CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

BOURBON

BOURBON

Redação Publicado em 12/07/2007, às 11h23 - Atualizado em 09/04/2019, às 11h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
BOURBON
BOURBON

A história do bourbon está ligada ao povoamento das terras norte-americanas pelos europeus. Imigrantes escoceses e irlandeses se instalaram na costa leste e, como faziam em sua terra natal, começaram a fabricar uísque de cevada. Quando a ocupação se estendeu ao interior da América do Norte, viram que outros grãos eram mais adequados ao solo local. Passaram, no século 18, a cultivar centeio e milho para um tipo mais rústico de bourbon. Foi no Condado de Bourbon, em Kentucky, porém, que se conseguiu produzir uísque basicamente de milho, daí o nome da bebida. Existe controvérsia sobre quem o teria criado. A versão mais aceita é de que o reverendo Elijah Craig, de origem escocesa, teria produzido ao acaso, por volta de 1790, a bebida de cor âmbar. Sua destilaria teria pegado fogo, deixando tostados os barris de carvalho nos quais envelhecia uísque. Ainda assim, continuou a utilizá-los, o que tornou a bebida avermelhada, com sabor de baunilha, algo tostado. O produto agradou. O envelhecimento em carvalho branco queimado por dentro, aliás, é obrigatório no bourbon. Tão fundamental quanto a qualidade da água. Atualmente, Kentucky, Tennessee, Virgínia e Missouri são os principais produtores. De início, a bebida era conhecida como uísque de milho. No século 19, porém, passou a ser chamada de bourbon, ou de Kentucky bourbon. Para receber tal denominação, o uísque deve ter no mínimo 51% de milho. Mas costuma ter mais, entre 60% e 80%, completando-se a composição com centeio e cevada. Precisa ainda ser maturado por pelo menos dois anos em barris de carvalho e ter teor alcoólico de 40% a 50%. Na cozinha, é empregado para aromatizar sobremesas, em marinadas para churrascos, molhos para carnes, cremes e recheios para bolos e para flambar carnes e frutas. Receitas, produção e estilismo culinário:Maria Luiza de Brito Ctenas. Pesquisa de texto e informações nutricionais:Neide Rigo, nutricionista.

Saúde

É ruim para Ingerir constantemente, porque álcool em excesso pode causar hipertensão, derrame, doenças do fígado e diminuir a absorção do ácido fólico e de vitaminas. É bom para Ser usado por pessoas sadias que não tenham problemas pancreáticos ou biliares, em doses mínimas, pois eleva os níveis do bom colesterol (HDL) e baixa o risco de ataque cardíaco.

Ficha técnica

100 ml de bourbon contêm: Calorias - 237 Proteínas - 0 g Carboidratos - 0,095 g Vit. B1 - 0,007 mg Vit. B2 - 0,005 mg Vit. B6 - 0 mg Vit. B12 - 0 mcg Zinco - 0,037 mg Niacina - 0,012 mg Folacina - 0 mcg Ac. Pant. - 0 mg Vit. C - 0 mg Cobre - 0,02 mg Ferro - 0,037 mg Fósforo - 3,79 mg Potássio - 1,89 mg Sódio - 0,947 mg

Como se escolhe

É encontrado em importadoras de bebidas ou supermercados. O bom bourbon não é barato, mas pode ser guardado para usar na cozinha. Dura meses e não perde qualidade. Veja se o rótulo traz origem, tempo de envelhecimento (no mínimo 2 anos) e ingredientes (em especial milho). O rótulo deve ter informações como nome do fabricante e do importador, endereço, quantidade e graduação alcoólica. A garrafa deve estar lacrada e apresentar o selo da Secretaria da Receita Federal. O líquido precisa ser límpido e de cor uniforme. Não compre produtos expostos nas vitrines, em contato com luz ou trepidações, porque alteram as características. Em casa, guarde em local fresco e longe da luz.

Como se prepara

Na cozinha, é usado de várias formas. Junte a marinadas e molhos para carne. Vai bem para flambar camarão, lagosta, frutas, crepes. Faça acompanhamento para carne de porco ou de frango: corte 2 batatas-doces grandes em cubinhos. Cozinhe rapidamente em água. Escorra. Junte 4 col. (sopa) de glicose de milho, 4 de mel, 2 de melado e 4 de bourbon. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Mexa. Leve ao forno quente até começar a borbulhar - 20 min. Espalhe salsa à vontade e sirva. Para marinar 1 kg de frango ou de carne, junte sal, 3 col. (sopa) de bourbon, pimenta, tomilho, salsa e vinagre. Fica melhor ainda se juntar um ingrediente doce, como melado, mel ou açúcar mascavo, na mesma quantidade da bebida.

Minha receita

Mônica Damasio (modelo)Mônica Damasio (modelo) Experimente preparar estas frutas vermelhas flambadas com uísque bourbon. É muito fácil e fica uma delícia. Ponha em uma tigela grande morangos picados, amoras, framboesas e groselhas. Incorpore 2 colheres (sopa) de suco de laranja aquecido com 1 colher (sopa) de mel. Reserve. Ponha 5 colheres (sopa) de bourbon em uma concha de metal aquecida previamente. Leve ao fogo. Ao ficar bem quente, ponha fogo e despeje sobre as frutas vermelhas. Sirva com iogurte ou sorvete light de baunilha.