EXCLUSIVO

O novo castelo da Rainha: Xuxa apresenta pela primeira vez sua nova mansão

Xuxa apresenta pela primeira vez sua nova mansão repleta de obras de arte e com sofá vegano; veja fotos

CARAS Publicado em 18/03/2023, às 16h17 - Atualizado em 20/03/2023, às 18h54

O novo castelo da Rainha: Xuxa apresenta sua nova mansão - Blad Meneghel

Em 2021, Xuxa vendeu a mansão de quase 3000m2 em que morava no Condomínio Malibu, na Barra da Tijuca, no Rio, e passou a procurar outro imóvel. “Busquei várias casas em muitos bairros. Precisava ter lugar para passarinho, cachorro... Alguns espaços eram muito altos, os passarinhos poderiam fugir e queria deixá-los soltos. Outras casas eram velhas e precisavam de reformas, eu também pensava na energia das pessoas que tinham morado lá”, revela a apresentadora. A solução, porém, estava mais per- to do que imaginava, no próprio Malibu, atrás de onde a loira morava. “Do quarto da minha mãe, via essa casa ser construída. Ela ficou pronta em 2019 e os moradores antigos ficaram apenas 2 anos aqui”, informa. Quando entrou no local pela primeira vez, achou que tinha pouco verde, mas gostou do ambiente. Além disso, a cachorrinha Doralice também sinalizou apreço. “Em alguns imóveis que visitamos, ela se tremia toda. Aqui, ela relaxou e deitou no chão”, atesta.

Xuxa fez a casa anterior pensando em quem morava com ela na época. Para a mãe Alda, que faleceu em 2018, investiu em portas amplas para passagem de cadeira de rodas, rampas e elevador. Maria, a quem a loira chamava de segunda mãe e morreu em 2021, pediu um quarto com janela, ventilado, com entrada de sol e visão para a casa toda. Já a Sasha coube desenhar o próprio dormitório. “Aí, meu irmão, minha mãe e Maria morreram, minha filha casou... Costumava reunir a família no Natal, o que justificava uma sala de jantar com 22 cadeiras e um espaço gourmet enorme. Tudo lembrava minha mãe, Maria, Sasha... Não tinha por que continuar lá”, diz.

A atual casa da loira tem cerca de 900m2. Xuxa ampliou o espaço verde do local, que abriga sete pássaros soltos, como a Belinha, e quatro cães

 

O atual refúgio tem pouco mais de 900m2. Medidas modestas quando comparadas às antigas propriedades da loira. A redução do tamanho da moradia segue um padrão que Xuxa tem adotado a cada nova mudança. Ela atribui isso à maturidade e tomada de consciência. “Nós não precisamos de tanto e ainda acho essa casa grande para mim”, afirma. Quando vivia em um sítio, criava muitos animais, como 54 cachorros, e era mantenedora do Ibama. A empreitada exigia que diversos funcioná- rios morassem no local, inclusive veterinários e biólogos. Depois, foi para a famosa Casa Rosa, com área total de cerca de 72 mil m2. “Mudei de lá porque a Sasha demorava muito para ir e voltar do colégio”, explica. Nesse período, para reduzir o tempo de trânsito da filha, comprou um apartamento em São Conrado como base para a menina utilizar em dias com atividades depois do colégio, como aulas de balé. “No final, só a via à noite. Então, fomos da casa rosa para esse apartamento, que pegou fogo e nos obrigou a ir para a primeira casa do Malibu antes mesmo de estar mobiliada”, lembra. Para a Rainha, mudar de imóvel não é um problema. “Vivi momentos bacanas em todos esses lugares, mas não me apego”, avisa.

De volta à casa atual, Xuxa cuidou de toda a decoração. Tirou lustres, providenciou um estúdio para fotos e gravações, investiu em um cinema, encheu o espaço de plantas, coqueiros e até uma jabuticabeira. Os quatro cachorros e sete pássaros ficam soltos. Durante o dia, as aves ocupam a sala. À noite, vão para um espaço adaptado na garagem. “Quando escurece, pego um ou dois pássaros e os outros me seguem”, explica sobre o toque de recolher diário na propriedade.

Para a decoração, ela buscou peças que remetessem à natureza e procurou ajuda da amiga e artista plástica Bia Doria (62). A escultora lança mão de galhos, raízes e cipós descartados e os utiliza como matéria-prima para confeccionar obras sustentáveis. Xuxa foi presenteada com três itens. Na piscina está a Bailarina. “Era um tronco de árvore que recebeu um tratamento e a Bia moldou com gesso como se fosse a silhueta de uma bailarina. Ela dá vida a esses materiais da natureza”, descreve. Outro item que chama a atenção fica na espaçosa sala: um quadro de 6x4m com a imagem de uma índia pintada em madeira. A obra foi um pedido da própria apresentadora à artista plástica Rose Samara. "A Rose me disse que tinha parado de desenhar, mas quando pedi essa peça ela fez para mim e ficou linda!”, celebra. O quadro chegou aos poucos, peça a peça, e levou alguns dias para ser montado. Ele está fixado em uma parede de aço cor- ten. “É uma pintura em que o acabamento nunca para de enferrujar”, detalha. O sofá da sala também exigiu empenho de Xuxa. Vegana, ela buscou por um item que não levasse matéria-prima animal na composição. “Não achei nada que tivesse tecido, enchimento e acabamento veganos. Então, conversei com o pessoal da Plenitude Design e encomendei uma peça com essas características. Eles nunca tinham feito antes e ficou perfeito”, celebra.

Assim como nas casas anteriores, Xuxa investiu em um cinema privado, além de um estúdio para ensaios fotográficos e gravações em vídeo

 

A Rainha, que pensou em todos os detalhes de seu castelo natural, mora com três funcioná- rios, que considera como pessoas da família, e Bruna Marquezine (27), hóspede da apresentadora desde que vendeu a casa em que morava. “O Ju se esforça para estar sempre aqui também, mas quando está trabalhando ou com a filha, fica em São Paulo”, finaliza. 

Para a sala, a artista plástica Rose Samara desenvolveu o quadro com a imagem de uma índia. O sofá vegano é da Plenitude Design

 

Xuxa Meneghel completa 60 anos neste mês de março. A apresentadora ganhará uma série de comemorações em homenagem à data, como especiais na TV, reexibição de programas históricos e até um navio - projeto que deve se tornar contínuo.

Xuxa xuxa meneghel casa mansão

Leia também

Marina Lima sobre liberdade: 'O maior preço que paguei foi o de ser mulher'

Marcia Fu entrega fórmula para sucesso após alçar voos na TV: 'Queria chegar no pódio'

Andrea Bocelli abre o coração em retorno ao Brasil: 'Música é um instrumento de paz'

Gisele Bündchen mergulha em fase de transformação e prova empoderamento e superação

Roberto Birindelli relembra gravações de filme no Panamá: 'Uma experiência brutal'

Mariana Rios fala sobre reorganizar vida profissional: 'Fiel aos meus planos e sonhos'