CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Beyoncé admite inspiração em coreografia no vídeo de 'Countdown'

Após coreógrafa belga reclamar de plágio, Beyoncé assume ter se inspirado em sua coreografia e promete divulgar o trabalho dela com publicidade no YouTube

Redação Publicado em 14/10/2011, às 10h23 - Atualizado em 08/08/2019, às 15h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Beyoncé acusada de plágio em 'Countdown' - Reprodução/YouTube
Beyoncé acusada de plágio em 'Countdown' - Reprodução/YouTube

Beyoncé (30) enviou um comunicado à imprensa, por meio de seu representante, admitindo inspiração na coreografia de Rosas Danst Rosas da bailarina belga Anne Teresa De Keersmaeker, em seu último clipe, Coutndown.

A cantora diz que o trabalho de Anne Teresa foi uma das muitas referências que usou, assim como outros filmes e personagens do cinema. "Claramente, a coreografia 'Rosas Danst Rosas' foi uma das muitas referências que usei para o meu videoclipe 'Countdown'. É refrescante, interessante e atemporal. Sempre fui fascinada pela forma como a dança contemporânea usa diferentes elementos e referências para produzir algo único. Também era um tributo ao filme Funny Face, com a legendária Audrey Hepburn. Minha inspiração foram os anos 60 e 70, Brigitte Bardot, Andy Warhol, Twiggy e Diana Ross”, divulgou.

Após a reclamação pública de  Anne Teresa, Beyoncé se comprometeu a divulgar o trabalho da coreógrafa com links de publicidade para quem assiste ao vídeo de Countdown no YouTube.

Por sua vez, Anne Teresa enviou um novo comunicado à imprensa e disse que não ficou brava com Beyoncé e aproveitou para desejar uma ótima gravidez à cantora. "Por quê a cultura popular levou trinta anos para reconhcer um trabalho experimental de dança? Com a cultura pop global é diferente,  isso quer dizer que trinta anos é o tempo que se leva para reciclar uma performance experimental não-popular? E, o que isso diz sobre Rosas danst Rosas? Nos anos 80, a coreografia foi vista como uma afirmação do poder feminino, baseado na expressão sexual feminina. Me perguntavam constantemente se eu era uma feminista. Agora que vejo Beyoncé fazendo esses passos, acho bonito, mas não vejo significado. É sedutor, de uma forma consumista e de entretenimento. Além da semelhança, também existe uma coincidência engraçada. Todos me disseram que ela gravou este vídeo grávida. Em 1996, quando o filme de De Mey foi feito, eu também estava grávida de meu segundo filho. Então, hoje, só posso desejar a ela a mesma felicidade que minha filha trouxe para mim.”

Esta não é a primeira vez que Beyoncé se inspira em algum trabalho de outro artista e acaba enfrentando acusações de plágio. Em maio deste ano, ela fez uma releitura de uma performance da cantora italiana Lorella Cuccarini para sua apresentação no Billboard Muisc Awards. 

Assista ao vídeo abaixo e compare as duas coreografias: