Titanium and Integrated Lions, que julga trabalhos inovadores em diversas mídias, e a competição de filmes publicitários. Para a diretora de Comunicação Corporativa do Grupo ABC, Suzane Veloso, o Brasil tem grandes chances de ganhar. "O festival está entrando na reta final, faltando apenas os resultados de duas categorias, o de Filme e Campanhas Integradas, que levam o Prêmio Titanium. E temos sete finalistas e boas chances de ganhar", conta Suzane, direto da cidade francesa. O resultado sairá amanhã e a categoria, criada há apenas seis anos e considerada uma das mais difíceis do festival, nenhuma agência brasileira foi premiada até hoje.
Em filmes, o Brasil concorre com 141 comerciais e classificou, ainda extraoficialmente, apenas sete na lista preliminar.
Uma das presenças mais comentadas desta quinta-feira no Festival, foi a do cineasta Spike Lee, que, em mesa redonda, falou sobre o projeto de plataforma digital de conteúdo do qual é um dos apoiadores, e as novas formas de convergir tecnologia e publicidade com produção de filmes.
Lee acredita que a partir de agora qualquer pessoa poderá ser um produtor independente de filmes e diz ser maravilhosa a possibilidade de qualquer usuário gerar conteúdo. "Hoje, não precisamos mais fazer uma faculdade para trabalhar com produção de vídeos (...) Essa possibilidade libera a criatividade das pessoas, principalmente dos jovens". Para ele, os responsáveis são a explosão digital e o fácil acesso por meio da internet.
Confira os números dos ganhadores brasileiros na 56º edição do Festival Publicitário de Cannes:
- 29 Leões foram ganhos pelas agências brasileiras até ontem, sendo cinco de ouro, nove de prata
- 14 de bronze e um para relações públicas, categoria que não tem subdivisões
- 7 Leões para a categoria impressos foram anunciados oficialmente ontem
- 7 Leões foram concedidos a empresas brasileiras de design
- 2 Leões foram conquistados em internet