CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Laura Pausini: "Fui brasileira em outra vida"

A estrela italiana Laura Pausini fala em entrevista à CARAS Online sobre o novo trabalho, intimidade, relação com o Brasil e nova turnê

Eduardo Laviola Publicado em 11/11/2011, às 00h12 - Atualizado em 08/08/2019, às 15h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Laura Pausini no Brasil para divulgar novo single 'Benvenuto' - Reprodução
Laura Pausini no Brasil para divulgar novo single 'Benvenuto' - Reprodução

Depois de dois anos "sabáticos", uma das maiores estrelas italianas de todos os tempos está de volta. Com mais de 70 milhões de cópias vendidas, Laura Pausini (37) mais uma vez se prepara para percorrer o mundo com a nova turnê intitulada Inedito World Tour. Enquanto isso, os fãs aguardam ansiosamente seu novo álbum Inedito, que chega às lojas nesta sexta-feira, 11 de novembro. A cantora e compositora esteve em São Paulo no dia 27 do último mês para divulgar seu novo single Benvenuto. Em um hotel de luxo da capital paulista, Laura recebeu a CARAS Online para uma entrevista. Com o português cada vez melhor e muito simpática, Laura Pausini domonstra por que é tão querida pelo público de vários países: ela fala cinco línguas fluentemente (inglês, português, espanhol, francês, além de sua língua nativa). Apesar de sua consagração e dos 18 anos de carreira, Laura impressiona por ser tão acessível.

Com início dos shows marcado para o dia 22 de dezembro em Milão, Laura Pausini segue para Roma e logo depois chega a São Paulo. Inicialmente com duas apresentações agendadas, a cantora recentemente anunciou um show extra porque os ingressos se esgotaram rapidamente. Incansável, ela promete: "Serão mais de 100 noites de concertos em 2012. Vou terminar em 31 de dezembro do ano que vem". A artista fala ainda sobre sua intimidade e planos para a vida pessoal.

- Como foi o processo de criação do single Benvenuto e do novo CD Inedito?
O meu novo CD não se chama assim simplesmente porque 15 canções são inéditas. Inedito é o percurso que eu fiz durante os últimos dois anos para escrever, gravar e realizar o meu último disco. Foi muito especial. A primeira canção de trabalho se chama Benvenuto, 'bem-vindo' em italiano. Fala das pessoas autênticas, da liberdade de poder viver sem medo e de sermos nós mesmos. 

- Por que o lugar escolhido para o clipe foi Amsterdã? Qual a sua relação com a Holanda?
O clipe fala de liberdade, é uma homenagem ao Woodstock, festival dos anos 70, e que foi muito importante para música mundial. Queria também fazer uma homenagem àquele estilo de vida, muito livre. Estamos todos vestidos como hippies. Filmei em Amsterdã, que eu tanto adoro. A Holanda foi a primeira terra fora da Itália onde fiz sucesso quando eu tinha 18 anos. Eu queria fazer uma homenagem a esse país que eu amo.

- Ficamos sabendo que vocês tiveram que isolar a área porque tinham muitos paparazzi fotografando e fazendo vídeos...
Foi uma loucura. Precisamos isolar tudo porque os paparazzi faziam muitas fotos e gravavam vídeos para internet. Eu não queria que as imagens caíssem na rede antes do meu clipe original. Mas gostei muito, foram dias muito especiais.

- É verdade que os figurantes eram seus fãs? Tinha um brasileiro entre eles?
As pessoas que estavam comigo não são atores, são pessoas do meu fã clube. Entre eles tinha um brasileiro, sim. Tenho uma relação ótima com o meu fã clube. O diretor fez uma seleção escolheu algumas pessoas. Elas foram comigo até a Holanda para gravar. Foi maravilhoso.

- Como é para você compor a suas canções ao lado do seu namorado [o guitarrista de sua banda, Paolo Carta, que também faz parcerias nas composições de Laura]?
Escrever uma canção é uma coisa muito íntima. Principalmente pra mim. Tudo o que eu escrevo fala de mim, coisas muito pessoais, privadas... Quando eu escrevo uma canção, estou junto com pessoas que me conhecem muito profundamente. E quando eu estou com o meu namorado, a pessoa por quem eu sou apaixonada, fico muito tranquila. Ele me conhece muito bem. Essa é uma parte muito interessante do meu trabalho e da nossa relação. Juntos fazemos uma coisa única. É muito romântico.

- Quem é a Laura Pausini fora dos palcos? A Laura compositora, irmã, filha, namorada e mulher?
Adoro estar em família, com o meu namorado, com os meus cachorros... Eu gosto muito de dormir. Então, quando é possível, quando não eu trabalho, durmo muito... Até meio dia. Fico muito na cama. Gosto muito da cama para comer, entrar na internet, ler um livro, ver TV. Eu gosto demais. Também escrevo muito na cama.

- Quem é a Laura Pausini que você vê quando assiste aos seus próprios shows em DVD?
Encontro uma pessoa muito mais forte que eu acredito ser e fico feliz com isso. Na TV, eu sou um pouco mais gorda, não gosto [risos]. Gosto da voz e do público, que quer muito me ver cantar. Fico feliz com o que vejo.

- Para a turnê Inedito World Tour você conseguiu reunir nomes muito importantes do show business mundial como Mark Fisher e Patrick Woodroffe. Profissionais que já trabalharam com os maiores grupos da história da música como U2 e Pink Floyd, por exemplo. O que o público pode esperar dessa turnê? Será uma megaprodução?
O show vai ser uma mega produção. Para o Brasil, eles desenharam um espetáculo especial que será um pouco diferente dos shows da Europa, mas será muito especial. Vai durar 2h10m. Será um percurso dentro da minha carreira, vou cantar todas as canções que marcaram: La Solitudine, Strani Amori, Incancellabile, outras mais recentes como Vivimi, Primavera In Anticipo, Invece No, Tra Te e il Mare, E Ritorno Da Te, Non C’è e muitas outras. Canto também cinco canções, as mais representativas, do novo disco.

- Quando você deixa o nosso país, o que você leva daqui com você?
A alegria. Aqui nesta terra vivem e moram pessoas muito alegres. Amo o Brasil muito. Ainda não conheço muitas cidades, mas fico sempre muito feliz aqui. Brasil é Brasil pra mim. Nenhum lugar chega perto. A primeira vez que eu vim, fiquei muito impressionada. Todo muito falava muito rápido e eu entendia tudo, mas nunca tinha estudado português. Como eu amo o Brasil! Realmente me sinto em casa aqui. Acredito que já fui brasileira em outra vida.

- Você já fez muitos duetos e parcerias musicais. Com quem você ainda gostaria de cantar? Nessa lista tem brasileiros?
Adoro fazer duetos. Já cantei com muitos nomes que amo, mas do Brasil, por exemplo, gostaria de gravar com Ivete (39), Ana Carolina (37), Maria Gadú (24), Ed Motta (40), que por sinal canta com uma voz maravilhosa. Gosto muito da ideia de poder cantar com a Celine Dion (43). Cantamos juntas em um projeto de Michael Jackson, em 2001. A encontrei muitas vezes em vários países, mas nunca cantamos juntas uma canção nossa. Gostaria muito.

- Quais são os seus projetos para 2012? Você pensa em se casar oficialmente?
O ano que vem vai ser muito bom pra mim. Vou estar em turnê. São mais de 100 noites de concertos e vou terminar em 31 de dezembro de 2012. Vou cantar todos os dias. Muita gente fala sobre um possível casamento da ‘Laura’, ‘Laura grávida’, querem me casar e que eu tenha filhos [risos]. Mas não estou pensando nisso agora. Acredito que tenho mais tempo depois de 2012 e vou pensar depois. Acho que o começo de 2013 será importante para eu pensar o que quero fazer concretamente com a minha vida pessoal. Agora estou feliz assim.

Assista ao vídeo da TV CARAS: