CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

HARUSAME

RECEITA

Redação Publicado em 07/07/2008, às 14h13 - Atualizado em 09/04/2019, às 09h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
HARUSAME
HARUSAME

O harusame é uma massa japonesa. Ele integra um conjunto de massas asiáticas, ou noodles, cuja criação ocorreu no norte da China na dinastia Han (206 a.C a 220 d.C). O processo de secagem, porém, só surgiria na dinastia Yuan (1271-1368 d.C). Tais massas se tornaram conhecidas e produzidas também no Japão, na Coréia e em países do Sudeste Asiático. De início eram feitas de farinha de trigo, mas depois se passou a produzi-las igualmente de trigo sarraceno, de amido do feijão chinês mung - , o mesmo com o qual se produz brotos -, de amido de arroz, de batata, de batata-doce, de soja ou de cará. As massas podem ser finas, achatadas, redondas, retas ou enroladas em ninhos. Hoje, o Japão é o país que mais as consome, produzidas tanto de trigo comum e sarraceno quanto de vários tipos de amido. Os noodles harusame (literalmente, "chuva de primavera") são feitos de amido de arroz, de batata, de batata-doce ou, ao estilo chinês, de amido de feijão mung. Graças aos imigrantes japoneses, hoje o harusame é um ingrediente já incorporado aos hábitos brasileiros. Os fios podem ser achatados ou arredondados, mas não vêm em ninhos. Crus, são translúcidos, porém, depois de cozidos ou de demolhados em água fervente, se tornam quase transparentes. Podem ser usados de várias formas. Alguns cozinheiros quebram os fios crus e os fritam, usando os pedacinhos para dar textura crocante em saladas. Podem também compor sopas ou ser servidos como acompanhamento. Cozidos em água quente fora do fogo, tornam-se elásticos, macios e flexíveis e entram no recheio de rolinho-primavera. Embora tenham sabor neutro, absorvem sabores facilmente, o que faz deles ótima escolha para muitos pratos, desde que recebam algum molho ou temperos.

Saúde

É ruim para Pessoas que querem emagrecer, pois é bastante calórico; e portadores de intestino preso - devem consumir em pequena quantidade, porque apresenta baixo teor de fibras. É bom para Quem tem alergias, pois os amidos são pouco alergênicos; e aqueles que têm doença celíaca (intolerância ao glúten do trigo, cevada e centeio), pois não contém a substância.

Ficha técnica

100 g de harusame contêm: Vit. C - 0 mg Cálcio - 20 mg Cobre - 0,02 mg Ferro - 1,58 mg Magnésio - 1 mg Fósforo - 6,97 mg Potássio - 11 mg Selênio - 0,921 mcg Sódio - 1 mg Zinco - 0,12 mg Calorias - 341 Proteínas - 0,19 g Carboidratos - 88,2 g Fibras - 1,1 g Vit. B1 - 0,004 mg Vit. B6 - 0,008 mg Folacina - 4 mcg Ac. pant. - 0,135 mg

Como se escolhe

É encontrado nos mercados asiáticos ou na seção de produtos orientais dos supermercados. Os fios são retos. Confira o tipo de amido utilizado, em geral de batata, arroz ou feijão mung. Veja as condições da embalagem e se as informações do rótulo estão em japonês (tem que haver tradução para o português, conforme exigência legal). Veja o prazo de validade e certifique-se de que a embalagem está intacta. Os macarrões devem estar soltos, secos, translúcidos e sem mancha escura ou pó no fundo da embalagem. Conserve em local seco por até um ano antes de abrir. Ou, depois que for aberto, em um pote fechado.

Como se prepara

Não precisa ir ao fogo. Se for, é por pouco tempo. E sempre tem de ser hidratado antes. Para fazer salada, ponha a quantidade desejada numa tigela e junte água fervente. Reserve por 15 min, separando os fios de ve z em quando com garfo. Quando estiverem bem hidratados e elásticos, enxágüe em água fria e tempere. Para fazer sopa, proceda da mesma forma e, sem lavar, junte-o ao caldo. Se quiser deixá-lo mais mole, cozinhe por 1 min com caldo. Faça salada misturando harusame, cebolinha, broto de feijão aferventado, tirinhas de cenoura, pepino. Tempere com molho feito com 5 col. (sopa) de vinagre de arroz, 1/2 col. de açúcar e 1 col. de saquê.

Minha receita

Issao Imamura (ilusionista)Issao Imamura (ilusionista) Experimente fazer este sukiaki, que minha mãe, Mioko Imamura, sempre faz para mim. Prepare o molho. Misture numa vasilha 100 ml de água, 125 ml de shoyu, 50 ml de saquê, 30 cm de kombu, 1 col. (café) de ajinomoto, açúcar e 1 pacote de hondashi. Reserve. Aqueça 1 col. (sopa) de manteiga numa woke. Ponha 1 cebola fatiada e 250 g de carne bovina em tiras. Refogue rapidamente. Vá colocando o molho que achar necessário e mexendo. Incorpore acelga e espinafre japonês fatiados, broto de feijão, cenoura pré-cozida em fatias, shimeji e shiitake sem os talos, tofu em cubos, cebolinha fatiada. Por último, ponha o harusame cozido rapidamente. Mexa. Cozinhe por alguns minutos. Sirva com ovo cru ou cozido.