CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

ATUM RALADO EM CONSERVA

ATUM RALADO EM CONSERVA

Redação Publicado em 13/11/2007, às 17h14 - Atualizado em 09/04/2019, às 10h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
ATUM RALADO EM CONSERVA
ATUM RALADO EM CONSERVA

Atum é o nome dado a várias espécies de peixes do mar. Eles pertencem à família dos escombrídeos, muito usada na alimentação humana. Os atuns estão entre os maiores peixes marinhos. Têm o corpo arredondado, afilado na junção com a cauda forcada e pele lisa e cintilante. A cor varia de acordo com a espécie. Esses peixes, apreciados desde a Antiguidade, têm grande importância para a indústria de pescado. Salga e defumação, modos práticos de garantir a provisão por vários dias, já eram utilizadas pelos fenícios, povo de origem semita que se estabeleceu no país de Canaã, hoje litoral da Síria, por volta do século XXVIII antes de Cristo. Na Idade Média, o atum jovem (tonnine) era muito apreciado, em especial o salgado: era fortemente temperado e assado ou frito em azeite. Já havia atum em conserva no começo do século XVIII. Hoje as conservas em lata, do peixe ralado, são feitas com pedaços de atum sem pele e espinhas, frescos ou que tenham sido congelados, em geral lascas do lombo de uma só espécie. Devem ser acondicionados em latas com salmoura, óleo ou azeite temperados, numa proporção de 64% de carne, e fechadas hermeticamente antes de passar por tratamento térmico para esterilizar. A vantagem do atum ralado é que pode ser usado diretamente sobre macarrão ou como ingrediente do molho. É prático também para pizzas, risotos, hambúrgueres, almôndegas e recheio para bolinhos fritos. Entre todas as categorias de atum em conserva, o ralado é o mais vendido justamente pela melhor relação custo-benefício. Há no mercado opções mais simples, como as conservas em salmoura e caldo de legumes ou com molho de tomate simples ou picante, que podem ser usadas diretamente no macarrão, um dos usos mais comuns para o atum ralado.

Saúde

É ruim para Pessoas com crise aguda de gota, pois tem boa quantidade de purinas; quem faz regime para emagrecer, porque é peixe gordo; e hipertensos, por causa do excesso de sal. É bom para Baixar o colesterol, pois tem ácido graxo ômega 3, que ajuda a reduzir o nível de triglicérides, inibindo a síntese de apoproteína B, envolvida na produção de gordura sanguínea.

Ficha técnica

100 g de atum ralado em conserva de salmoura, drenado, contêm: Niacina - 13,3 mg Folacina - 4 mcg Cálcio - 11 mg Ferro - 1,53 mg Magnésio - 27 mg Fósforo - 163 mg Potássio - 237 mg Selênio - 72 mcg Sódio - 338 mg Calorias - 116 Proteínas - 25,5 g Colesterol - 30 mg Vit. A - 17 RE Vit. B12 - 2,99 mcg

Como se escolhe

Pode ser encontrado nos supermercados. Ao abrir a lata, observe se o aspecto, a cor, o odor e o sabor são característicos do atum. Deve conter pedaços de carne clara desfeitos em lascas pequenas, jamais moles nem pastosas. Rejeite se houver partes vermelhas ou negras, com a aparência de sangue pisado, se apresentar odor pútrido e sabor ácido, rançoso ou amargo. Reclame se encontrar espinhas, pele e escamas ou se tiver brilho furta-cor. Veja ainda se a embalagem está íntegra e se o rótulo traz peso, prazo de validade, produtor e ingredientes. Não compre se a lata estiver amassada, enferrujada ou estufada.

Como se prepara

É prático para ser usado em patês, molhos para massas, musses, bolinhos, risotos, hambúrgueres ou recheios. Faça pasta para pão. Misture 1 lata de atum, 3 col. (sopa) de cebola e a mesma quantidade de salsa picadinhas. Junte 5 col. (sopa) de maionese e 2 col. (sopa) de creme de leite fresco. Use sobre fatias de pão. Para fazer bolinho de batata, use 500 g de batata cozida e 400 g de atum. Faça um purê com a batata, 1 gema, 1 col. (sopa) de manteiga e 2 col. (sopa) de cebolinha picada. Junte o atum escorrido. Misture. Se preciso, junte farinha para dar liga. Ponha sal e pimenta. Molde os bolinhos. Passe em ovo batido e farinha de rosca. Frite.

Minha receita

Joana Woo (editora)Joana Woo (editora) Experimente preparar esta salada picante. É ótima para estes tempos quentes que viveremos a partir de agora. Cozinhe 1/2 kg de macarrão parafuso em bastante água fervente até ficar al dente. Escorra. Deixe esfriar. Ponha-o em tigela grande. Junte 2 latas de atum ralado, 1 cebola picada em cubos, 3 tomates sem sementes, picados, cebolinhaverde e salsa a gosto, 1 pimentão verde, 1 vermelho e 1 amarelo sem sementes, picados, 5 col. (sopa) de maionese, 1 pitada de sal, 1 col. (sopa) de mostarda, 1 col. (sopa) de molho inglês e azeite de oliva extravirgem a gosto. Mexa. Sirva.