CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Fernando Meirelles e elenco participam da première mundial de ‘Xingu’ em Manaus

O filme 'Xingu' abriu nesta quinta-feira, 3, o Amazonas Film Festival, em Manaus. O produtor Fernando Meirelles, e os atores Felipe Camargo e João Miguel avaliaram a importância do longa que conta a aventura dos irmãos Villas Bôas

Ana Carolina Addario Publicado em 04/11/2011, às 00h16 - Atualizado em 08/08/2019, às 15h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Elenco do filme Xingu - Carol Andrewsk / CARAS Online
Elenco do filme Xingu - Carol Andrewsk / CARAS Online

Se existe um lugar no mundo onde o longa Xingu deveria ser lançado, este lugar é a cidade de Manaus. E foi na noite desta quinta-feira, 3, durante a cerimônia de abertura da oitava edicão do Amazonas Film Festival, na capital amazonense, que o novo filme do diretor Cao Hamburger fez sua primeira e bem sucedida aparição ao mundo. Absolutamente aplaudido e satisfeito com o trabalho, Cao contou a CARAS Online porque, depois de 50 anos da criação do parque indígena, a apresentação de Xingu em Manaus tem tanto simbolismo.

"Xingu estréia em abril de 2012, mas pra gente foi muito importante fazer essa sessão aqui ainda em 2011 porque este ano o Parque Nacional do Xingu completa 50 anos. Então pra gente está sendo muito importante celebrar a data e a obra dos irmãos Villas Bôas aqui na Amazônia, porque tem todo um simbolismo muito legal. A reação do público aqui foi incrível, não poderia esperar melhor reação e eu acho que tanto o público brasileiro quanto o internacional pode se conectar com o filme", afirmou Cao após a apresentação no longa no Teatro Amazonas, localizado no centro de Manaus.

Produtor do filme e homenageado de honra da noite, o cineasta Fernando Meirelles (55) falou sobre a expectativa da entrada do filme no circuito cinematográfico no próximo ano. "Depois dessa estreia do filme hoje em que o público foi tão caloroso, que foi aplaudido cinco vezes, eu fiquei mais animado até que este pode ser um filme que toque o coração das pessoas. O filme estreia no ano que vem e a gente acha que tem história e filme suficiente para ser um dos grandes acontecimentos deste ano que entra", profetizou Meirelles, que chegou à cerimônia desta noite acompanhado da esposa e de seu filho.

Produzido pela 02 filmes e dirigido por Cao, o filme narra a aventura dos três irmãos Villas Bôas, que decidem se aventurar desbravando territórios ocupados por tribos indígenas na floresta amazônica e fundam a reserva ecológica do Parque Nacional do Xingu, que completa 50 anos em 2011.

Felipe Camargo (61), que interpreta Orlando Villas Bôas, conto um pouco de sua relação com a história. "Antes de entrar neste projeto, eu sabia superficialmente sobre essa aventura, como muita gente. Daí conheci a trajetória dos Villas Bôas e fiquei completamente apaixonado pela força desses homens", contou."O filme ajuda as pessoas a entenderem a necessidade de cuidar da nossa terra como eles fizeram. Estamos vindo de uma sucessão de governos que ignoravam toda essa questão da preservação. Espero que Xingu ajude a conscientizar a população disso", disse Camargo esperançoso.

Para o premiado ator João Miguel (41), que deu vida ao audacioso Claudio Villas Bôas, o filme ressalta a importância da visão de um mundo melhor que os três irmãos tiveram. "Os irmãos Villas Bôas são mais do que heróis brasileiros, eles são heróis mundiais porque tiveram a energia de construir um país inteiro dentro do próprio Brasil auxiliando a vida de muitas etnias. Lançar luz a uma discussão como essas 50 anos depois faz deste filme uma coisa ainda mais bonita", avaliou.

Ainda durante a cerimônia de abertura do evento, o secretário de Estado da Cultura do Amazonas, Robério Braga, anunciou que a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) oferecerá vagas para o curso de Cinema a partir de 2013.

A oitava edição do Amazonas Film Festival acontece no centro da cidade de Manaus entre os dias 3 e 9 de novembro.

Confira abaixo os principais momentos da festa de abertura do Amazonas Film Festival: