Homenagem!

Relembre algumas das novelas mais marcantes de Gilberto Braga

Com mais de 40 anos de carreira, autor Gilberto Braga escreveu diversas novelas de sucesso na televisão brasileira; vamos recordar?

Felipe Gatto Publicado em 27/10/2021, às 09h54 - Atualizado às 10h52

Relembre tramas marcantes de Gilberto Braga - Divulgação/TV Globo

Dono de um vasto e poderoso currículo na dramaturgia brasileira, o autor Gilberto Braga foi responsável por escrever alguns dos folhetins de maior sucesso da telinha.

Com mais de 40 anos de carreira, o artista sempre foi campeão de audiência, além de ter recebido ao longo de sua trajetória, importantes prêmios por conta dos seus trabalhos bem-sucedidos na Globo.

Para homenagear o grande autor Gilberto Braga, que faleceu nesta terça-feira, 26, aos 75 anos de idade, a CARAS Digital selecionou algumas das novelas mais marcantes do escritor.

Vamos relembrar?

BABILÔNIA (2015)

Última trama escrita por Gilberto Braga na programação da Globo, Babilônia não foi considerada um fenômeno de audiência na emissora, mas inovou ao tratar com naturalidade e empatia, temas importantes como a homossexualidade na terceira idade, abordado pelas veteranas Fernanda Montenegro (Tereza) e Nathália Timberg (Estela) na história.

CELEBRIDADE (2003)

Exibida em 2003, Celebridade trouxe o mundo dos famosos para a TV e rendeu ótimas e inesquecíveis cenas graças as oponentes Maria Clara (Malu Mader) e Laura (Claudia Abreu), que brilharam na trama com desempenhos que atraíram a atenção do público de casa. O núcleo cômico, protagonizado por Deborah Secco (Darlene) e Juliana Paes (Jaqueline), também deu o que falar e fez os telespactadores se divertirem muito!

O DONO DO MUNDO (1991)

A novela O Dono do Mundo fez sucesso em 1991 ao trazer uma história forte e atual para a televisão do país, protagonizada por Antônio Fagundes (Felipe Barreto) e Malu Mader (Márcia). A luta pelo poder, a ambição sem limites e a dualidade de caráter foram panos de fundo nesta obra de Gilberto Braga, conhecido pelo tom ácido e pelas críticas sociais sempre presentes em seus textos ousados na dramaturgia.

RAINHA DA SUCATA (1990)

No início dos anos 90, Rainha de Sucata agitou o horário nobre da TV Globo e conquistou índices elevados de audiência ao apresentar a história da batalhadora Maria do Carmo, personagem defendida com força e garra pela atriz Regina Duarte, que se destacou ao interpretar uma suburbana que conquistou o sucesso e ficou milionária, mas não esqueceu das suas origens mais simples. Dona Armênia (Aracy Balabanian), Nicinha (Marisa Orth) e Laurinha Figueiroa (Glória Menezes) também foram personagens de destaque na obra.

VALE TUDO (1988)

Exibida em 1988, Vale Tudo foi outra trama que abordou a ascensão e fez duras críticas à sociedade da época ao questionar temas como a honestidade e o poder aquisitivo. Estrelada por Regina Duarte (Raquel) e Glória Pires (Maria de Fátima), a novela ainda trouxe suspense e muita emoção para o público, que só descobriu quem matou a Odete Roitman (Beatriz Segall) no último capítulo do folhetim. Heleninha (Renata Sorrah) e Solange (Lídia Brondi) também foram personagens marcantes na história que bombou no Ibope.

E TEM MAIS!

Fora essas novelas, Gilberto Braga ainda esteve à frente de diversos outros sucessos na telinha, como em Lado a Lado (2012),  Insensato Coração (2011), Anos Rebeldes (1992), Dancin' Days (1978), Dona Xepa (1977), Escrava Isaura (1976), dentre diversos projetos que estarão sempre presentes na memória afetiva dos telespectadores que apreciam boas histórias e exaltam grandes personagens.
 

Gilberto Braga novelas

Leia também

Entenda por que Joana Fomm ficou de fora de Elas por Elas

Elas Por Elas: Saiba como será a última cena da novela

Danielle Winits relata emoção ao retornar às novelas: 'Estava com saudade'

Gabriela Loran chega a Renascer para romper com desafios: 'Quero sempre mais'

Marcelo Serrado relembra namoro com atriz da novela 'Por Amor'

Christiane Torloni relembra primeiro papel de protagonista em novela: 'Desafio'