Renato Aguiar: dicas do banqueteiro das famosas

Assine

Por Camila Suares

Renato Aguiar: dicas do banqueteiro das famosas

Responsável pelo casamento de Gabriela Pugliese, Preta Gil e Luciana Gimenez, o expert comemora 25 anos de carreira e revela segredos para fazer a festa perfeita

Quando o assunto é casamento, Renato Aguiar (52), à frente da empresa Renato Aguiar Festas, é um dos nomes mais conhecidos do mercado. O banqueteiro, que fez a festa da apresentadora Luciana Gimenez (47) e do empresário Marcelo de Carvalho (55), da cantora Preta Gil (42) e Rodrigo Godoy (28) e, mais recentemente, da digital influencer Gabriela Pugliesi (31) e seu Erasmo Viana (32), comemora 25 anos de carreira com sucesso absoluto. “Ele é um grande amigo e teve a responsabilidade de transformar o dia mais importante da minha vida em um momento único. Me entendeu completamente”, conta Preta Gil. Seja no tradicional salão de festas, campo ou praia, a ideia principal da empresa é captar as características dos noivos e fazer um evento inesquecível. “Renato fez a decoração mais linda que já vi, e também a melhor comida”, afirma Pugliesi. A seguir, exclusivamente para o especial CARAS NOIVAS, o queridinho das famosas divide alguns segredos. “Fazer festa é o que sei fazer de melhor”, garante.

Você é conhecido por assinar as melhores festas do país...

A melhor festa é aquela que tem personalidade, e tenho conseguido captar as características mais marcantes dos noivos e da família. Se para eles é importante valorizar a natureza, por exemplo, não faz sentido ter um salão forrado, tampando a paisagem. E trabalhamos a festa como um todo, desde pensar no local e na decoração e até os detalhes, como som, iluminação, gerador, doces etc.

Por que você faz tanto sucesso entre as celebridades?

Meu objetivo nunca foi fazer festa para famosas, simplesmente aconteceu. Elas me procuram porque foram a algum casamento feito pela minha empresa e gostaram. Foi o caso da Luciana Gimenez e da Preta Gil - ela canta em muitas festas que eu faço. Gabriela Pugliesi e Erasmo Viana, em Trancoso, foi o mais recente.

Pugliesi se casou em Trancoso. Quais são as suas dicas para o casal que quer um cenário semelhante?

Nenhum convidado gosta de pisar na areia, isso é um fato. O cenário de praia é espetacular, mas precisa ter um tablado. É horrível imaginar uma noiva de salto enfiando o pé na areia. Geralmente, os casais fazem o beach day um dia antes ou depois, e tudo bem, deve ser na praia mesmo, com trajes de banho.

E quem deseja fazer a cerimônia no campo?

Precisa pensar muito bem na logística e no acesso. Em uma festa para 500 pessoas, usamos cerca de 10 caminhões para carregar flores, decoração, comida, bebida e tudo o que envolve a festa. Se o caminho até o local não for de fácil acesso, não temos como preparar nada.

E para quem prefere o tradicional salão de festas?

Invista em paisagismo! É a primeira coisa em que eu penso. Uma ideia bacana é fazer como se fosse um jardim real. Adoro jardim francês com buchinhos ou de camélias.

O destination wedding está em alta. Quando você indica?

Só quando você tem uma lista de convidados que podem pagar por isso. Ou que você possa convidar e bancar. Do contrário, acaba se tornando chato, porque às vezes perde-se a presença de pessoas queridas. Isso é o básico! Lembre-se que em nenhum lugar do mundo temos um serviço como no Brasil. É preciso considerar a cultura e os costumes locais.

Quais são os destinos mais procurados?

No Brasil, a grande descoberta é São Miguel dos Milagres, em Alagoas. O fundo da capela é vazado, com vista para o mar. É inexplicável! No exterior, já fiz um casamento na Argentina, no Palácio Duhau, mas o meu sonho é a Tailândia.

Como você escolhe o cardápio?

Os menus são feitos de acordo com a cultura local. Procuro saber o que as pessoas comem, o que apreciam e o que não apreciam. Também precisamos valorizar a estação, não adianta querer servir ostras no inverno ou foie gras fresco em pleno verão.

E o bolo?

É essencial! Uma grande tendência é começar a tirar a pasta americana. Aposte em bolos com glacê manteiga.

Qual é a sua principal dica para a festa ser inesquecível?

Não importa se a cerimônia é clássica ou moderna, invista na tecnologia. Coloque lustre 4D, pista de LED, use a criatividade. A festa de casamento hoje é também uma grande balada. É um momento em que os noivos curtem até amanhecer e os amigos esperam ansiosos.

Como vê seus 25 anos de carreira?

É um marco! O meu grande prazer hoje é conversar com um adolescente e ouvir que quando ele casar quer uma festa assinada por Renato Aguiar. Estamos sempre inovando, mas sem perder a essência do que é clássico.

Tags relacionadas: Luciana Gimenez | Marcelo de Carvalho | Preta Gil | Rodrigo Godoy | Gabriela Pugliesi | noivas

Notícia publicada Dom, 2 jul 2017 as 09:07, por Camila Suares.






Mais Notícias de noivas