CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil
Esporte / Olimpíada

Marcelinho Machado, do basquete, vê vantagem em já ter adversários definidos nos Jogos de Londres

Redação Publicado em 30/04/2012, às 14h49 - Atualizado às 15h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Marcelinho Machado - Divulgação/CBB
Marcelinho Machado - Divulgação/CBB

Nesta segunda-feira, 30, o Brasil sediou pela primeira vez em sua história um sorteio entre adversários de uma modalidade esportiva para uma Olimpíada. Em evento realizado no Rio de Janeiro, a Federação Internacional de Basquete (Fiba), o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) definiram os grupos dos torneios masculino e feminino de basquete dos Jogos Olímpicos Londres – 2012.

Na competição feminina, a Seleção Brasileira caiu no Grupo B, com Austrália, Grã-Bretanha, Rússia e mais duas equipes que se qualificarão no Pré-Olímpico Mundial, em Ankara, na Turquia, no fim de junho. “Austrália e Rússia são as favoritas aos primeiros lugares do nosso grupo, o que acho bom para o Brasil. Assim a gente pode jogar sem tanta pressão. Só depende de nós”, disse Erika, pivô da seleção nacional.

“O basquete feminino brasileiro está evoluindo bastante desde a chegada da Hortência à Confederação Brasileira. E isso me dá confiança para fazer o possível para alcançar um bom resultado nos Jogos”, acrescentou ela, que já disputou as Olimpíadas de Atenas, em 2004, quando o Brasil alcançou a quarta colocação.

Já no lado masculino, o Brasil, que também ficou no Grupo B, enfrentará Espanha, Austrália, China, Grã-Bretanha e mais uma equipe a ser definida no Pré-Olímpico Mundial. “Em esporte nunca dá certo escolher adversários e serão todos jogos muito difíceis. A nossa vantagem, após o sorteio, é que já temos quatro equipes definidas no nosso grupo, sem precisar esperar pelo Pré-Olímpico. Assim, já podemos iniciar a preparação específica para enfrentar cada um desses adversários”, disse o tricampeão pan-americano Marcelinho Machado.

Ao falar do inédito sorteio realizado no País, Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro e do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016, declarou. “Este é um momento histórico para o Brasil. O COB está muito honrado em poder receber esse evento, com alcance mundial. Além do reconhecimento da Fiba ao esporte brasileiro, certamente esta foi mais uma grande oportunidade para demonstrar ao mundo a importância que o Brasil tem hoje no cenário esportivo internacional”.

Uma série de atletas, que ajudou a construir a história do basquete brasileiro, também compareceu ao evento. Entre eles, estavam Hortência, Janeth Arcain, MagicPaula, Oscar Schmidt e Wlamir Marques.