CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

AZEITONA SEM CAROÇO

RECEITA

Redação Publicado em 12/04/2007, às 15h51 - Atualizado em 09/04/2019, às 12h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
AZEITONA SEM CAROÇO
AZEITONA SEM CAROÇO

Aazeitona é o fruto da oliveira (Olea europaea L.), árvore originária do Oriente. Os egípcios creditavam à deusa Ísis a descoberta da extração de seu azeite, útil na Antiguidade como combustível para lamparinas, ingrediente para produtos de higiene e beleza e na culinária, só para citar alguns usos. A oliveira foi levada do Oriente para os países mediterrâneos com a técnica de extração do azeite e o tratamento do fruto para consumo. O sabor da azeitona e do azeite é hoje uma marca dos pratos da região. O fruto, de formato ovalado e caroço comprido, tem polpa carnuda e oleosa. Quando imaturo, sua cor é verde, e só escurece ao amadurecer. Os maiores produtores são Espanha, Portugal, Itália, França, Grécia e Turquia. Infelizmente a azeitona não é um tipo de fruto que se pode comer no pé. Verde ou madura, requer um tempo de cura, sem a qual o fruto é intragável de tão amargo. As azeitonas são encontradas mais facilmente no Brasil conservadas em salmoura, inteiras, com caroço. Muitos pratos usam azeitonas não descaroçadas, muito mais decorativas e saborosas. Mas basta um descaroçador para se eliminar o caroço não comestível e até causador de acidentes dentários. Nunca é demais contar, entretanto, com boa reserva de azeitonas já descaroçadas. O vazio pode ser recheado com alho, pimentão ou amêndoas peladas. Mas essas práticas azeitonas estão prontas também para serem fatiadas, amassadas ou trituradas. Dão ótimas pastinhas e deliciosos pratos mediterrâneos e portugueses. Entram ainda em recheios, coberturas para pizzas, saladas e ensopados. Receitas, produção e estilismo culinário:Maria Luiza de Brito Ctenas. Pesquisa de texto e informações nutricionais:Neide Rigo, nutricionista.

Saúde

É ruim para Pessoas cuja dieta não deve incluir muitas calorias, porque, em especial a azeitona preta, contém alto teor energético, em função de sua grande quantidade de gordura. É bom para É bom para Aumentar o valor calórico da dieta em especial de pessoas que fazem grande esforço físico e daquelas que têm a intenção de engordar, já que o produto é bastante energético.

Ficha técnica

100 g de azeitona preta contêm: Ác. Pant. - 0,016 mg Calorias - 115 Proteínas - 0,84 g Carboidratos - 6,27g Gordura - 10,7 g Fibras - 3 g Vit. B1 - 0,002 mg Vit. B6 - 0,009 mg Niacina - 0,038 mg Vit. C - 0,9 mg Vit. E - 2,31 mg Cálcio - 88 mg Cobre - 0,251 mg Ferro - 3,31 mg Magnésio - 4 mg Sódio - 649 mg Zinco - 0,22 mg

Como se escolhe

Pode ser encontrada em vidro ou lata, conservada em salmoura. Há azeitonas sem caroço inteiras, fatiadas ou partidas ao meio. Verdes ou pretas, precisam ser uniformes, sem manchas pretas ou pintas esbranquiçadas. No caso das pretas, a salmoura deverá ter o tom das azeitonas, mas sem partículas em suspensão. A tampa do vidro não pode ter estufamento nem ferrugem. Veja o prazo de validade e as informações sobre o produtor. Depois de abrir a embalagem, mantenha na geladeira. Caso as azeitonas estejam em vidro, passe-as com a salmoura para um vidro aferventado. Se não encontrá-las, compre azeitonas inteiras e tire o caroço em casa.

Como se prepara

Existem no mercado alguns tipos de descaroçadores de azeitonas com preço bem acessível. Também são muito fáceis de usar. Para preparar o molho provençal tapenade, enxágüe 100 g de anchovas em conserva. Triture no processador junto com 100 g de atum em conserva escorrido, 100 g de alcaparras, 350 g de azeitonas pretas sem caroço, 2 alhos e o suco de um limão. Quando formar uma pasta, junte aos poucos 250 ml de azeite até formar um molho liso e cremoso. Sirva com fatias de pão ou torradas, com massas ou legumes crus e crocantes. Serve ainda para acompanhar carnes ou peixes grelhados e ovos cozidos.

Minha receita

Adriana Colin (apresentadora comercial do Domingão do Faustão)Adriana Colin (apresentadora comercial do Domingão do Faustão) Indico este lagarto com azeitonas. Lave e enxugue 1 lagarto de 1 e 1/2 kg. Reserve. Bata no liquidificador 4 cebolas, 6 alhos, 10 azeitonas verdes sem caroço, 1 maço de cheiro-verde e 5 col. (sopa) de azeite. Tempere o lagarto. Reserve na geladeira. No dia seguinte, retire o lagarto e reserve o molho. Doure o lagarto em 5 col. (sopa) de azeite e 1 de açúcar. Retire. Ponha em panela de pressão. Junte o molho reservado e cubra de água. Tampe. Cozinhe por 30 min. Abra a panela. Ponha 4 cebolas em rodelas, 4 col. (sopa) de azeite, 1 tablete de caldo de carne diluído em água e 500 g de azeitonas picadas. Cozinhe por 30 min. Tire. Sirva fatiado com molho e enfeitado com azeitonas inteiras.