Atriz Nivea Stelmann conquista barriga tanquinho com pilates. Saiba mais!

Nívea Stelmann é adepta do pilates, exercício que virou febre nas academias e que ajuda a deixar o corpo em forma e torneado. Veja algumas dicas sobre essa prática!

Luiza Camargo Publicado quarta 15 maio, 2013

Nívea Stelmann é adepta do pilates, exercício que virou febre nas academias e que ajuda a deixar o corpo em forma e torneado. Veja algumas dicas sobre essa prática!
Nivea Stelmann: corpão graças ao pilates - Shutterstock/AgNews

Nívea Stelmann tem 39 anos e tem de um corpo em forma e torneado. Dona de uma barriga tanquinho, a atriz afirma para a CarasOnline que, além de manter uma dieta saudável,  é adepta de uma atividade física cada vez mais popular: o pilates.

A morena é só elogios ao exercício: “o pilates é o que me mantém há cinco anos. Eu tenho muita preguiça de fazer musculação e ele trabalha muito o meu abdômen. Ele é o meu grande segredo pra manter a boa forma. “

Alinne Rosa: corrida para manter a boa forma

Paula Fernandes revela o segredo de sua boa forma

A prática foi desenvolvida pelo alemão Joseph Pilates nos anos 20 e, na última década, tem conquistado milhares de fãs em academias e estúdios especializados. A fisioterapeuta e instrutora de pilates Thais Lopes de Faria fala que além do benefício estético, o exercício também ajuda bastante na saúde: “o pilates deixa o corpo mais flexível, alongado e forte. Melhora a postura, a consciência corporal, a respiração e a concentração. Além disso, ele serve como tratamento de algumas patologias musculares, como dores na lombar, bursites, tendinites, ciatalgias e todos os tipos de dores nas costas.”

Luiza Brunet, Mariana Rios e Alessandra Ambrósio já assumiram que também são fãs do método. Todavia, engana-se aquele que acredita que ele é feito para emagrecer e queimar calorias. O pilates na é um exercício aeróbico. “Ele trabalha uma musculatura interna, que é responsável pelo bom alinhamento postural, que dá sustentação ao esqueleto. Visivelmente o aluno tem uma boa definição muscular e uma boa correção postural, que o torna mais alongado, ereto e esguio, dando a “impressão” de emagrecimento”, afirma Thais.

O pilates não é contraindicado para ninguém, mas é preciso ter alguns cuidados antes de começar a praticá-lo. Segundo a fisioterapeuta, é necessária a orientação de um profissional qualificado: “as boas escolas de pilates somente permitem que fisioterapeutas, educadores físicos e bailarinos realizem o curso específico e exerçam a profissão. As grávidas também precisam ficar atentas. No início não há problema nenhum, mas alguns fatores devem ser analisados, como a diabetes gestacional. Por isso, é preciso que ela converse com o ginecologista antes”.

Há dezenas de exercícios diferentes, que podem ser praticados nos aparelhos ou “solos”, ou seja, no chão com bolas e elásticos. Atualmente há algumas novidades no mercado, como pilates na água e pilates aéreo: “todas essas formas são bem-vindas e devem ter em comum os princípios do pilates. São cinco: respiração, centralização, concentração, controle e fluidez,” declara Thais.
 

Último acesso: 04 Aug 2020 - 14:55:18 (230379).