Inesquecível!

Rafa Kalimann se emociona ao falar de viagem ao Pantanal: ''Encantada demais''

Em conversa exclusiva, Rafa Kalimann comentou sobre suas aventuras, emoções e aprendizados no Pantanal

Felipe Gatto Publicado em 15/06/2021, às 16h14 - Atualizado às 17h02

Rafa Kalimann acompanhou o trabalho de institutos e conheceu organizações locais (Foto: Frico Guimarães) - Frico Guimarães

A influenciadora digital Rafa Kalimann (28) deixou um pouco de lado a sua atribulada rotina de trabalho na última semana para viver uma experiência que, segundo ela, não foi menos do que inesquecível: conhecer o Pantanal.

Ainda encantada com a viagem realizada há poucos dias, a ex-BBB abriu o coração em uma conversa exclusiva com a CARAS Digital ao se recordar dos momentos vividos em meio a exuberante natureza do local.

"Vi onças vindo na minha frente, encontrei com jacarés bem pertinho de mim, plantei uma árvore e me reconectei comigo mesma. Foi muito melhor do que eu imagivana, muito melhor. Todo mundo deveria conhecer o Pantanal, de verdade!", iniciou a apresentadora que conheceu a região por meio do SOS Pantanal, instituto que trabalha em defesa do bioma do lugar.

A ideia de conhecer o Pantanal surgiu no ano passado, após a modelo ver as imagens chocantes do fogo que incendiou a mata e vitimou dezenas de espécies de animais. "Quando eu vi no ano passado as queimadas e os animais morrendo, sou apaixonada por animais, aquilo mexeu muito comigo. Entrei em contato com a SOS Pantanal, uma ONG que faz um trabalho muito legal em combate ao fogo, e eles me convidaram para conhecer o Pantanal e entender o que é a riqueza desse lugar. Eu fiquei encantada e emocionada de ver o que o nosso país tem, o que é o Pantanal, o quão rico é o Pantanal...", iniciou ela.

"O que mais me chamou a atenção foi ver como os animais vivem e se sentem seguros em seu habitat natural. Eu vi seis onças - eles me falaram que eu tive muita sorte - livres, vivendo na casa delas e sem se sentirem ameaçadas pelo homem", falou Rafa que não se intimidou ao encontrar com a primeira onça bem próxima dela.

"Meu primeiro grande impacto lá foi ver a onça. Elas vivem muito tranquilas com a presença humana e sem nenhum tipo de domesticação. A gente estava no carro e ela veio vindo e passou do nosso ladinho. Fiz até uma selfie! Eu não tive medo, queria abraçar ela, foi muito tranquilo!", se empolgou.

Acostumada a estrelar campanhas famosas, protagonizar anúncios badalados, aparecer na TV e lidar com a tecnologia diariamente como influenciadora digital, a artista garantiu que tirou de letra a falta de glamour em um tour bem "raíz". "Eu sou da roça, cresci em fazenda e cidade pequena. Queria mesmo que meu telefone só pegasse de noite e queria estar completamente desligada. Queria de fato viver tudo aquilo ali", falou.

"Conheci um instituto chamado Arara Azul, que conseguiu fazer ao longo do tempo, com que esse espécie deixasse de se extinguir. Hoje, a gente só vê arara azul. São muitas, como ver passarinhos. Isso foi resultado do nosso cuidado com o meio ambiente e de muitas pessoas que se empenharam com esse lindo objetivo".

Questionada sobre algumas das maiores aventuras que ela passou no Pantanal, Rafa escolheu um momento como sendo o mais especial para ela. "O momento mais emocionante foi plantar uma árvore. Plantei um pé de manduvi, que é fonte de alimento para muitas aves. Isso simbolizou muita coisa para mim. Além de plantar uma árvore, ela poder servir de alimento para tantos bichos. Coloquei o nome de Sofia na árvore, nome da minha sobrinha. Ela vai crescer junto com a minha sobrinha", recordou ela que também  
citou o encontro com os jacarés como o mais complicado.

"Passar no meio dos jacarés foi um ato de coragem. O barco é bem baixo na água e eles ficam em volta. Vinte e trinta jacarés do seu lado. Eu fiquei nervosa!", confessou a modelo.

Nomeada madrinha das brigadas, Rafa Kalimann garantiu que isso representou muita responsabilidade para ela. "Honra e respeito pelo belo trabalho que eles fazem lá. O fogo infelizmente acontece, é fator da natureza. O que podemos fazer é prevenir para que ele não tome conta de tanta coisa", explicou ela que vem mudando alguns dos seus hábitos em prol do meio ambiente.

"Eu voltei muito incentivada a cuidar mais da natureza, como a quantidade de plástico que uso, a separação de lixo na minha casa, o consumo grande de carne que precisa ser mais equilibrado... Faz dois meses que não como carne vermelha... Quero muito me preocupar mais e me atentar mais. A gente usa a tecnologia para tanta coisa boa, tantos temas sérios, e esse tema tem que ser falado, pois faz parte da nossa vida".

Agora quando o assunto foram os perrengues que encarou na viagem, Rafa disse que muita coisa não a surpreendeu. "Os pernilongos não gostam de mim, mas para o meu irmão foi bem difícil. As viagens são muito longas, mas são prazerosas, pois você vê os animais. Também acordava muito cedo, às 5 horas da manhã. Mas vale a pena conhecer e viver essa experiência", relatou.

Para finalizar, Rafa falou da experiência que viveu com ela mesma em volta da natureza, em um momento único de conexão com a sua essência. "O que eu aprendi nesses últimos dias é que a gente tem que se conectar com o que a gente é, cada vez mais. Estar inteiro com a gente mesmo! Quando a gente vai para um lugar como esse, de encontro conosco, com seu eu, natureza, com Deus, você entende que você precisa se cuidar, cuidar da sua saúde mental e buscar isso cada vez mais", declarou a ex-BBB que compartilhou muitas fotos e vídeos da viagem em seu Instagram oficial.

Viagem Rafa Kalimann

Leia também

Lexa abre álbum de fotos de viagem à Correia do Sul: "Experiência fantástica"

Samara Felippo curte viagem com as filhas após polêmicas: “Livres e felizes”

CARAS Amazônia: Famosos embarcam para experiência na floresta

Jade Picon e João Silva aproveitam viagem ao lado de amigos em Angra dos Reis

Após separação, Deborah Secco se exibe na praia em viagem com a filha

Filhos de Paulo Gustavo aparecem em novas fotos fora do Brasil