CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil
Publicidade / Fashion Tendências

Botas: como valorizar a silhueta com modelos de canos altíssimo, longo e curto

A seguir, veja dicas para usar botas de cano altíssimo, alto e curto e valorizar o próprio tipo físico - e o look - com cada um deles. Confira!

Juliana Cazarine Publicado em 25/04/2014, às 17h03 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Como usar botas de cano altíssimo, longo e curto - Foto-montagem
Como usar botas de cano altíssimo, longo e curto - Foto-montagem

Texturas, cores e estampas para botas se reinventam a cada temporada de outono e inverno. O que não muda é a necessidade de ter uma bota no guarda-roupa! Mas cada modelo do calçado, que pode ter canos altíssimo, alto ou curto, exige um look que o valorize. A seguir, veja dicas para usar cada modelo.

+ Bota de cano alto: 5 truques de moda infalíveis para usar a peça-chave do inverno

+ A bota de cano curto pode ser sua aliada ou detonar seu look. Veja como usar a tendência

Bota cano altíssimo (acima do joelho)

Sabrina Sato, Giovanna Ewbank e Angélica são adeptas da tendência da bota de cano altíssimo, que termina acima do joelho e pode ser usada por baixo de um vestido ou saia ajustada ao corpo, por exemplo, ou com meia calça e até a pele à mostra. “O modelo é indicado para mulheres longilíneas, que têm as pernas longas. As baixinhas também podem usar, mas precisam escolher uma bota com salto altíssimo para ‘alongar’ a silhueta e não podem deixar a pele à mostra e sempre usar uma meia calça do mesmo tom”, sugere Adriana Naccarato, personal stylist. Um espaço de pele ou pano colorido entre a bota e a saia pode fazer a mulher parecer ainda menor. “Mas quem é alta pode deixar uma faixa de pele aparecendo, pode usar com legging ou com meia calça colorida”, ensina.

Bota de cano alto (abaixo do joelho)

A bota de cano alto é uma peça-chave do guarda-roupa feminino, principalmente o modelo montaria. “É a mais fácil de usar”, garante a personal stylist. Mesmo assim, exige cuidado ao ser incorporada ao look. “A bota não pode ficar apertada na panturrilha. Se ficar, é melhor não usá-la com saia ou vestido e preferir calça legging ou meia calça para completar o look”, alerta Adriana. As botas de cano alto - por exemplo a de bico fino, que ajuda a alongar visualmente a silhueta de quem é baixinha - podem ser usadas com calça jeans, legging, bermuda, saia ou vestido - entre a bota e a roupa, quando não for uma calça, é preciso deixar um espaço de 15 a 20 centímetros e evitar comprimento midi. “Já a bota de montaria só se usa por fora da calça, que tem que ficar justinha dentro dela e ter o mesmo tom do calçado”, sugere.

Bota de cano curto (altura do tornozelo)

“O modelo de cano curto é o mais difícil de usar”, diz Adriana Naccarato. É que a bota na altura do tornozelo pode achatar a silhueta e fazer a mulher que já é baixinha parecer ainda menor. A alternativa, nesse caso, é usar o calçado com meia calça da mesma cor e não compor um look contrastante. Como os demais modelos, a bota de cano curto  pode ser usada com calça, bermuda, saia ou vestido. “O comprimento midi, vale ressaltar, precisa ser evitado. A roupa precisa ser acima do joelho para valorizar o look. E quando usar calça, pode colocá-la por fora da bota desde que ela seja modelo boca de sino ou flare”, argumenta a personal stylist.