Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Artistas prestigiam abertura de espaço em homenagem ao teatro

Lembranças de histórias e relíquias culturais inspiram festa de inauguração em um tradicional reduto da boemia carioca

Redação Publicado em 03/01/2012, às 17h25 - Atualizado em 08/08/2019, às 15h43

O músico Eduardo Dusek se diverte com o painel de caricaturas do cartunista Chico Caruso
O músico Eduardo Dusek se diverte com o painel de caricaturas do cartunista Chico Caruso

Em clima de sarau, artistas de diversas áreas, como o cantor Eduardo Dusek (54), a escritora Glória Perez (63), o maestro Eduardo Lages (64), que acompanha Roberto Carlos (70) há mais de 30 anos, as atrizes Elisa Lucinda (53), Jacqueline Laurence (79), Françoise Forton (54) e Zezé Polessa (58), entre outros, prestigiaram a abertura do Bar do Teatro, no Rio. Já na entrada do espaço, que funcionará no subsolo do restaurante La Fiorentina, inaugurado em 1957 e point da boemia carioca, há uma homenagem aos freqüentadores em um grande painel de caricaturas feitas pelo cartunista Chico Caruso (61). “Aqui é a segunda casa dos atores. Sempre tem diversão e bom papo”, elogiou Zezé, ao lado do empresário Omar Peres. Dono do local, ele anunciou que o ator Sérgio Britto, falecido em dezembro, aos 88 anos, será homenageado no Prêmio La Fiorentina de Teatro, previsto para ser entregue em junho de 2012.

Acompanhado da mulher, Anita, o produtor e diretor Luiz Carlos Miéle (73), além de relatar suas histórias, ouvia atentamente os outros “causos” contados “Uma vez, estava aqui e tive que dar um xeque-mate na Leina Krespi. Disse a ela: ‘Olha, estou indo para a Suécia na semana que vem e essa é sua última chance de você ficar comigo’”, relatou, sorrindo, o ator Antonio Pitanga (72), referindo-se à atriz morta em 2009. “Filmamos Massacre no Supermercado aqui, no fim dos anos 1960. Isso era um porão e virou um set. Tenho lembranças maravilhosas”, recordava o ator Ary Fontoura (78), de férias da TV após o término da novela Morde & Assopra, em outubro.

Também na entrada do bar, há um acervo de troféus, fotos e prêmios doados por 45 personalidades. Destaque para a Palma de Ouro recebida pelo cineasta Anselmo Duarte (1920-2009) no Festival de Cannes, em 1962, pelo filme O Pagador de Promessas. Para representá-lo, estiveram presentes o filho Ricardo Duarte e o prefeito da sua cidade natal, Salto, SP, Jairo Soares, onde está o prêmio original, levado à inauguração. No local, será exposta uma réplica.