CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

ÁGUA DE ROSAS

ÁGUA DE ROSAS

CARAS Digital Publicado em 29/07/2008, às 16h06 - Atualizado em 21/03/2019, às 16h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
ÁGUA DE ROSAS
ÁGUA DE ROSAS

A água de rosas, conhecida em árabe como Maward e em turco como Gül suyu, é produzida pelos árabes desde o século IX. Embora a técnica usada até hoje seja árabe, a criação do produto parece ter ocorrido na Índia. Pesquisadores acreditam, aliás, que possa ter surgido ao mesmo tempo na Bulgária, na Índia e no mundo árabe. Primeiro surgiu a água, depois o óleo de rosas. O óleo só começou a ser produzido no século XVI, quando se criou a técnica da dupla destilação. O processo de produção é este: as rosas são postas em alambiques de cobre com água - a relação é de 50 litros do líquido para 10000 rosas. Após seis horas de aquecimento, o vapor destilado é resfriado e recolhido, o que resulta em água, óleo e substâncias hidrossolúveis. A flor mais usada é a rosa-de-damasco (Rosa x damascena Mill). Ela é muito perfumada, mas o conteúdo de óleo essencial em suas pétalas é ínfimo, por volta de 1%. Pode-se conseguir maior volume de óleo destilando a água de rosas uma segunda vez. O produto entra na culinária, na indústria de cosméticos e em rituais religiosos hindus. É usada na cozinha do sul e do oeste da Ásia, do Oriente Médio e de parte da Europa. No Irã, entra também em doces, chás, sorvetes e biscoitos. No mundo árabe e na Índia, é usada ainda para aromatizar leite e pratos de leite, como pudim de arroz; ou bebidas como o lassi, feita de iogurte batido com açúcar e frutas. A água de rosas combina com leite, damasco, nozes e frutas e pode compor receitas tanto de sorvete, quanto de musse e coquetéis. Mas pratos salgados como o risoto de rosas podem ter o reforço de sua fragrância.

Saúde

É ruim para Ser utilizada em abundância e de maneira indiscriminada, pois seus efeitos farmacológicos ainda não foram bem estudados; se usada em dose moderada, é inócua. É bom para Tornar pratos doces mais saborosos e perfumados, induzindo o consumo de ingredientes nutritivos e energéticos por pessoas que não tenham ou não estejam com apetite.

Ficha técnica

100 ml de água de rosas contêm: Calorias - 0 Proteínas - 0 g Carboidratos - 0 g Gordura - 0 g Fibras - 0 g Colesterol - 0 mg Cálcio - 0 mg Potássio - 0 mg Sódio - 0 mg Zinco - 0 mg

Como se escolhe

É encontrada na seção de produtos étnicos dos supermercados, em farmácias e nas lojas de produtos árabes com o nome Maward. A água embalada em vidro e bem armazenada dura 3 anos, mas o produto novo tem perfume mais forte. Veja as informações do rótulo e compre o mais novo. Verifique se existem dados do produtor e o endereço do importador para reclamações ou contatos. A água deve estar límpida e clara. Rejeite se estiver turva, com coloração estranha e se o rótulo estiver danificado ou incompleto. A tampa deve estar intacta, sem estufamento ou ferrugem. Ao abrir, certifiquese de que esteja perfumada, com agradável aroma de rosas. Guarde ao abrigo da luz.

Como se prepara

Use em pequena quantidade para aromatizar sobremesas. Basta 1 col. (chá) para aromatizar 1 litro de líquido. Utilizada em excesso, deixa os pratos com sabor e cheiro de perfume. Sempre que possível, ponha a água no final do preparo. Para preparar lassi, bebida indiana, bata no liquidificador 2 xíc. de iogurte natural, ou kefir, com 4 col. (sopa) de açúcar refinado, 2 xíc. de água, sementes de 4 vagens de cardamomo, 1 col. (chá) de água de rosas e gelo. Para preparar chá, aqueça uma chaleira com água. Quando ferver, junte umas 10 pétalas de rosa cultivada organicamente. Desligue o fogo, abafe e espere 10 min. Junte 1 col. (café) de água de rosas no momento de servir, com ou sem açúcar.

Minha receita

Madeleine Saade (professora de culinária)Bavaroisecom perfume de rosas, uma receita libanesa. Faça o creme. Misture 2 xíc. de leite em pó, 4 de água, 1/2 de açúcar, 1/2 de semolina. Cozinhe em fogo baixo, mexendo, até começar a engrossar. Tire do fogo. Junte 2 ovos batidos até clarear, 1 col. (café) de baunilha e 1 de misque, 1 col. (sopa) de água de rosas. Ferva até engrossar. Distribua em taças. Faça calda. Misture 2 xíc. de água, 1 de açúcar e suco de 1/2 limão. Ferva até formar uma calda rala. Incorpore 1 col. (chá) de água de rosas. Faça a cobertura. Deixe 1/2 xíc. de amêndoas sem casca e 1/2 de pignoli em água morna por 15 min. Reserve. Bata 2 caixas de pó para chantilly conforme instruções na caixa. Espalhe nas taças. Junte amêndoas, pignoli, pistache ralado e geléia de pétalas de rosas. Regue com a calda.