CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

UVA THOMPSOM

Redação Publicado em 11/07/2008, às 13h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
UVA THOMPSOM
UVA THOMPSOM
A videira foi introduzida no Brasil pelos portugueses no século XVI. Mas seu cultivo praticamente acabou no século XVIII. Entre 1830 e 1840, foram trazidas as primeiras videiras norte-americanas, mais resistentes e com maior potencial de adaptação às condições climáticas e de solo do país. Hoje, variedades e cultivares selecionados de uvas de mesa das espécies Vitis vinifera L., ou européia, e Vitis labrusca, ou norte-americana, estão adaptados ao Brasil e são cultivados nas diferentes regiões. Ambas englobam uvas de mesa e para vinho. As uvas de mesa da espécie labrusca (Niagara, Isabel, traviú e outras) são chamadas de rústicas ou silvestres. Já variedades como red globe, Itália ou Thompson, da espécie V. vinifera, são chamadas também uvas finas. Aumentou nos últimos anos a produção das uvas finas de mesa no país, em especial sem sementes, como a Thompson. Conhecida como sultanina no Mediterrâneo Oriental, esta uva passou a ser chamada de Thompson em homenagem ao viticultor que a criou. William Thompson nasceu na Inglaterra em 1839 e mudou-se para os Estados Unidos em 1863. Ao longo de quatro anos e muitos enxertos, chegou à produção desta uva sem sementes. Hoje ela é cultivada mundo afora. Os bagos da Thompson são grandes e ovalados, com textura crocante. É muito doce e tem sabor delicado. A polpa é clara, translúcida e, embora seja bastante aquosa, tem consistência firme, podendo ser fatiada. Ela é ideal para decorar canapés, incrementar saladas verdes, contrastar com o sabor e a textura de queijos e ser usada em receitas salgadas como saladas frias combinadas com frango, peru, atum, noz e amêndoa. Entra ainda em pães, salada de frutas com iogurte, muffins, sanduíches, gelatinas e pratos com frango e grãos.

Saúde

É ruim para Pessoas com trânsito intestinal aumentado, ou nos casos em que se contra-indicam alimentos de efeitos laxativos; e quem é alérgico a outros alimentos, pois pode sê-lo às uvas. É bom para Ser consumida com a casca, que tem alto teor de flavonóides e fenóis, substâncias que podem ajudar a prevenir tanto doenças cardíacas como alguns tipos de câncer.

Ficha técnica

100 g de uvas Thompson contêm: Calorias - 70,6 Proteínas - 0,664 Carboidratos - 17,8 g Gordura - 0,58 Fibras - 1,6 g Vit. B1 - 0,092 mg Vit. B2 - 0,058 mg Vit. B6 - 0,11 mg Niacina - 0,3 mg Folacina - 3,9 mcg Vit. C - 10,8 mg Cálcio - 11 mg Cobre - 0,09 mg Ferro - 0,26 mg Magnésio - 6 mg Fósforo - 13 mg Potássio - 185 mg Sódio - 2 mg

Como se escolhe

Pode-se encontrar uva Thompson, em especial nos grandes centros urbanos, tanto nacional, produzida no Vale do Rio São Francisco, quanto importada. A uva se apresenta em cachos grandes, de coloração verde-clara, com nuanças de amarelo ou âmbar. Ao comprar, segure o cacho pelo talo principal e verifique se as bagas estão bem firmes. Elas devem ter consistência firme, mas não dura - como não amadurecem mais depois que foram colhidas, precisam ser compradas no estágio ótimo de maturação, bem desenvolvidas e coloridas. Rejeite se parecerem leves para seu tamanho, se estiverem murchas, amassadas ou com partes esbranquiçadas ao redor do cabinho.

Como se prepara

As Thompson devem ser guardadas em saco plástico ou recipiente tampado, na geladeira, para se manterem frescas. Elas se conservam por até sete dias em temperaturas de 3,5 a 5 graus. Só lave, em água fria corrente, ao usar. O ideal é consumi-las geladas. A casca é comestível, mas, se quiser tirá-la, puxe a película com faca ou jogue sobre os bagos água fervente que os cubra, espere amornar e puxe as cascas. Podem ser congeladas e comidas com sorvete. Como têm muito açúcar, não endurecem com o resfriamento. Basta soltar os bagos dos cachos, lavar, secar e pôr em bandeja que vá ao freezer. Quando estiverem firmes, guarde em embalagem plástica que feche muito bem.

Minha receita

Gregory Fink (artista plástico)Gregory Fink (artista plástico) Este filé de linguado com uva verde é uma receita de meu amigo e chef Christophe Besse, do All Seasons (SP). Preaqueça o forno a 200 graus. Pincele um pirex com 20 g de manteiga. Ponha nele 1 cebola picada, 50 g de alho-poró laminado, 20 uvas Thompson e 8 filés de linguado sem espinha e a pele. Molhe com vinho branco. Cubra com papelalumínio. Asse por 5 min. Tire. Reserve filés e despeje o resto numa panelinha. Junte 1 alho. Ferva em fogo médio até reduzir a 80%. Ponha 300 ml de creme de leite. Reduza a 50%. Peneire. Reserve. Descasque 20 uvas e espalhe nos filés. Aqueça. Reserve. Esquente o molho e tempere com sal, pimenta e suco de 1 limão. Misture com 20 g de manteiga. Regue os filés. Sirva com arroz de forno.