CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

‘O coração ainda pulsa, ainda há vida’, diz irmão de Regina Dourado

Segundo Oscar Dourado, irmão de Regina Dourado, a família vem recebendo muitas demonstrações de carinho, entre elas, de profissionais da TV Globo. Regina segue internada em estado grave em Salvador

Redação Publicado em 24/10/2012, às 17h25 - Atualizado às 17h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Regina Dourado - Divulgação
Regina Dourado - Divulgação

Internada em estado grave no Hospital Português, em Salvador, a atriz Regina Dourado (59) segue recebendo o acompanhamento da família e amigos em seus últimos momentos de vida. Mesmo com o quadro sendo considerado irreversível, o músico Oscar Dourado (58), irmão da atriz, ressalta que 'o pulso ainda pulsa', parafraseando a música O Pulso, de Arnaldo Antunes (52).

"Se ainda tem pulso ainda é vida. O coração dela ainda pulsa, embora esteja nesse processo de partida. A gente está aqui com ela dando todo conforto material, e da família... ela ainda está aqui com a gente", disse na tarde desta quarta-feira, 24, à CARAS Online. "Ela não foi de todo embora", continua.

Oscar disse ainda que a família vem recebendo muitas manifestações de carinho, entre elas, de pessoas da Rede Globo, onde Regina fez carreira e brilhou em personagens como a Morena, de Renascer (1993) e a Lucineide, de Explode Coração (1995), personagem famosa pelo bordão 'Stop Salgadinho'.

Regina foi diagnosticada com metástase (quando as células do câncer se disseminam pela corrente sanguínea e vão para outros locais do corpo) e, depois de mais de 10 anos de luta contra o câncer, decidiu interromper o tratamento. “A morte é decorrência da vida e ela sabia que estava abreviando a vida ao parar com o tratamento”, afirmou o irmão. “Quando soube da situação, preferiu viver a vida com prazer e não se rendeu à covardia para viver um pouco mais”.

 Vida e obra

Nascida em Irecê, na Bahia, Regina Dourado começou sua carreira aos 15 anos, na Companhia Baiana de Comédias. Na mesma época, ela estudava canto e dança e, em sua trajetória artística, participou do Grupo de Dança Contemporânea da Universidade Federal de Bahia, do Coral Ars Livre e do Grupo Zambo.

Sua estreia na televisão aconteceu no especial A Morte e A Morte de Quincas Berro D’água, em 1978. No ano seguinte, ela foi escalada para novela Pai Herói, emendando na sequência Cavalo Amarelo e Rosa Baiana. Mas o primeiro papel de destaque na carreira da atriz veio em 1992, com Pão Pão, Beijo Beijo, onde interpretou Lara Sereno.

Regina trabalhou em mais de 20 novelas e minisséries. Entre elas, Roque Santeiro, Renascer, Tropicaliente, Explode Coração, Rei do Gado, Esperança e América. Um de seus últimos trabalhos na televisão foi em Caminhos do Coração, em 2007, exibida pela Record.

No cinema, Regina atuou em Baiano Fantasma, Tigipió – Uma Questão de Amor e Honra, Corpo em Delito, Corisco & Dada e No Coração dos Deuses, entre outros.

Em 2011 e 2012, Regina participou da encenação da Paixão de Cristo, em Salvador, no papel da Virgem Maria.