CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Veja cinco dicas para limpar pinceis de maquiagem e aumentar sua durabilidade

A seguir, o maquiador Elton Thadeu ensina o procedimento correto para lavar os pinceis, indica os melhores produtos e diz qual é a frequência adequada para a limpeza

Juliana Cazarine Publicado em 26/03/2014, às 18h21 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Veja cinco dicas para limpar pinceis de maquiagem - Shutterstock
Veja cinco dicas para limpar pinceis de maquiagem - Shutterstock

“Tenho um pincel de maquiagem há 13 anos”, diz Elton Thadeu, maquiador do programa Vamos Combinar seu Estilo, da GNT. O segredo da durabilidade, garante, é a manutenção: “se lavar o pincel com frequência, ele pode durar muito tempo”, diz. A seguir, veja o procedimento e a frequência indicados para limpeza de pinceis de maquiagem.

+ Batom vermelho é opção para arrasar na maquiagem; confira dicas para não errar

+ Descubra qual é o modelo de sobrancelha indicado para cada formato de rosto

1. Método

Existem produtos específicos para lavagem de pinceis de maquiagem, mas o ideal é lavar com shampoo e condicionador, ensina Elton Thadeu, que também é maquiador do salão Blend. “Coloque um pouquinho de água e shampoo neutro em um pote e esfregue o pincel, coloque um pouco de condicionador e penteie as cerdas com um pente bem fino, enxague e, depois, deixe secar sobre um papel absorvente ou toalha”, ensina o maquiador. Vale lembrar que o pincel pode guardar resíduos e manchar a toalha.

2. Frequência

Os pinceis individuais podem ser lavados uma vez por mês. “Exceto os que são usados para aplicar base e corretivo. A textura pode deixar os pinceis com cheiro. É melhor lavá-los em um intervalo menor de tempo”, aconselha o maquiador. Uma alternativa à lavagem é a limpeza diária. “No dia a dia é possível secar o pincel com um papel absorvente após o uso. E a sugestão é válida para todos os tipos de pinceis”, comenta.

3. Uso do secador e armazenamento

O ideal é que os pinceis sequem naturalmente. “O secador pode danificar a cerdas, que além de ficaram para o mesmo lado, podem cair”, avalia Elton. Segundo o maquiador, “não é indicado guardar os pinceis molhados”, diz.

4. Pentear

Independentemente do material das cerdas dos pinceis, que podem ser naturais ou sintéticas, elas precisam ser maleáveis. “A falta de manutenção do pincel pode deixar as cerdas com falhas, que podem ser facilmente corrigidas com um pente fino”, ensina Elton. A manutenção correta do pincel garante a durabilidade. “Se você usar muito tempo sem lavar e pentear, as cerdas vão cair”, comenta.

5. Produtos

Sabonete líquido e produtos específicos para lavagem de pinceis são indicados apenas em uma emergência. “Eles podem deixar as cerdas ‘duras’. Se tiver que usar um deles, mesmo assim, aplique o condicionador em seguida. É como se fosse o seu cabelo”, sugere o maquiador.