Assine

Por CARAS Online 2 anos atrás

De volta aos palcos, Claudia Raia apresenta o musical 'Cabaret'

Ao lado de grande elenco, Claudia Raia volta aos palcos e brilha no musical 'Cabaret'

A atriz Claudia Raia (44) está prestes a voltar para os palcos do teatro. Ela estreia dia 28 deste mês o musical Cabaret no Teatro Procópio Ferreira, em São Paulo. Com os ensaios a todo vapor, a artista se reuniu com o elenco para apresentar para a imprensa duas cenas da montagem e conversar sobre a produção em coletiva realizada nesta segunda-feira, 24. Ela está muito animada com a grandiosidade do novo trabalho. "É um sonho. O aproveitamento de cenário é impressionante. Somos uma equipe de 70 pessoas. A gente fez a nossa versão, mas mexeu em tudo: cenário, figurino, humor"

Há muitos anos a artista tinha vontade de interpretar a personagem Sally Bowles no teatro, mas os caminhos das duas não se cruzavam. "Foi uma brincadeira de Tom e Jerry, eu e a Sally Balls. Começou há anos, não conseguimos comprar os direitos, daí fiz Sweet Charity, e fui lutando pelos direitos. Eu chamei o Sandro Chaim [produtor] e falei: 'A gente tem que ir atrás desse Cabaret, ele tem que ser meu, antes que eu fique velha e de cadeira de rodas", relembrou. Porém, hoje ela vê que a maturidade que adquiriu nos últimos anos é importante para a nova fase profissional. "Mas acho que talvez eu não estaria pronta para este papel"

O diretor José Possi Neto (64) ressaltou a diferença da versão brasileira, que não está muito ligada ao clássico da Broadway. "Quando você compra os direitos, existem condições. O cenário vem de fora, a coreografia vem de fora, os arranjos vem de fora. Mas existe a outra forma de comprar o coração do musical e você pode dar sua montagem. Cabaret é um clássico. Por isso, optamos por dar nossa releitura", contou ele, que está em seu primeiro trabalho com Raia. "A gente namora há 20 anos", disse, sendo completado pela amiga. "E agora a gente casou, essa é a bomba da entrevista", brincou ela, que não consegue escolher qual das artes dramáticas gosta mais de fazer. "Uma coisa não compensa a outra. Televisäo é bem diferente. Sinto prazer na TV e sinto prazer no teatro"

Claudia está muito feliz com a conquista da personagem, mas não se acha parecida com ela. "Referência nenhuma eu tenho, porque não bebo uma gota de álcool. Sally é uma doida que não consegue ser feliz e que se boicota o tempo todo". Para interpretar Sally, ela procurou se distanciar de si mesma. "Eu tentei tirar a Claudia Raia e aprisioná-la. Tem essa coisa que a pessoa se confunde com o personagem, mas eu tentei tirar ao máximo", comentou, revelando que também não buscou inspiração na atriz Liza Minnelli, que viveu essa protagonista. "Saí da Liza, que é minha musa. Ela é meu grande ícone, mas quis fazer a peça de outro lugar. Então, fiz a minha Liza, com as minhas cores. Eu sou uma atriz muito física, quando não derrubo as coisas...Mas preciso do figurino, da máscara, da maquiagem, do cabelo. Devo muito ao figurinista"

Com um corpo em forma, devido aos anos dedicados ao balé, ela volta a ter a chance de atuar e dançar no mesmo trabalho. Em meio aos ensaios, Raia recebeu a notícia que não teria mais Reynaldo Gianecchini (38) como seu parceiro no palco. Isso porque o rapaz teve que deixar o elenco para tratar um linfoma não-Hodgkin, que é um tipo raro de câncer, e ele foi substituído por Guilherme Magon (25), que saiu de Mamma Mia para se dedicar ao novo desafio. O jovem ator foi muito bem recebido na produção e é só elogios para a parceira. "A Claudia preza pela qualidade, entrei por teste". E ela também não fica atrás ao falar dele. "Ficamos encantados com ele, logo de cara. Ele é um belo ator, tem 25 anos de idade, mas costumo dizer que ele tem 25 anos de maturidade". O diretor adorou a boa relação que os dois estão construindo. "Ele teve uma química imediata com a Claudia, de faísca, que é tudo que esse personagem precisa"

Um dos colegas de elenco da atriz é o ator Jarbas Homem de Mello. "É o papel da vida do Jarbas e é o papel da Claudia", disse o diretor musical e vocal Marconi Araújo, que não precisou mudar nada na voz deles. Claudia interrompeu e brincou. "Aff...então vamos ter que fazer esse papel para o resto da vida"

Ela também comentou o trabalho de Miguel Falabella, que fez a tradução da peça. "É um trabalho lindo do Miguel. Ele é um ótimo versionista, mas eu acho que com 'Cabaret' a luz divina caiu em cima dele. As melhores versões dele estão em 'Cabaret'", revelou. 

Tags relacionadas: claudia raia | reynaldo gianecchini | cabaret | teatro | musical | noticia

Notícia publicada Seg, 24 Out 2011 as 17:25, por CARAS Online.


Mais Notícias de noticia