CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Amy: uma estrela vencida pelas drogas

Amy foi considerada a melhor cantora de sua geração, mas foi vencida pelas drogas e morreu aos 27 anos

Redação Publicado em 23/07/2011, às 14h34 - Atualizado em 08/08/2019, às 15h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Amy Winehouse - Getty Images
Amy Winehouse - Getty Images

Amy Winehouse foi uma das principais artistas da década de 2000 e chegou a ser considerada a melhor cantora de sua geração, mas seu talento foi derrotado pelas drogas.

Natural de Londres, Amy lançou seu primeiro álbum em 2003, Frank, que foi muito bem recebido pela crítica, e estourou mundialmente em 2006 com o segundo disco, Back to Black. O álbum venceu em cinco categorias do Grammy 2008 - Canção do Ano, Gravação do Ano, Artista Revelação, Melhor Álbum Vocal Pop, Melhor Performance Vocal Pop Feminina – e vendeu mais de 13 milhões de cópias em todo o mundo. A música Rehab chegou a ser eleita como uma das mais influentes da década.

Mas em meio a tanto sucesso, ela se rendeu ao uso de álcool e outras drogas e passou a se envolver em uma série de escândalos públicos. Em junho de 2008 o pai, Mitch Winehouse, revelou aos jornalistas que a filha estava com uma possível arritmia cardíaca por conta do uso abusivo de cocaína e cigarro. No mesmo ano ela foi presa duas vezes  por posse de drogas e confessou ter batido em um homem.

Em 2009, Amy foi internada em uma clínica de reabilitação e cumpriu seus tratamentos antidrogas na ilha de Santa Lúcia no Caribe. Com uma aparência mais saudável, o pai chegou a afirmar que a filha teve uma “recuperação milagrosa”. No ano seguinte, com o tratamento concluído, Amy pode concentrar-se no terceiro disco, cujo lançamento (que seria em 2011) foi adiado devido a novos problemas com drogas.

Amy desembarcou no Brasil pela primeira vez em janeiro deste ano, com shows no Rio de Janeiro, Florianópolis, Recife e São Paulo. Em maio voltou a ser internada em uma clínica de reabilitação, deixando o local poucos dias depois para continuar o tratamento em casa e dar continuidade em seus compromissos de trabalho. Mas a tentativa não deu certo. Em junho, em uma apresentação desastrosa na Sérvia, ela esqueceu a letra e foi vaiada pelo público. Poucos dias depois ela cancelou sua turnê na Europa.

Amy morreu aos 27 anos de idade. Ela foi encontrada morta em seu flat em Londres.