CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

A arte de viver de Ligia Azevedo

Perto de fazer 70 anos, ela lança livro e projeto para seu Spa

Redação Publicado em 16/08/2011, às 12h59 - Atualizado em 08/08/2019, às 15h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A empresária diante da vista da Praia da Armação, no famoso balneário de Búzios, RJ. - Natalia Melo
A empresária diante da vista da Praia da Armação, no famoso balneário de Búzios, RJ. - Natalia Melo

Pouquíssimas pessoas podem se gabar de ter as mesmas medidas há meio século. Mas, a quatro meses de completar 70 anos, Ligia Azevedo, uma das mais bem-sucedidas empresárias do ramo de beleza no Brasil e que faz do cuidado com o corpo uma bandeira, pode. “Minhas proporções e peso são os mesmos desde os 20 anos. Só ganhei 10 centímetros de quadril na menopausa”, disse Ligia, que exibe sua invejável silhueta — 60 kg em 1,72m — por Búzios, litoral fluminense. É lá que ela lança um novo projeto de emagrecimento e qualidade de vida chamado Roteiro, Turismo e Saúde do SPA Ligia Azevedo. “Com 26 anos na área, percebi que as pessoas só perdem peso felizes. Regime não é castigo, então aliei passeios pelas praias e região à dieta”, resumiu.

As novidades vão além. Dia 13 de setembro, ela lança no Rio, onde mora, o livro Aventuras e Receitas de Ligia Azevedo. “São histórias de vida e dicas de pratos, até doces”, revelou a empresária.

– O livro é uma biografia?

– Não chega a ser. Narro fatos da época em que deixei o Acre, aos oito anos, a fase de campeã brasileira de ginástica rítmica e quando era conhecida como Lijona, na praia de Ipanema. Foi nessa época que abri minha primeira academia de ginástica, aos 28 anos.

– Por que Lijona?

– Esse apelido foi em função do meu tamanho. Era atleta, grandona, não me achava nada bonita. As meninas tinham cintura fina e usavam anágua. Mesmo assim, ganhei um concurso de beleza entre colégios. Tenho ótima relação com meu corpo. Já posei nua para uma foto que ilustra a entrada do spa. A luz esconde os detalhes e revela apenas um perfil.

– Você ainda recebe elogios pela sua boa forma?

– Os homens já não falam tanto ‘gostosa’, quando passo na rua (risos). Isso é antigo. Hoje é tudo muito respeitoso, eles dizem que sou maravilhosa, poderosa.

– De onde vem sua vitalidade?

– Acho que do fato de ser livre e feliz. Depois de três casamentos, estou solteira por opção. O que me dá mais alegria é ser avó numa fase em que verdadeiramente posso curtir meus netos, Mariana, de 8 anos, e Tiago, de 3.

– Estar solteira por opção significa que existem paqueras?

– Afeto é importante na vida e namorar faz bem para o corpo e para a mente. Gosto dessa liberdade que conquistei. Se encontro alguém bacana e desimpedido, não preciso de um vínculo maior para estar junto.

– Como é esse seu novo projeto em Búzios?

– Parte do princípio de que todo sacrifício que se faz em um lugar agradável fica mais fácil. Então, a gente restringe a alimentação e oferece atividades diversas em um lugar belíssimo. É o resultado ligado ao prazer. A cada dois meses o spa vai para um hotel ou pousada diferente no balneário. Entrei em contato com o grupo hoteleiro Búzios Class e fechei com seis parceiros diferentes, de alto nível. Meu sonho é expandir a outras regiões, como as cidades históricas de Minas e o interior de São Paulo.