CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

BICARBONATO DE SÓDIO

RECEITA

Redação Publicado em 26/09/2007, às 11h49 - Atualizado em 09/04/2019, às 09h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
BICARBONATO DE SÓDIO
BICARBONATO DE SÓDIO

Bicarbonato de sódio é o nome comercial do carbonato ácido de sódio ou hidrogeno-carbonato de sódio. É encontrado na natureza como mineral ou produzido artificialmente. Obtém-se, por exemplo, ao se tratar o sal marinho com bicarbonato de amônio, o que resulta em cristais finos e brancos. Talcos, desodorantes e xampus são algumas das aplicações do pó. Autorizado na indústria de alimentos como aditivo, é empregado como fermento, regulador de acidez, antiumectante e estabilizante. É utilizado na cozinha porque, em contato com um ácido, como iogurte, mel, melado, suco de limão, kefir ou soro de leite, libera dióxido de carbono e faz o bolo crescer. Foi muito popular até 1850, quando surgiu, em Boston, nos Estados Unidos, o primeiro fermento em pó. O novo produto reunia o elemento alcalino (bicarbonato) e o ácido (cremor de tártaro), que só reagem na presença de algum líquido. Hoje entra na fórmula também um elemento neutro, como o amido de milho, que mantém as duas substâncias dispersas e livres de umidade. A reação química resultante produz o gás dióxido de carbono, que expande a massa, deixando-ar leve e esponjosa. Como essa reação ocorre até em temperatura ambiente, o bolo deve ser assado logo, ao contrário da fermentação biológica, em que as leveduras precisam de tempo para produzir gás. Mas não é só como fermento que é usado na culinária. Nos pretzels, por exemplo, compõe o banho alcalino em que os pãezinhos são passados. O bicarbonato corrige também a acidez dos molhos de tomates, preserva o verde de vegetais como couves, brócolis e aspargos e evita que o doce de leite cristalize ou talhe. Com tantas aplicações, é um daqueles ingredientes que não devem faltar na cozinha.

Saúde

É ruim para Hipertensos, que devem reduzir o teor de sódio da dieta; e a digestão, pois o excesso da substância inibe o ácido clorídrico produzido no estômago para digerir os alimentos. É bom para Ser utilizado como antiácido estomacal, em concentrações pequenas e em situações agudas, pois é um neutralizador do ácido clorídrico de bastante eficácia.

Ficha técnica

100 g de bicarbonato de sódio contêm: Calorias - 0 Proteínas - 0 g Carboidratos - 0 g Cálcio - 0 mg Cobre - 0 mg Ferro - 0 mg Magnésio - 0 mg Potássio - 0 mg Sódio - 27,3 g

Como se escolhe

Pode ser encontrado em qualquer supermercado, em armazéns, padarias e lojas de temperos. Não compre em lojas que não sejam as de produtos alimentícios, porque, nesse caso, se destina a outras finalidades, que nem sempre requerem o controle das entidades que controlam a produção de alimentos. O bicarbonato deve ter cristais brancos, finos, secos e soltos. Observe se constam no rótulo as informações necessárias sobre o produtor e o prazo de validade. Veja se a embalagem está intacta e se é mantida em local seco, limpo e arejado. Mantenha guardado em recipiente fechado, longe de qualquer fonte de umidade.

Como se prepara

Use com parcimônia, pois o excesso pode colocar os pratos preparados com ele a perder. Use sempre em bolos com ingredientes ácidos como mel, melado, limão, iogurte, kefir, soro de leite, morango. No caso de bolos feitos com ele e que não levem ingrediente ácido, poderá ficar com sabor de amônia ou sabão, por causa do bicarbonato não reagido (se for o caso, junte algumas gotas de suco de limão). Para corrigir acidez de molhos de tomate, use meia colher (chá) para cerca de 3 xícaras de molho. Para intensificar a cor de vegetais, não adicione mais que 2 g de bicarbonato para cada litro de água e cozinhe até a consistência desejada.

Minha receita

Sonia Abrão (apresentadora de televisão)Sonia Abrão (apresentadora de televisão) Estes Biscoitos de Gengibre de São Brás são de meu livro Santas Receitas (Editora Gente). Ponha na batedeira 2 e 1/2 xíc. de farinha de trigo, 1/2 xíc. de açúcar, 1/2 xíc. de margarina, 1/2 xíc. de melado, 1 ovo, 1/2 col. (sopa) de canela em pó, 1 col. (chá) de fermento em pó, 1 col. (chá) de gengibre em pó, 1 col. (chá) de cravo em pó, 1/2 col. (chá) de noz-moscada em pó e 1/2 col. (chá) de bicarbonato. Bata bem (velocidade média). Ponha a massa em um prato. Cubra. Deixe na geladeira por 1 hora. Em superfície polvilhada com farinha, abra a massa fininha com rolo também polvilhado. Recorte os biscoitos a gosto. Ponha-os numa fôrma. Asse até dourarem.