Assine

Por CARAS Online 2 anos atrás

Fábio Barreto: nível de consciência está melhorando

Após acidente de carro em 2009, cineasta Fábio Barreto tem melhoras em seu quadro de saúde e já consegue se comunicar com a família

O cineasta Fábio Barreto (54) está melhorando o seu nível de comunicação com os familiares e médicos a cada dia. Depois de sofrer um acidente de carro em dezembro de 2009 e ter passado um longo período em coma, ele, que está se recuperando em casa no esquema de home care, tem tido uma boa evolução em seu quadro de saúde e já consegue acompanhar a rotina da casa. “Ele não está em coma, tem um estado mínimo de consciência, um nível de entendimento. A recuperação está indo dentro do ritmo previsto. Fábio colocou um marca-passo há cerca de seis meses. O estado físico dele é muito bom, a saúde fisiológica é muito boa e não tem endurecimento da musculatura. A recuperação é lenta, mas é boa”, contou seu pai, Luiz Carlos Barreto (82) à CARAS Online.

No momento, Fábio ainda conta com o total apoio e cuidado de equipe médica e da família, mas já consegue fazer alguns gestos para se comunicar. “Como está com traqueostomia, isso dificulta a emissão de sons. Às vezes ele até faz sons, mostrando que tenta falar. Mas enquanto não fechar a traqueostomia, ele faz a comunicação por sinais com os olhos ou com boca”, afirmou Luiz Carlos, completando: “Ele tem seus horários, mas fica com a gente na cadeira de rodas ou na poltrona, não fica o tempo todo no quarto. A gente coloca músicas, filmes, liga a TV no noticiário e lemos as notícias que podem interessá-lo”

Como a evolução do cineasta está caminhando dentro do previsto, os médicos estão otimistas e na expectativa pelas próximas melhoras. “A cada bom sinal e evolução dele, é motivo de alegria. A gente está fazendo pensamento positivo por ele, e, enquanto isso, vamos cumprindo com a programação, tudo sendo feito para o melhor resultado”.

Com a proximidade das festas de final de ano, Luiz Carlos revelou que o filho passará as datas ao lado da família. “Vamos fazer a ceia e o almoço em família, com ele participando normalmente. Os médicos falam que ele tem que participar da rotina normal da casa”, finalizou.

Acidente
Fábio Barreto capotou o carro na noite do dia 19 de dezembro de 2009 e foi levado para o Hospital Copa D’Or, no Rio de Janeiro. Ele foi submetido a uma craniotomia descompressiva para tratamento de hematoma subdural agudo por conta de um traumatismo craniano. No início de 2010, o cineasta já abria os olhos, mas era alimentado por sondas e respirava com a ajuda de aparelhos. Ficou 46 dias na UTI, foi transferido para a unidade semi-intensiva e depois teve alta hospitalar, sendo acompanhado pelos médicos em sua própria casa.
 

Tags relacionadas: fabio barreto | recuperacao | cineasta | acidente de carro | noticia

Notícia publicada Qua, 21 Dez 2011 as 06:31, por CARAS Online.


Mais Notícias de noticia