Assine

Por CARAS Online 7 anos atrás

MELADO DE CANA

Há cerca de 3 000 anos, os indianos descobriram que, fervendo o caldo da cana (Saccharum officinarum), originária da Nova Guiné, se obtém um xarope que, batido, dá um açúcar rústico hoje conhecido como mascavo. Foi a primeira tentativa de substituir o mel como adoçante. Vem daí a expressão "mel sem abelhas", cunhada pelo rei persa Dario I (550-486 a.C.), que invadiu a Índia e descobriu a iguaria. O segredo do açúcar escuro se espalharia pelo mundo após o século VII, com a invasão da Pérsia pelos árabes. Ao Brasil, a cana chegou em 1532. Seus subprodutos logo entraram na dieta local, dando origem a enorme variedade de doces. O melado é obtido da fervura do caldo de cana até ficar consistente, ao mesmo tempo em que é purificado com a retirada constante da espuma. Mais concentrado, batido até começar a cristalizar e moldado em formas de madeira, ele se transforma na rapadura. Para virar açúcar mascavo, deve ser batido até secar. O melado é, pois, um produto artesanal, sem aditivos. Nos Estados Unidos e na Europa, costuma ser usado como calda para panquecas e em pães e bolos, combinado com canela, raspas de limão, cravo, gengibre, alcaravia, erva-doce, noz-moscada, frutas cristalizadas, banana, uvas passas, amêndoas e nozes. A cozinha cajun, do sul dos Estados Unidos, lança mão dele para besuntar assados e preparar molhos para carnes e frutos do mar. Além dos usos sertanejos - sobre mandioca cozida, batata-doce, queijos ou misturado com farinha de milho ou de mandioca -, pode entrar numa infinidade de pratos, incluindo grande parte das receitas que levam mel. Veja receitas clicando nas imagens abaixo: Receitas, produção e estilismo culinário: Maria Luiza de Brito Ctenas. Pesquisa de texto e informações nutricionais: Neide Rigo, nutricionista.

Saúde

É ruim para Portadores de diabetes, por ser rico em sacarose, como os demais açúcares, e quem faz regime de emagrecimento, devido a seu alto teor calórico. É bom para Pessoas que gastam muita energia e as que estão inapetentes ou anoréxicas, por ser boa fonte de carboidratos na forma de açúcares de fácil absorção.

Ficha técnica

100 g de melado contêm: Calorias - 266 Proteínas - 0 Carboidratos - 68,9 g Vit. B1 - 0,006 mg Vit. B2 - 0,005 mg Niacina - 0,058 mg Vitamina B6 - 0,19 mg Folacina - 0,709 mcg Ác. pant. - 0,079 mg Cálcio - 60,1 mg Cobre - 0,211 mg Ferro - 1,35 mg Magnésio - 20,6 mg Fósforo - 15,6 mg Potássio - 245 mg Selênio - 0,533 mcg Sódio - 27,7 mg Zinco - 0,128 mg

Como se escolhe

Nos supermercados existem marcas de grandes empresas, mas em mercados populares e de produtos naturais se encontram versões rústicas, em embalagem de cerâmica, por exemplo. Como existem empresas de fundo de quintal, sem controle de higiene, comece por observar o local de compra. No rótulo devem constar nome do fabricante, endereço e prazo de validade. Evite o produto que tiver muita espuma na superfície, o que indica presença de impurezas e descuido na produção. O melado dura um ano aberto e dois fechado. Se a idéia não for consumi-lo em poucos dias, o melhor é deixá-lo na geladeira para não mofar.

Como se prepara

Faça melado. Coe o caldo de cana em pano e ferva até engrossar. Ou derreta 1 xíc. de pedaços de rapadura em 1 e 1/2 xíc. de água e ferva até o ponto de melado. Ponha em vidro fervido e seco, na geladeira. Se aparecer mofo na superfície, descarte. Se cristalizar, derreta em banho-maria. O melado substitui, na mesma proporção, mel, glucose de milho e xarope de maple nas receitas. No caso do açúcar mascavo, troque 3/4 de xíc. por 1 xíc. de melado. Faça café à moda cajun. Junte 6 col. (sopa) de melado e 3 xíc. de café forte e aqueça, sem ferver. Ponha 1 col. (sopa) de rum escuro em cada xícara, despeje o café, cubra com creme batido e polvilhe com noz-moscada.

Minha receita

Ticiane Pinheiro (modelo)Ticiane Pinheiro (modelo) Este bolo de melado é fácil de fazer e uma ótima companhia para o chá da tarde. Bata 3 ovos inteiros com 1 xícara de melado e 2 colheres (sopa) de manteiga light. Quando estiver cremoso, misture 3 xícaras de suco de laranja e 1 xícara de coco fresco ralado. Incorpore 4 colheres (café) de fermento em pó e 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo. Transfira a massa - que deve ficar mole - para uma fôrma untada e polvilhada com farinha de trigo. Asse em forno preaquecido até dourar.

Tags relacionadas: noticia

Notícia publicada Qui, 13 Jul 2006 as 10:08, por CARAS Online.


Mais Notícias de noticia