Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Alanis Morissette abre turnê brasileira com o primeiro show em São Paulo

Laís Barros Martins Publicado em 02/09/2012, às 23h48 - Atualizado em 04/09/2012, às 14h33

Alanis Morissette - Fabio Miranda
Alanis Morissette - Fabio Miranda

A Alanis (38) inquieta de mãos inquietas era a mesma lá da década de 90, quando explodiu sua carreira com o álbum Jagged Little Pill. Aquela (esta) Alanis foi a mesma que arrastou seu público de então até a noite deste domingo, 2, para a sua apresentação na capital paulista - a grande maioria da plateia de hoje eram jovens entre 20 e 30 anos que ainda têm as letras todas de cor.

O que já mudou, mas voltou a ser, é o cabelão da cantora canadense do jeitinho como a conhecemos lá atrás. E a sua versatilidade com os instrumentos - a gaita de Head Over Feet e a guitarra preta cheia de brilhantes do clipe novo de Guardian

Há três anos Alanis não vinha para cá. Uma diferença notável é encontrar a Alanis após a maternidade. (Ever Imre é o seu primeiro filho, que nasceu em 2010 da relação com Mario Treadway, com quem se casou no mesmo ano). Parece que músicas como Perfect ganharam um significado diferente quando a ouvimos, e a vemos, cantar tão introspectiva e nos levam a pensar que Guardian foi escrita por ele, para ele.

O respeito pela liberdade sexual também pôde ser observado quando altera a letra de Ironic, trocando o "It's meeting the man of my dreams. And then meeting his beautiful wife" de Ironic para "husband" (É como conhecer o homem dos seus sonhos. E depois conhecer a sua linda esposa, em uma tradução livre; agora seria "marido"). E a tentativa dela de interagir com os brasileiros, ainda que só o "Obrigada" fosse a palavra conhecida no idioma local, Alanis também declarou como é bom estar de volta e que sentiu saudades. Para ela, somos "sweets", fofos.

Alanis dá conta do palco todo: ela percorreu ele todinho preenchendo-o com antigos sucessos comoYou Oughta Know,Hands Clean e All I Really Want, além das mais recentes, vindas de seu oitavo álbum Havoc and Bright Lights, lançado este ano, como Woman Down e Celebrity.

Amanhã, segunda-feira, 3, tem mais um show em São Paulo. Depois, Alanis segue sua turnê brasileira passando por Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Belém e Goiânia.

Confira o setlist completo deste domingo:

- Woman Down

- All I Really Want

- You Learn

- Guardian

- Perfect

- Forgiven

- Hands Clean

- Citizen of the Planet

- Ironic

- Havoc

- Head Over Feet

- Celebrity

- 21 Things

- You Oughta Know

- Numb

- Hand In My Pocket

- Uninvited

- Thank You