CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

TOMATE PELADO

Redação Publicado em 24/01/2007, às 22h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
TOMATE PELADO
TOMATE PELADO
Trata-se de um produto versátil e prático, que não pode faltar na dispensa. Como já é pré-cozido, em minutos se faz com ele um delicioso molho com sabor de tomate fresco e personalizado com aromas caseiros, já que vem sem tempero. O tomateiro (Lycopersicum esculentum, Mill.) é americano. Já os tomates pelados são italianos, criados no século 19, décadas após a descoberta, em 1809, pelo francês Nicolas Appert, do método de conservação de alimentos por tratamento térmico em potes de vidro fechados. A apertização, como foi batizada, foi aperfeiçoada em 1810 pelo inglês Peter Durand com a criação da lata revestida de estanho, mais resistente ao aquecimento. Logo havia muitas indústrias de tomate em conserva na Itália. A apertização tem a vantagem de dispensar conservantes. Os pomodori pelati, ou simplesmente pelati, chegaram ao Brasil no anos 1990 com a abertura das exportações. Antes, só eram encontrados em mercearias de produtos finos, com preços elevados. Hoje há até marcas importadas baratas. Além disso, empresas nacionais lançaram produto similar. A diferença entre o importado e o nacional é que o italiano utiliza, por lei, variedades de frutos alongados como o San Marzano, tido como o melhor para se fazer pelado. Eles têm ainda tonalidade vermelha forte e menos sementes, são mais doces, carnudos e firmes. Por serem mais resistentes, são colhidos bem maduros, o que os deixa saborosos e adocicados. Não há exigência quanto aos tipos de tomate no Brasil, que podem ser mais frágeis e menos saborosos; por isso é comum a adição de agente de firmeza (cloreto de cálcio) e acidulante (ácido cítrico). Já o produto italiano leva somente tomate e suco de tomate natural. O pelado pode ser usado em molhos, risotos, recheios, ensopados e peixadas. Receitas, produção e estilismo culinário: Maria Luiza de Brito Ctenas. Pesquisa de texto e informações nutricionais: Neide Rigo, nutricionista.

Saúde

É ruim para Pessoas com restrição de potássio â¬" devem desprezar o suco e as sementes; e quem sofre de gota, pois o ácido oxálico agrava os efeitos do acúmulo de ácido úrico no sangue. É bom para Quem quer perder peso, pois tem poucas calorias, além de ser boa fonte de vitamina C e de potássio; e como fonte de licopeno, agente antioxidante e anticancerígeno.

Ficha técnica

100 g de tomate pelado contêm: Calorias - 20 Proteínas - 0,929 g Carboidrato - 4,29 g Fibras - 1,3 g Niacina - 0,733 mg Vit. A - 60 re Vit. B1 - 0,045 mg Vit. B2 - 0,031 mg Vit. B6 - 0,09 mg Vit. C - 15,1 mg Vit. E - 0,38 mg Cálcio - 26 mg Cobre - 0,11 mg Ferro - 0,608 mg Fósforo - 19 mg Magnésio - 12 mg Potássio - 221 mg Sódio - 163 mg

Como se escolhe

Encontra-se tomate pelado em supermercados, sacolões e mercearias. Veja se a lata está limpa e sem ferrugem. Também não pode estar estufada. O rótulo deve trazer informações e o contato do produtor e do importador, além de prazo de validade. Veja também se há no rótulo o peso bruto e o drenado â¬" é este que deve servir de comparação, além de valor nutricional e ingredientes (de preferência, só tomate e suco de tomate). Se você ainda não tem uma marca preferida, compre algumas (já que o preço unitário é baixo), abra as latas e compare cor, sabor e aspecto do fruto. Avalie a relação custo/benefício e faça a escolha. Produtos abertos podem ser aproveitados para fazer ensopados e molhos.

Como se prepara

Tomates pelados estão prontos para uso. Basta lavar a lata, abrir e separar a quantidade que vai usar. Ponha o resto em vidro com tampa e guarde na geladeira por até dois dias. Caso vá triturar, coloque todo o conteúdo da lata no liquidificador. Se precisar dos tomates inteiros ou picados grosseiramente, ponha o tomate na tábua de cozinha e corte fora a inserção do pedúnculo, em geral mais dura e escura. O suco também pode ser usado. Se preferir preparar tomates pelados em casa, compre frutos alongados, lave e faça um corte raso e em cruz na inserção do cabinho. Mergulhe em água fervente por 1 min, ou deixe no vapor por 2 min. Espere esfriar um pouco e tire a pele com faca.

Minha receita

Virna Dias (jogadora de vôlei de praia)Virna Dias (jogadora de vôlei de praia) Experimente fazer bruschetta, uma especialidade da Úmbria e da Toscana, na Itália, com tomate pelado. Corte 4 tomates pelados em cubinhos. Reserve. Aqueça o forno a 180 graus. Corte 6 fatias de pão italiano ao meio, formando 12 fatias menores. Coloque-as em uma assadeira. Leve ao forno e deixe dourarem. Retire. Esfregue 1 dente de alho cru nas fatias. Regue-as com 1 fio de azeite de oliva extravirgem e tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora. Distribua nas fatias 6 folhas de manjericão picadas. Junte mais sal e pimenta. Sirva quente.