CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

BACON EM CUBOS

BACON EM CUBOS

CARAS Digital Publicado em 18/04/2008, às 13h15 - Atualizado em 09/04/2019, às 12h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
BACON EM CUBOS
BACON EM CUBOS

O ideal é comprar bacon em peça e picar só na hora de usar, para que a superfície exposta não oxide e o produto não fique rançoso. Mas quem busca praticidade e não armazenamento por longo tempo conta não só com bacon fatiado como também picado em cubos. A palavra bacon vem do francês bekun, nome do produto na Idade Média. O termo foi adaptado pelos ingleses e voltou à França com a grafia bacon. Hoje é conhecido por esse nome em muitos países, incluindo o Brasil. Em francês, bacon se refere à parte da barriga do porco defumada, como conhecemos, e também à porção dorsal defumada. Aqui, o nome popular para este pedaço defumado de carne suína é toucinho defumado. Mas, na falta de um termo mais curto, emprega-se bacon mesmo. A carne utilizada em sua produção é a peça lateral da carcaça. O processo é este: injeta-se na carne uma mistura de sal, salitre e nitrito, que age como conservante, retardando o crescimento de bactérias. A cura se dá a uma temperatura de 4,5 a 5,5 graus em tanques com uma camada de sal e salitre. As camadas são feitas alternando a carne e a mistura de sal até encher o tanque. Cobre-se de salmoura com 25% de sal, 2,3 % de salitre e um pouco de nitrito. A carne fica nos tanques por 4 a 5 dias. Então permanece empilhada por 7 a 14 dias, quando a cor se fixa e se desenvolve o sabor do bacon. Ela passa 2 ou 3 dias defumando ou é desidratada com ar quente. Conservantes e antioxidantes são postos no produto durante a defumação para aumentar a vida útil. O bacon em cubos tem muitos usos. Mas é especialmente indicado ao preparo de farofas e recheios e para temperar verdura refogada e feijão. Pode ainda ser socado com alho para temperar leguminosas ou frito para dar crocância na finalização de saladas e sopas.

Saúde

É ruim para Quem faz dieta de emagrecimento, por ser um alimento com grande concentração calórica; e portadores de hipertensão arterial, porque contém grande quantidade de sódio. É bom para Ser consumido com moderação, pois contribui com a dieta em vitaminas lipossolúveis e ácidos graxos essenciais, além de fornecer boa quantidade de minerais.

Ficha técnica

100 g de bacon picado contém: Vit. C - 33,5 mg Vit. E - 0,542 mg Cálcio - 12 mg Ferro - 1,61 mg Magnésio - 24 mg Fósforo - 336 mg Potássio - 486 mg Selênio - 22 mcg Sódio - 1595 mg Zinco - 3,26 mg Calorias - 574 Proteínas - 30,5g Gordura - 49,3 g Colesterol - 85,3 mg Vit. B12 - 1,75 mcg Niacina - 7,32 mg Folacina - 5 mcg Ac. pant. - 1,05 mg

Como se escolhe

Encontra-se bacon em cubos em embalagem plástica ou de papel nos balcões refrigerados de supermercados e mercearias. É possível adquiri-lo também a granel. Observe se existe no rótulo a lista de ingredientes e os dados do produtor. Veja sempre o prazo de validade - dura, em média, 45 dias depois de embalado. Compre em quantidade pequena para não haver muita sobra aberta. Caso haja sobras, guarde na geladeira, em recipiente tampado, por até cinco dias. Observe o aspecto geral da embalagem e do produto. Evite se estiver grudento e se apresentar sinais de mofo ou manchas escuras na gordura e na carne. Se possível, escolha produtos que apresentarem mais carne e menos gordura.

Como se prepara

Para cortar bacon em cubinhos, separe a pele do restante do produto com faca. Corte-o em fatias finas e depois em cubinhos. A pele pode ser picada e guardada para cozinhar com feijão. Frite os cubos sempre na própria gordura. Para fritar no microondas, espalhe-os em prato de papel ou comum forrado com papel-toalha. Cubra de papeltoalha e ligue o aparelho em potência máxima por 1 a 2 min. Ficarão crocantes e mais saudáveis, já que terão menos gordura, absorvida pelo papel. Para conservar por mais tempo e facilitar o trabalho, espalhe os cubos em bandeja e leve ao freezer. Quando congelar, ponha em recipiente que feche bem. Assim, poderá tirar só a quantia necessária e juntar aos pratos.

Minha receita

Milton Neves (radialista e apresentador de televisão) Minha mulher, Lenice Neves, faz um ótimo tutu à mineira, em que entra bacon. Ela explica como faz. Cozinhe 1 kg de feijão com 3 alhos, 1 cebola em cubos e óleo. Reserve o feijão e o caldo separados. Aqueça óleo ou banha numa panela. Junte 1/2 kg de lingüiça de porco fatiada e 1/2 kg de bacon em cubos. Frite. Tire lingüiça e bacon. Reserve. Refogue no óleo da panela os dentes socados de 1 cabeça de alho. Ponha sal, pimenta e o feijão cozido. Soque com macete. Junte 1/2 litro do caldo. Ferva. Abaixe o fogo. Vá juntando, sem parar de mexer, farinha de milho até formar um creme. Sirva com leitão, pernil ou lombo assado e arroz branco.