QUEM SABE

Hortência Marcari revela se aceitaria ser técnica de basquete: ‘Quero desfrutar tudo que realizei’

Em entrevista à CARAS Brasil, a ex-jogadora de basquetebol Hortência Marcari analisa sua trajetória na profissão e comenta se aceitaria ser técnica

Felipe França

por Felipe França

Publicado em 25/03/2024, às 19h19 - Atualizado em 04/04/2024, às 15h27

Hortência analisa sua trajetória no basquetebol - Reprodução/Instagram

Quando o assunto é basquete, é impossível não se lembrar de Hortência Marcari (64). Ela é um ícone do esporte feminino. Com uma carreira de súcesso no esporte, em entrevista à CARAS Brasil, a atleta comenta se aceitaria ser técnica de basquete. 

"Não, eu vivi 22 anos profissionalmente e de alto rendimento, não tinha saída, não tinha férias, não tinha feriado. Se eu voltar a ser técnica, eu vou fazer as mesmas coisas, treino de manhã e tarde e tudo naquela pressão. Agora eu quero desfrutar tudo aquilo que realizei e plantei nesses 22 anos", declara.

Apesar da resposta, Hortência reforça que segue trabalhando como empresária e palestrante: "Eu continuo trabalhando e bastante. Quando estou em um palco [nas palestras], eu estou curtindo demais, é um trabalho, não existe conquista fácil, tudo você tem que pagar o preço. Se não, você não vai chegar lá".

Hortência começou sua trajetória no esporte muito cedo, com nove anos de idade já praticava futebol de salão, handebol e atletismo. Ela analisa sua trajetória: "Eu comecei a jogar basquete há 50 anos atrás, não tinha empoderamento da mulher, era uma luta diária".

Durante a conversa, Hortência comenta sobre empoderamento feminino no esporte: "Se você for ver, naquela época quem jogava basquete era só homem, era uma coisa de homem, mas eu não estava nem aí, eu amava o que fazia, estava me divertindo, estou nem aí. Se você ama o que escolheu, o importante é se dedicar e amar o que está fazendo", declara.

Hortência também mencionou sobre a importância do mês da mulher: "É importante para alertar as mulheres de que elas podem e devem correr atrás, não é fácil, a luta não é brincadeira, a gente tem um longo caminho ainda a seguir e conquistar, mas se você olhar para trás a gente já conquistou muitas coisas, hoje você vê mulheres em cargos que antes você não via", finaliza.

Felipe França

Felipe França é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero (FCL). É repórter de pautas especiais do Grupo Perfil. Tem passagens pela Coluna Flávio Ricco, no R7, e pela TV Gazeta. Possui paixão pelo universo da televisão, novelas e celebridades. Gosta da arte de ouvir histórias e pessoas.

Hortência Marcari basquete

Leia também

Ticiane Pinheiro e César Tralli reencontram Rafaella Justus: 'Saudade'

Ana Paula Siebert expõe ciúmes de Rafaella Justus com o pai: ‘Empecilho’

Matteus confessa ciúme de Isabelle em namoro à distância e explica o motivo

Seu Jorge faz rara aparição pública com a esposa, Karina Barbieri

Faustão aparece em detalhe de imagem com o filho caçula

Nina Dobrev, de 'The Vampire Diaries', sofre acidente de bicicleta elétrica