Vida saudável

Cigarro X Crossfit: Educadora física fala sobre o desempenho de Fiuk e Arthur

Usando Arthur e Fiuk como exemplos, Carol Borba fala sobre o desempenho físico dos brothers do BBB21

Isabela Thurmann Publicado em 19/04/2021, às 16h12 - Atualizado às 16h30

Profissional analisa o desempenho de Fiuk e Arthur, do BBB21 - Reprodução/ TV Globo

Quem está acompanhando o BBB21 já sabe que, desde o começo do reality, existe uma desavença entre Fiuk e Arthur

Os telespectadores, então, criaram uma brincadeira de que a rixa deles é como se fosse uma guerra entre o cigarro e o crossfit, já que o cantor está sempre fumando e o outro é profissional físico.

“Dois maços de cigarro no café da manhã são bem mais revigorantes que suplemento batido com ovo”, brincou um internauta sobre a rixa. “Será que crossfit tá valendo tanto a pena assim?”, questionou outro.

Com toda essa repercussão nas redes sociais, realmente surgiu a dúvida do quanto a prática de exercícios e a de fumar acabam influenciando no desempenho atlético de uma pessoa. Carol Borba, que é educadora física, conversou com exclusividade com a CARAS Digital sobre o tópico.

Para ela, o exercício em si não é a única coisa que leva a um bom desempenho físico. “A gente precisa, além do treino, de muita concentração, de foco e de constância. Quando a gente aborda o tema foco, a gente tá tratando também de algo que vai além do corpo, que é a mente. Pra gente se manter constante mesmo quando vem o cansaço ou uma certa dor, a gente precisa trabalhar a mente e usar ela a nosso favor para não desistir nesses momentos, que são cruciais e importantes para que a gente consiga ultrapassar obstáculos e, assim, evoluir nos treinos e ter um bom desempenho físico”, explicou.

A profissional também fez questão de pontuar que isso acaba sendo um pouco diferente pelo fato de Arthur e Fiuk não estarem na ‘vida real’, e sim em um reality. “Na vida real, a gente tá ali por alguma motivação que é relativamente pequena quando a gente compara com um jogo. No jogo têm adversários e tem o prêmio envolvido. Então, o desempenho físico vai depender mais ainda do nosso foco e da nossa mente”, disse.

“O Arthur é um cara sarado, definido, que leva um estilo de vida totalmente voltado para a alimentação saudável e exercícios. Então, as pessoas esperam dele um desempenho melhor nas provas que envolvem físico. Diferente do Fiuk que, em uma prova que envolve muito físico, as pessoas não esperam muito”, analisou a educadora sobre os brothers. “Tem muito a ver com a nossa mente, envolvida em ambas as situações, tanto nas provas que envolvem uma habilidade mais mental quanto em uma habilidade mais física”.

Carol chegou até a apontar uma das coisas que pode acabar pesando na cabeça do crossfiteiro. “O Arthur, eu acredito que ele sofra uma pressão de estereótipo, que pode afetar muito. Poderia afetar o Fiuk se ele pensasse que em uma prova de resistência que ele não poderia competir a altura do Arthur. Mas, pelo que a gente tem visto, não afeta o Fiuk. Ele tem encarado essas provas de resistência e tem se dado muito bem, comparado com o Arthur. Então, talvez, essa pressão de estereótipo afete o psicológico do Arthur, talvez ele se cobre tanto nesses momentos porque ele ‘deveria ser, nos olhos de todos, a pessoa mais capacitada para vencer esse tipo de prova’, e talvez essa pressão dele mesmo possa atrapalhar”, falou.

A influenciadora fitness também afirmou que se o filho de Fábio Júnior, mesmo fumando, também treinasse, ele não sentiria essa mesma pressão que o ex-jogador de futebol sente. “Se Fiuk fizesse exercícios, ele teria uma capacidade cardiorrespiratória muito melhor. Eu acredito que se ele fizesse exercício e continuasse fumando, ele iria se sobressair. Eu acho que ele teria mais, além da capacidade psicológica, ele teria uma capacidade física melhor para vencer as provas”, revelou. 

Durante o reality, em meados de fevereiro, Arthur se machucou durante uma prova do líder e deslocou seu ombro, o que, para a profissional, não ‘igualou’ seu desempenho com o de Fiuk. “O Arthur já tem uma maturidade muscular, porque ele treina há muito tempo. Ele tem um porte físico, uma resistência e força, que vão muito além do que o que o Fiuk tem, pelo que a gente pode observar. Então, eu acredito que, mesmo lesionado, fisicamente, ele ainda continua ‘acima’ do Fiuk”, comentou.

Colocando as brincadeiras da rixa ‘cigarro X crossfit’ à parte, Borba fez questão de ressaltar que a prática de exercícios não compensa os riscos de fumar. “A pessoa pode fazer o exercício que for, pode ser um atleta, correr maratona, mas se ela fuma, o pulmão dela com certeza tá prejudicado. O exercício não tem a capacidade de modificar nada em nível pulmonar que o cigarro esteja estragando. O exercício ajuda a fazer melhor essas trocas pulmonares, mas ele não vai consertar um pulmão que está sendo agredido”, disse. “É óbvio que é muito melhor que a pessoa fume, se ela fumar, e faça exercícios, com certeza essas trocas dentro do pulmão vão ser mais eficientes, porque a pessoa está estimulando isso. Mas, não quer dizer que ela tá sarando, curando e cuidando do pulmão".

A educadora ainda revelou o que, para ela, é "ser saudável": “Fazer exercício, ter um momento de lazer, dormir bem, ter bons momentos de descanso e ter uma alimentação equilibrada. São três pilares que são necessários para que a gente tenha uma vida saudável: exercícios, alimentação e descanso”.

Para finalizar a conversa, Carol aproveitou para dar dicas para as pessoas que estão tentando parar de fumar, independente de quem para do dia para a noite ou aos poucos.“As duas opções são muito efetivas, contando que você foque nisso e tenha realmente vontade de parar. Eu acredito piamente que, conforme você for vendo o seu corpo mudar, a melhora no seu condicionamento, melhora na aparência da sua pele, isso é uma motivação. Isso faz com que você queria continuar esse caminho de deixar o cigarro de lado. Precisa de muita força de vontade e definir qual seria o melhor meio. A dica que eu tenho é: observe cada momentinho de melhora, porque é a melhora que vai fazer com que você queira continuar nesse processo”, concluiu.

Fiuk big brother brasil arthur Big Brother cigarro crossfit BBB21

Leia também

Marília Gabriela causou climão com Davi no 'Altas Horas', diz colunista

Matteus manda a real sobre seu relacionamento com Isabelle: "Não criem expectativas"

Elisangela Brito, mãe de Davi, deve ingressar na política, diz jornalista

Confirmado! Fernanda e Giovanna Pitel, do BBB 24, terão programa na Globo

Yasmin Brunet desabafa ao rever falas sobre o seu corpo dentro do BBB

Após confirmar término, Davi apaga fotos com Mani Reggo das redes sociais