Por CARAS Online 6 anos atrás

AÇÚCAR DEMERARA

Acredita-se que a domesticação da canade- açúcar (Saccharum officinarum) tenha ocorrido na Nova Guiné ou na Indonésia, de onde se espalhou mundo afora. Diz a lenda que o açúcar sólido, obtido pela evaporação da garapa, foi descoberto na Índia no século III. Mas a arte de refinação pode ter nascido no Egito, por volta do ano 1000 d.C. A cana chegou ao Brasil no século XVI. Nos períodos iniciais da colonização, a cultura canavieira foi o sustentáculo do Nordeste. Produzia-se basicamente açúcar mascavo, mais bruto. Mas, no fim do século XIX e início do XX, se passou a produzir também o cristal e o demerara, utilizados principalmente para abastecer o mercado interno. Hoje, o açúcar brasileiro é exportado na forma de demerara (raw sugar), para que a finalização ocorra nas refinarias dos importadores. O processo de fabricação do demerara é quase o mesmo do açúcar cristal, mais comum no mercado, após o refinado: moagem, peneiramento, adição de cal para purificação, aquecimento, filtragem, decantação, evaporação, cozimento, centrifugação e secagem, o que resulta em cristais de coloração caramelo. O demerara não passa por sulfitação, ou seja, adição de dióxido sulforoso, para clarear a solução. Como o cristal e o refinado, porém, tem lavagem com leite de cal para extrair o máximo das impurezas. O teor de sacarose no demerara é de 98,5%, quase o mesmo do açúcar cristal. Ambos costumam ser usados da mesma forma, especialmente quando pode ser derretido com o calor ou diluído com o tempo. Adoçar o café ou um suco com às vezes é complicado, porque o tempo e o calor não são suficientes para dissolvê-lo. Mas é ótimo para caldas, bolos, caramelos, pudins, compotas, licores. Em bebidas ou pratos frios, o refinado dilui-se mais fácil.

Saúde

É ruim para O dente, se consumido em excesso, porque, como os outros açúcares, predispõe ao surgimento de cáries; e diabéticos, já que é fonte de sacarose, carboidrato de rápida assimilação. É bom para Complementar a dieta como fonte de energia de rápido aproveitamento, já que é muito calórico; e tornar mais apetitosos alimentos nutritivos e saudáveis que têm pouco sabor.

Ficha técnica

100 g de açúcar demerara contêm: Calorias - 387 Proteínas - 0 Glicídios - 99,9 g Fibras - 0 Vit. B1 - 0 mg Vit. B2 - 0,020 mg Vit. B3 - 0,090 mg Cálcio - 85 mg Cobre - 0,35 mg Ferro - 2,18 mg Magnésio - 61,3 mg Fósforo - 25,4 mg Potássio - 344 mg Sódio - 44 mg Zinco - 0,036 mg

Como se escolhe

O açúcar demerara pode ser encontrado em casas de produtos naturais e/ou orgânicos. É possível adquiri-lo também em alguns supermercados, principalmente nos grandes centros urbanos; nesse caso, em geral fica nas gôndolas dos açúcares ou de produtos naturais. Os cristais são maiores - às vezes, bem maiores - que os do açúcar cristal e mais escuros, na cor de caramelo. Em qualquer caso, verifique sempre se o pacote está intacto. Veja igualmente o registro no Ministério da Saúde e se está dentro do prazo de validade. Confira se os grãos estão bem secos e soltos, sem partes empedradas ou meladas.

Como se prepara

Como um mel residual cobre os cristais, é mais úmido e instável. Em tempo seco, pode empedrar; já com umidade excessiva, às vezes mela. Por isso, guarde em vidro fechado, longe de produtos químicos e cheiros fortes. Evite deixá-lo em local úmido. É mais indicado para pratos que vão ao fogo e para ser dissolvido lentamente. Ao adoçar líquidos frios ou pratos que não vão ao fogo, faça-o, se possível, batendo a mistura no liquidificador. Você pode usar o aparelho também se não tiver açúcar refinado e precisar de um açúcar de cristais menores. Bata até se transformar em pó fino. Então, utilize-o em substituição ao açúcar comum ou de mesa.

Minha receita

Elídio Lopes (empresário especializado em vinho)Elídio Lopes (empresário especializado em vinho) Minha sugestão é que você prepare com o açúcar demerara uma brasileiríssima caipirinha. Gosto de fazê-la com cachaça e frutas vermelhas. Ponha no copo 3 morangos fatiados, 5 amoras e 1 ou 2 col. (sopa) de demerara. Amasse com um soquete. Junte 1 dose da legítima cachaça Barão Prata e pedras de gelo a gosto. Mexa com uma colher até que o açúcar se dissolva totalmente e a caipirinha fique gelada. Lembrese de que, ao beber um drinque como esse, você precisa tomar também muita água. Saúde!

Tags relacionadas: noticia

Notícia publicada Qua, 19 Set 2007 as 16:44, por CARAS Online.


Mais Notícias de noticia