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Marina Abramovic: "Para ser um grande artista é um enorme empreendimento"

"Arte para mim é como respirar. Você não se pergunta se respira, você precisa respirar", conta ela em recente entrevista

CARAS Digital Publicado em 27/04/2015, às 16h50 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

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Marina Abramovic - Getty Images
Marina Abramovic - Getty Images

A artista plástica Marina Abramovic conversou com a revista The Talks sobre sua carreira e sobre seu sucesso tardio: "Estou curtindo muito".

você já duvidou que fosse uma artista?
Arte para mim é como respirar. Você não se pergunta se respira, você precisa respirar. Então se você acorda de manhã e precisa ter uma ideia, e tem outra ideia, e outra, talvez você realmente seja um artista. Isso não faz de você um grande artista, apenas faz de você um artista. Para ser um grande artista é um enorme empreendimento. Por isto, o instinto é muito importante.


Como esse instinto se manifesta na sua vida? Como novas ideias vão até você?
Odeio estúdios. Um estúdio é um buraco negro, nunca uso um estúdio para trabalhar. É muito artificial ir a um estúdio para ter novas ideias. Você precisa ter novas ideias no cotidiano. Por isso, para mim, os espaços mais importantes são locais 'de passagem' como aeroportos ou lobbies de hotéis - quando você está deixando um lugar e vai para outro. Ali você está mais perceptivo, vê as coisas. Se você pede para alguém que tem feito a mesma viagem para o trabalho por 25 anos descrever sua própria porta, ele provavelmente não conseguirá. Mas se você leva a mesma pessoa para o Japão e pede para que ele descreva algo, ele poderá fazer porque sua percepção está aberta.


Sua popularidades tem crescido muito ultimamente. Isso é estranho para você depois de uma carreira já consolidada?
Se você tivesse 25 anos e, de um dia para outro, se tornasse respeitado, isso poderia subir à cabeça. E aí você se tornaria narcisista. Tenho visto tantos artistas crescerem e caírem desse jeito. Ter sucesso aos 65 não muda nada para mim, mas me diverte muito que isso tenha acontecido tão tarde. Estar em uma revista aos 20 é ok. Mas quando você faz isso aos 65 é muito mais divertido!


Parece que você está curtindo.
Estou curtindo muito. A moda precisa cobrir histórias como a minha. Eu vou ao hotel e alguém cuida das minhas roupas; só carrego minha bagagem de mão. E tenho pessoas pensando em mim. Estou curtindo cada minuto disso desta popularidade. Mas é só vaidade.


É só vaidade ou a moda tem algo a ver com arte?
Tenho que responder mostrando isso! (pega seu IPad). Esta é uma foto que fizemos com Mario Testino para a V Magazine e depois fizemos para a Pop Magazine...Mas o que eu queria te mostrar era da Visionaire Magazine. Riccardo Tisci, o designer da Givenchy, era um editor convidado e me convidou para uma colaboração artística. Eu disse: “Ok, Riccardo. Mas você admite que a moda é a popularização da arte? Que a moda sempre tira ideias da arte?”. E ele disse sim. Então, eu disse, “Ok, então faremos esta colaboração: eu sou arte e você é a moda, chupe meu  peito”. Então foi isso que fizemos. (vira o iPad e mostra uma imagem de Riccardo Tisci com os lábios em seu seio).

Veja a entrevista completa em The Talks.