CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Fé e artes na tradição de Paulo Coelho

Escritor Paulo Coelho presta honra a São José em oração e toca com Rudolf Schenker, do Scorpions

Redação Publicado em 27/03/2012, às 12h40 - Atualizado em 07/06/2012, às 23h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Em um castelo na Itália, o músico alemão e Paulo cantam sucessos da banda Scorpions. - Alvaro Teixeira
Em um castelo na Itália, o músico alemão e Paulo cantam sucessos da banda Scorpions. - Alvaro Teixeira

O escritor Paulo Coelho (64) marcou com outra arte, a música, a comemoração pelo 25º ano consecutivo do dia do seu santo de devoção, São José, padroeiro dos trabalhadores e da família. “Nasci enforcado no cordão umbilical e minha mãe fez uma promessa a São José para que eu sobrevivesse. Isso aconteceu, mas a promessa foi esquecida. Há 25 anos, após realizar o caminho de Santiago de Compostela, decidi celebrar essa festa. No dia 19 de março, reúno 150 pessoas no máximo, cada vez em um lugar do mundo”, explicou ele, que mora, desde 2008, em Genebra, Suíça, e escolheu a Itália para honrar a data este ano. No Castello Superiore de Marostica, em Vêneto, o sucesso absoluto no mercado literário, com mais de 140 milhões de exemplares de livros vendidos em 160 países, e ex-parceiro do roqueiro Raul Seixas (1945-1989), se uniu ao alemão Rudolf Schenker (63), guitarrista do Scorpions, para entoar hits da banda de heavy metal, como Rock You Likea Hurricane Still Loving You. “Rudolf está aqui porque é um amigo. Me presenteou com uma guitarra. Generoso, também deu um pouco da sua arte para todos nós e cantou, porque sabe que adoro. Mas o ponto alto da festa foi a oração que fizemos pedindo proteção a todos os desempregados e aos que estão à procura de conforto. Minha maior virtude e a dos meus amigos é a capacidade de trabalho e sobretudo o amor”, disse Paulo, ao lado da mulher, a artista plástica Christina Oiticica (60), e da sogra, Paula Oiticica (80).

A comemoração começou com o escritor sendo recebido do lado de fora da propriedade por atores em um desfile medieval. Em seguida, houve queima de fogos e Paulo fez uma oração em português. “Esta festa é para espalhar o amor, tem gente de todas as religiões e culturas. Oxalá, o mundo aprendesse a ser assim”, desejou ele. Os convidados também disseram a oração em diferentes línguas como alemão e italiano. Entre os presentes estava o artista plástico pernambucano Romero Britto (48). Radicado nos EUA, ele viajou especialmente para participar do evento, e não permaneceu sequer 24 horas em solo italiano. “Paulo tinha me dito que o Rudolf Schenker estaria aqui e que ele gostaria que eu pintasse sua guitarra. Isso me emocionou. Já o conhecia de uma exposição que fiz em Paris”, contou Romero, que, com a parceira Christina Oiticica, coloriu o instrumento musical, antes branco, do alemão. “O resultado ficou muito bacana. Rudolf é uma pessoa iluminada”, disse a mulher do escritor.

Entre os convidados estavam o publicitário Celso Loducca (53), Marcos Pereira, da Editora Sextante, que publicou O Aleph, mais recente livro de Paulo, com a mulher, Marcia Raida, Mariana Souza Lima,  diretora de marketing da editora, o executivo Satjiv Chahil, o senador Jorge Viana (62), com a mulher, Dolores Nieto, Alexandre Ottoni e Deive Pazos, que fazem sucesso em blog de humor. Também participaram parentes de Paulo: sua irmã, Sonia Coelho (62) e as sobrinhas Paula Gruet, Maria Elisa Bastos, Ana Reider e Renata Coelho.