CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Marco Pigossi estreia 'As Eruditas' em SP

O ator Marco Pigossi está no elenco de 'As Eruditas', clássico de Molière, da Cia Limite 151. O espetáculo fica em cartaz no Teatro Brigadeiro, de sexta a domingo, até 25 de setembro

Rafael Andrade Publicado em 06/08/2011, às 10h01 - Atualizado em 08/08/2019, às 15h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Marco Pigossi e Janaína Prado - Divulgação
Marco Pigossi e Janaína Prado - Divulgação

Em cartaz desde 2007, a montagem da Cia Limite 151 para o clássico As Eruditas, de Molière (1622-1673), reestrou em São Paulo na noite desta sexta-feira, 5. A peça traz como novidade a entrada para o elenco do ator Marco Pigossi (22).

Na comédia escrita pelo francês em 1672, os personagens contam piadas em rimas. Trata-se da história de três mulheres da alta classe parisiense deslumbradas pelo mundo das letras e da filosofia: a matriarca, Filomena (Theresa Amayo); sua filha mais velha, Armanda (Jacqueline Brandão); e a cunhada Belisa (Gláucia Rodrigues).

Filomena quer casar a filha mais nova, Henriqueta (Janaína Prado), com o falso intelectual Tremembó (Gustavo Ottoni), interessado pelo dote da moça. Mas Heriqueta gosta de Cristóvão, o personagem de Pigossi, um jovem de família simples, trabalhador e honesto.

"Ele sofreu por anos nas mãos da Amanda, que foi a primeira paixão dele", conta o ator. "O Cristóvão critica a situação que está acontecendo naquela casa, a obsessão pela cultura. Na verdade, alguns ensinamentos da vida são tão fundamentais quanto, ou talvez ainda mais. Ele é o porta-voz do Molière, está ali para dizer o que o autor pensava", diz.

No elenco estão ainda Elcio Romar - no papel de Crisaldo, o pai de Henriqueta, que é subalterno da esposa, mas acaba conseguindo resolver os problemas da filha e dele próprio. E ainda Tony Giusti, Marcelo Sant'Anna e Renata Sabino.

O texto de As Eruditas foi traduzido por Millôr Fernandes, e o espetáculo foi dirigido por José Henrique. Fica em cartaz até 25 de setembro no Teatro Brigadeiro (Av. Brigadeiro Luís Antonio, 884), em São Paulo. Às sextas e sábados, às 21h; e domingos, às 19h.